Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassetto, Radla Zabian
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Samulak, Renata, Misugi, Cintia, Barana, Ana, Rosso, Neiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1782
Resumo: No processamento no processamento mínimo de hortaliças parte da matéria-prima é descartada na forma de folhas, talos ou cascas. A beterraba, um vegetal bastante vendido na forma pronta para o consumo, é uma conhecida fonte comercial de betalaína, um composto formado por betacianina e betaxantina, que previne algumas doenças e tem efeito antioxidante. Para se verificar a possibilidade de se utilizar e valorizar um subproduto que é normalmente descartado, este trabalho teve por objetivo avaliar a aceitação de biscoitos fabricados com farinha feita da casca de beterraba e verificar a degradação da betacianina durante o processamento. Para a produção da farinha utilizou-se temperaturas de até 100oc e os biscoitos foram assados a 200oc. Analisando os resultados obtidos percebeu-se que houve uma diminuição na concentração de betacianinas durante o processamento da casca para a fabricação da farinha e desta para a fabricação do biscoito, de 58,05 e 63,84%, respectivamente. Para o teste de aceitabilidade do biscoito, feito com 92 consumidores, obteve-se índice de aceitação de 82% e intenção de compra de 85% para os biscoitos indicando a possibilidade da utilização da casca da beterraba como matéria prima para produção de produtos funcionais.
id GVAA-1_3fb88d74def336df9ef26e5c6f2cc86a
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1782
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)No processamento no processamento mínimo de hortaliças parte da matéria-prima é descartada na forma de folhas, talos ou cascas. A beterraba, um vegetal bastante vendido na forma pronta para o consumo, é uma conhecida fonte comercial de betalaína, um composto formado por betacianina e betaxantina, que previne algumas doenças e tem efeito antioxidante. Para se verificar a possibilidade de se utilizar e valorizar um subproduto que é normalmente descartado, este trabalho teve por objetivo avaliar a aceitação de biscoitos fabricados com farinha feita da casca de beterraba e verificar a degradação da betacianina durante o processamento. Para a produção da farinha utilizou-se temperaturas de até 100oc e os biscoitos foram assados a 200oc. Analisando os resultados obtidos percebeu-se que houve uma diminuição na concentração de betacianinas durante o processamento da casca para a fabricação da farinha e desta para a fabricação do biscoito, de 58,05 e 63,84%, respectivamente. Para o teste de aceitabilidade do biscoito, feito com 92 consumidores, obteve-se índice de aceitação de 82% e intenção de compra de 85% para os biscoitos indicando a possibilidade da utilização da casca da beterraba como matéria prima para produção de produtos funcionais.Editora Verde2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1782Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 139 - 145Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 139 - 145Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 139 - 1451981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1782/1521Bassetto, Radla ZabianSamulak, RenataMisugi, CintiaBarana, AnaRosso, Neivainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:21Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1782Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:27.827639Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
title Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
spellingShingle Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
Bassetto, Radla Zabian
title_short Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
title_full Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
title_fullStr Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
title_full_unstemmed Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
title_sort Produção de biscoitos com resíduo do processamento de beterraba (Beta vulgaris L.)
author Bassetto, Radla Zabian
author_facet Bassetto, Radla Zabian
Samulak, Renata
Misugi, Cintia
Barana, Ana
Rosso, Neiva
author_role author
author2 Samulak, Renata
Misugi, Cintia
Barana, Ana
Rosso, Neiva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassetto, Radla Zabian
Samulak, Renata
Misugi, Cintia
Barana, Ana
Rosso, Neiva
description No processamento no processamento mínimo de hortaliças parte da matéria-prima é descartada na forma de folhas, talos ou cascas. A beterraba, um vegetal bastante vendido na forma pronta para o consumo, é uma conhecida fonte comercial de betalaína, um composto formado por betacianina e betaxantina, que previne algumas doenças e tem efeito antioxidante. Para se verificar a possibilidade de se utilizar e valorizar um subproduto que é normalmente descartado, este trabalho teve por objetivo avaliar a aceitação de biscoitos fabricados com farinha feita da casca de beterraba e verificar a degradação da betacianina durante o processamento. Para a produção da farinha utilizou-se temperaturas de até 100oc e os biscoitos foram assados a 200oc. Analisando os resultados obtidos percebeu-se que houve uma diminuição na concentração de betacianinas durante o processamento da casca para a fabricação da farinha e desta para a fabricação do biscoito, de 58,05 e 63,84%, respectivamente. Para o teste de aceitabilidade do biscoito, feito com 92 consumidores, obteve-se índice de aceitação de 82% e intenção de compra de 85% para os biscoitos indicando a possibilidade da utilização da casca da beterraba como matéria prima para produção de produtos funcionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1782
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1782/1521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 139 - 145
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 139 - 145
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 139 - 145
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085740601344