O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346
Resumo: Dados da obra resenhada: MAIA, Bóris. Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação. Niterói: EdUFF, 2019. Resumo da resenha: A obra examina antropologicamente o lugar que o carisma ocupa na construção da autoridade dos professores: de que maneira adquirem legitimidade e exercem a autoridade? Privilegiando as relações estabelecidas entre docente e discente, as performances desempenhadas por aqueles durante as aulas são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes. O objetivo é o de compreender que técnicas e recursos produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica. A pesquisa se baseou em trabalho de campo e observação direta em duas turmas do ensino médio numa escola pública do Rio de Janeiro. O resultado apresentado permite que nos deliciemos com elementos subjetivos e objetivos recobertos pelo cotidiano e pela rotinização do fazer pedagógico, os quais desvelam muito do que ocorre nas instituições escolares.
id GPCS-1_968daf8bc06c68f85614bb0213759d81
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1346
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discenteProfessores e alunos; Carisma; Autoridade; Socialização.Dados da obra resenhada: MAIA, Bóris. Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação. Niterói: EdUFF, 2019. Resumo da resenha: A obra examina antropologicamente o lugar que o carisma ocupa na construção da autoridade dos professores: de que maneira adquirem legitimidade e exercem a autoridade? Privilegiando as relações estabelecidas entre docente e discente, as performances desempenhadas por aqueles durante as aulas são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes. O objetivo é o de compreender que técnicas e recursos produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica. A pesquisa se baseou em trabalho de campo e observação direta em duas turmas do ensino médio numa escola pública do Rio de Janeiro. O resultado apresentado permite que nos deliciemos com elementos subjetivos e objetivos recobertos pelo cotidiano e pela rotinização do fazer pedagógico, os quais desvelam muito do que ocorre nas instituições escolares.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion'Texto'application/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346Revista Café com Sociologia; v. 12 (2023): Volume 12, 2023; 1-62317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346/569Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Marcelo da Silva2023-12-30T23:37:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1346Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2023-12-30T23:37Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
title O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
spellingShingle O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
Araujo, Marcelo da Silva
Professores e alunos; Carisma; Autoridade; Socialização.
title_short O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
title_full O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
title_fullStr O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
title_full_unstemmed O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
title_sort O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
author Araujo, Marcelo da Silva
author_facet Araujo, Marcelo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Marcelo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos; Carisma; Autoridade; Socialização.
topic Professores e alunos; Carisma; Autoridade; Socialização.
description Dados da obra resenhada: MAIA, Bóris. Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação. Niterói: EdUFF, 2019. Resumo da resenha: A obra examina antropologicamente o lugar que o carisma ocupa na construção da autoridade dos professores: de que maneira adquirem legitimidade e exercem a autoridade? Privilegiando as relações estabelecidas entre docente e discente, as performances desempenhadas por aqueles durante as aulas são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes. O objetivo é o de compreender que técnicas e recursos produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica. A pesquisa se baseou em trabalho de campo e observação direta em duas turmas do ensino médio numa escola pública do Rio de Janeiro. O resultado apresentado permite que nos deliciemos com elementos subjetivos e objetivos recobertos pelo cotidiano e pela rotinização do fazer pedagógico, os quais desvelam muito do que ocorre nas instituições escolares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
'Texto'
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346/569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 12 (2023): Volume 12, 2023; 1-6
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645808828416