A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398 |
Resumo: | A disciplina de sociologia foi reintroduzida somente a partir de 2008 após alguns anos de disputas e questionamentos acerca de sua inserção, tendo sido reclamada, notadamente após aparecer como tema transversal na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, num contexto de amplas transformações e reformas na sociedade brasileira. Neste artigo analiso o período compreendido entre os anos de 1996 e 2008, onde se caracterizou o processo recente de reinstitucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, processo ao qual chamarei aqui de vir-aÂ-ser disciplina. Ao olhar para esse período, busco fazer uma breve história da disciplina para demonstrar como que o seu projeto educativo foi sendo construído. Quer dizer, traço uma analise do passado para compreender o presente, pois, levo adiante a hipótese de que nesse período tivemos intensas disputas de significados em torno da futura disciplina de sociologia, que resultaram na confecção de um objeto de ensino sui generis, fato que nos remete a investigar tal conjuntura, seus agentes, discursos, capitais e políticas. |
id |
GPCS-1_d024346a14dd7642ccfc5b1d03419ddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/398 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensinoDisciplina escolar. Institucionalização. SociologiaA disciplina de sociologia foi reintroduzida somente a partir de 2008 após alguns anos de disputas e questionamentos acerca de sua inserção, tendo sido reclamada, notadamente após aparecer como tema transversal na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, num contexto de amplas transformações e reformas na sociedade brasileira. Neste artigo analiso o período compreendido entre os anos de 1996 e 2008, onde se caracterizou o processo recente de reinstitucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, processo ao qual chamarei aqui de vir-aÂ-ser disciplina. Ao olhar para esse período, busco fazer uma breve história da disciplina para demonstrar como que o seu projeto educativo foi sendo construído. Quer dizer, traço uma analise do passado para compreender o presente, pois, levo adiante a hipótese de que nesse período tivemos intensas disputas de significados em torno da futura disciplina de sociologia, que resultaram na confecção de um objeto de ensino sui generis, fato que nos remete a investigar tal conjuntura, seus agentes, discursos, capitais e políticas. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 124-1402317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398/pdfFerreira, Eduardo Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/398Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino |
title |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino |
spellingShingle |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino Ferreira, Eduardo Carvalho Disciplina escolar. Institucionalização. Sociologia |
title_short |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino |
title_full |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino |
title_fullStr |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino |
title_full_unstemmed |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino |
title_sort |
A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino |
author |
Ferreira, Eduardo Carvalho |
author_facet |
Ferreira, Eduardo Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eduardo Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar. Institucionalização. Sociologia |
topic |
Disciplina escolar. Institucionalização. Sociologia |
description |
A disciplina de sociologia foi reintroduzida somente a partir de 2008 após alguns anos de disputas e questionamentos acerca de sua inserção, tendo sido reclamada, notadamente após aparecer como tema transversal na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, num contexto de amplas transformações e reformas na sociedade brasileira. Neste artigo analiso o período compreendido entre os anos de 1996 e 2008, onde se caracterizou o processo recente de reinstitucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, processo ao qual chamarei aqui de vir-aÂ-ser disciplina. Ao olhar para esse período, busco fazer uma breve história da disciplina para demonstrar como que o seu projeto educativo foi sendo construído. Quer dizer, traço uma analise do passado para compreender o presente, pois, levo adiante a hipótese de que nesse período tivemos intensas disputas de significados em torno da futura disciplina de sociologia, que resultaram na confecção de um objeto de ensino sui generis, fato que nos remete a investigar tal conjuntura, seus agentes, discursos, capitais e políticas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 124-140 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644536905728 |