Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428 |
Resumo: | A APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo. Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAESAbstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities. |
id |
GVAA-2_1d706c56d2d217fb6aabd7943e613767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/4428 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAESatividades lúdicasdesenvolvimentopessoa com deficiênciaA APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo. Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAESAbstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/442810.18378/rebes.v6i2.4428Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 01 - 04Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 01 - 04Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 01 - 042358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428/3820Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Byanca Eugênia DuarteGomes, Edja Larissa Simão de L.Leite, Dallison PinheiroSuassuna, Maria Aparecida MenesesCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraMoreira, Henry Witchael Dantas2017-12-28T17:05:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4428Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2017-12-28T17:05:35Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES |
title |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES |
spellingShingle |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES Silva, Byanca Eugênia Duarte atividades lúdicas desenvolvimento pessoa com deficiência |
title_short |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES |
title_full |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES |
title_fullStr |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES |
title_sort |
Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES |
author |
Silva, Byanca Eugênia Duarte |
author_facet |
Silva, Byanca Eugênia Duarte Gomes, Edja Larissa Simão de L. Leite, Dallison Pinheiro Suassuna, Maria Aparecida Meneses Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Moreira, Henry Witchael Dantas |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Edja Larissa Simão de L. Leite, Dallison Pinheiro Suassuna, Maria Aparecida Meneses Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Moreira, Henry Witchael Dantas |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Byanca Eugênia Duarte Gomes, Edja Larissa Simão de L. Leite, Dallison Pinheiro Suassuna, Maria Aparecida Meneses Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Moreira, Henry Witchael Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividades lúdicas desenvolvimento pessoa com deficiência |
topic |
atividades lúdicas desenvolvimento pessoa com deficiência |
description |
A APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo. Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAESAbstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428 10.18378/rebes.v6i2.4428 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v6i2.4428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428/3820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 01 - 04 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 01 - 04 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 01 - 04 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666336800768 |