Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noa, Cykman
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_58c147a30e50509a8303b592299d3f25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130416
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionaissociologiaeducaçãopedagogiaaprendizagem significativamétodos didáticosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho procura analisar abordagens críticas e propositivas em relação à educação escolar, observando as contribuições de diversos autores para a elaboração de novos horizontes educativos, alternativos ou complementares à educação tradicional. Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A diversificação didática pode ser apontada como uma atualização que possibilite aos alunos um processo de aprendizagem significativa, valorizando seus diversos perfis e tornando-os participantes ativos da atribuição de sentido ao conteúdo, em um processo com vistas à substituição do rigor disciplinar pela orientação emancipatória. Os processos de aprendizado voltam-se, então, menos à aquisição de conhecimentos que ao exercício da reflexão a seu respeito, propiciando às aulas de Sociologia, em particular, meios de provocar nos alunos a consciência crítica e histórica típicas dos objetivos dessa disciplina. Esse conjunto de propostas é incorporado num plano de aula, que foi aplicado no Estágio Curricular em 2013 e do qual se realiza uma análise retrospectiva com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola.Mick, JacquesUniversidade Federal de Santa CatarinaNoa, Cykman2015-03-10T19:24:32Z2015-03-10T19:24:32Z2015-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T13:46:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130416Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-06T13:46:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
title Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
spellingShingle Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
Noa, Cykman
sociologia
educação
pedagogia
aprendizagem significativa
métodos didáticos
title_short Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
title_full Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
title_fullStr Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
title_full_unstemmed Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
title_sort Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
author Noa, Cykman
author_facet Noa, Cykman
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mick, Jacques
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Noa, Cykman
dc.subject.por.fl_str_mv sociologia
educação
pedagogia
aprendizagem significativa
métodos didáticos
topic sociologia
educação
pedagogia
aprendizagem significativa
métodos didáticos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-10T19:24:32Z
2015-03-10T19:24:32Z
2015-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652271259484160