Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/554 |
Resumo: | O presente trabalho busca alicerces nos estudos sobre a cultura escolar para a reflexão acerca da história do ensino de sociologia construída no cotidiano das escolas. A articulação entre cultura escolar e ensino de sociologia pode auxiliar a compreensão de como uma nova disciplina no currículo se integra à forma e à cultura da escola, ao mesmo tempo em que a cultura escolar é apropriada por esta nova disciplina, num movimento dialético de construção das práticas e das disciplinas escolares. Desta forma, parte-se da seguinte questão: as especificidades da sociologia e de seu ensino se articulam com os elementos da cultura escolar? De que forma? A partir da observação das aulas e de entrevista com professores, pode-se afirmar que a sociologia, como um novo corpo de saberes na escola, acaba por manter os traços da cultura escolar de maneira geral, mas também, ao ser menos vigiada e controlada, abre oportunidades para pequenas transformações das relações e práticas na escola. |
id |
GPCS-1_c88bc3730d270afd174809220ec256f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/554 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidianaEnsino de sociologia. Cultura escolar. História das disciplinas escolares.O presente trabalho busca alicerces nos estudos sobre a cultura escolar para a reflexão acerca da história do ensino de sociologia construída no cotidiano das escolas. A articulação entre cultura escolar e ensino de sociologia pode auxiliar a compreensão de como uma nova disciplina no currículo se integra à forma e à cultura da escola, ao mesmo tempo em que a cultura escolar é apropriada por esta nova disciplina, num movimento dialético de construção das práticas e das disciplinas escolares. Desta forma, parte-se da seguinte questão: as especificidades da sociologia e de seu ensino se articulam com os elementos da cultura escolar? De que forma? A partir da observação das aulas e de entrevista com professores, pode-se afirmar que a sociologia, como um novo corpo de saberes na escola, acaba por manter os traços da cultura escolar de maneira geral, mas também, ao ser menos vigiada e controlada, abre oportunidades para pequenas transformações das relações e práticas na escola.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/554Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 41-582317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/554/pdfMarpica, Natalia SalanGobbi, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-24T16:04:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/554Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-08-24T16:04:13Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana |
title |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana |
spellingShingle |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana Marpica, Natalia Salan Ensino de sociologia. Cultura escolar. História das disciplinas escolares. |
title_short |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana |
title_full |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana |
title_fullStr |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana |
title_full_unstemmed |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana |
title_sort |
Cultura escolar e ensino de sociologia: a história da disciplina escolar e sua prática cotidiana |
author |
Marpica, Natalia Salan |
author_facet |
Marpica, Natalia Salan Gobbi, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Gobbi, Maria Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marpica, Natalia Salan Gobbi, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia. Cultura escolar. História das disciplinas escolares. |
topic |
Ensino de sociologia. Cultura escolar. História das disciplinas escolares. |
description |
O presente trabalho busca alicerces nos estudos sobre a cultura escolar para a reflexão acerca da história do ensino de sociologia construída no cotidiano das escolas. A articulação entre cultura escolar e ensino de sociologia pode auxiliar a compreensão de como uma nova disciplina no currículo se integra à forma e à cultura da escola, ao mesmo tempo em que a cultura escolar é apropriada por esta nova disciplina, num movimento dialético de construção das práticas e das disciplinas escolares. Desta forma, parte-se da seguinte questão: as especificidades da sociologia e de seu ensino se articulam com os elementos da cultura escolar? De que forma? A partir da observação das aulas e de entrevista com professores, pode-se afirmar que a sociologia, como um novo corpo de saberes na escola, acaba por manter os traços da cultura escolar de maneira geral, mas também, ao ser menos vigiada e controlada, abre oportunidades para pequenas transformações das relações e práticas na escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/554 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/554/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 41-58 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644951093248 |