Le Brio: a universidade francesa, a herança social e cultural e a terceira geração de imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Jéssica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1252
Resumo: Com o intuito de refletir sobre as correlações entre o pensamento de Pierre Bourdieu e o cenário contemporâneo ligado ao acesso de filhos de imigrantes no ensino superior na França, o texto faz uma análise do filme francês de comédia Le Brio, lançado 2017 na Europa e somente em 2018 no Brasil, dirigido por Yvan Attal. A descrição da película é seguida de uma análise centrada nas tensões e transformações sociais colocadas pelos fluxos imigratórios em França no campo da escolarização, de forma mais ampla, e do ensino superior, de forma mais específica. A personagem principal, Neïla Salah (Camélia Jordana), uma estudante francesa de descendência argelina, ingressa em uma universidade de prestígio em Paris e esta é a relação entre origem e destino social improvável responsável por tecer a trama do filme e, em nossa mirada analítica, expressão dos conflitos que se materializam para sujeitos sociais como Neïla, oriundos de um grupo que historicamente não é considerado “herdeiro” das posições universitárias prestigiosas.
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