ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Antônio Vitor
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alves, Fernanda Maslova Soares, Queiroga, Kamila Honório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/754
Resumo: A exploração da cultura do caju é considerada uma das principais atividades agroindustriais do Nordeste do Brasil, onde seu principal interesse é a castanha. Outra alternativa para a exploração econômica do caju é a industrialização do seu pseudofruto que é o pedúnculo cuja casca é muito frágil o tornando um fruto altamente perecível. Em de 2009 tivemos cerca de 2.392.992 toneladas perdidas (IBGE, 2009).O potencial de agroindustrialização do pedúnculo do caju permite que dele sejam obtidos diversos produtos da agroindústria como bebidas, sucos, doces, conservas, farinha e entre outros etc. Uma alternativa que vem despontando para redução de suas perdas no campo é a sua utilização como fruto desidratado para produção da farinha de caju, em anos anteriores tivemos sérios problemas com a produção e importação da farinha de trigo fato este que repercutiu aumentando o preço dos produtos de panificação. A farinha do pedúnculo de caju pode apresentar-se como uma alternativa viável para solução deste problema além de contribuir para melhorar a qualidade nutricional destes produtos e para redução das perdas pós-colheita deste fruto. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a produção e caracterização físico-química da farinha do pedúnculo de caju visando sua utilização como matéria-prima para produção de alimentos como bolos, pães e biscoitos.
id GVAA-1_e3e36f56aef455929521609a55e2e6b1
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/754
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEMA exploração da cultura do caju é considerada uma das principais atividades agroindustriais do Nordeste do Brasil, onde seu principal interesse é a castanha. Outra alternativa para a exploração econômica do caju é a industrialização do seu pseudofruto que é o pedúnculo cuja casca é muito frágil o tornando um fruto altamente perecível. Em de 2009 tivemos cerca de 2.392.992 toneladas perdidas (IBGE, 2009).O potencial de agroindustrialização do pedúnculo do caju permite que dele sejam obtidos diversos produtos da agroindústria como bebidas, sucos, doces, conservas, farinha e entre outros etc. Uma alternativa que vem despontando para redução de suas perdas no campo é a sua utilização como fruto desidratado para produção da farinha de caju, em anos anteriores tivemos sérios problemas com a produção e importação da farinha de trigo fato este que repercutiu aumentando o preço dos produtos de panificação. A farinha do pedúnculo de caju pode apresentar-se como uma alternativa viável para solução deste problema além de contribuir para melhorar a qualidade nutricional destes produtos e para redução das perdas pós-colheita deste fruto. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a produção e caracterização físico-química da farinha do pedúnculo de caju visando sua utilização como matéria-prima para produção de alimentos como bolos, pães e biscoitos.Editora Verde2011-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/754Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 3 (2011); 131 - 138Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 131 - 138Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 3 (2011); 131 - 1381981-820310.18378/rvads.v6i3reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/754/686Machado, Antônio VitorAlves, Fernanda Maslova SoaresQueiroga, Kamila Honórioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:17:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/754Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:12.317390Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
title ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
spellingShingle ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
Machado, Antônio Vitor
title_short ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
title_full ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
title_fullStr ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
title_full_unstemmed ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
title_sort ALIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DE FARINHA DE CAJU, OBTIDA POR SECAGEM
author Machado, Antônio Vitor
author_facet Machado, Antônio Vitor
Alves, Fernanda Maslova Soares
Queiroga, Kamila Honório
author_role author
author2 Alves, Fernanda Maslova Soares
Queiroga, Kamila Honório
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Antônio Vitor
Alves, Fernanda Maslova Soares
Queiroga, Kamila Honório
description A exploração da cultura do caju é considerada uma das principais atividades agroindustriais do Nordeste do Brasil, onde seu principal interesse é a castanha. Outra alternativa para a exploração econômica do caju é a industrialização do seu pseudofruto que é o pedúnculo cuja casca é muito frágil o tornando um fruto altamente perecível. Em de 2009 tivemos cerca de 2.392.992 toneladas perdidas (IBGE, 2009).O potencial de agroindustrialização do pedúnculo do caju permite que dele sejam obtidos diversos produtos da agroindústria como bebidas, sucos, doces, conservas, farinha e entre outros etc. Uma alternativa que vem despontando para redução de suas perdas no campo é a sua utilização como fruto desidratado para produção da farinha de caju, em anos anteriores tivemos sérios problemas com a produção e importação da farinha de trigo fato este que repercutiu aumentando o preço dos produtos de panificação. A farinha do pedúnculo de caju pode apresentar-se como uma alternativa viável para solução deste problema além de contribuir para melhorar a qualidade nutricional destes produtos e para redução das perdas pós-colheita deste fruto. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a produção e caracterização físico-química da farinha do pedúnculo de caju visando sua utilização como matéria-prima para produção de alimentos como bolos, pães e biscoitos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/754
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/754/686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 3 (2011); 131 - 138
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 131 - 138
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 3 (2011); 131 - 138
1981-8203
10.18378/rvads.v6i3
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084420444160