A importância da literatura infantil na formação do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264 |
Resumo: | O desenvolvimento de estratégias é fundamental no processo de aquisição da leitura, que também pode ser facilitado com a utilização da literatura infantil. Para promover a leitura em sala de aula, deve-se fazer uma seleção dos textos a serem trabalhados, para que se tornem se atrativos. Uma seleção variada favorece ao aluno o direito de escolher o que lhe propicia atratividade, pois uma leitura pode ser bem interpretada quando se tem o direito da livre escolha, pois motiva o leitor ao despertar a curiosidade. Há vários recursos para despertar o interesse das crianças e, sem dúvida, o mais cativante entre todos é o modo de brincar com as palavras, usando toda ludicidade verbal, sonora e musical, atraindo a criança para um divertido momento entre o ato de ler, o que se sente ao ler e o conhecimento que a leitura produz ou oferece. No que tange à linguagem, os autores voltados para o público infantil utilizam as rimas de maneira simples e com palavras que sejam utilizadas no cotidiano das crianças, bem como a repetição, que ajuda na fixação das idéias e uma compreensão muito melhor. O bom educador deverá estimular a leitura de muitos e variados livros de alta qualidade literária; deixar o educando livre para escolher o seu tipo de leitura e não se preocupar com atividades sistemáticas de avaliação cognitiva. O melhor meio é pela biblioteca de classe e atividades nela desenvolvidas: folhear, imaginar o texto, ler, contar, recriar, expressar por códigos diversificados, apreciar as ilustrações. A motivação à leitura deve estar presente não só na vida do professor, mas em seus alunos. Se o educador não a tem jamais conseguirá que o discente possa ter. Na escola, o hábito de ler deve ser cultivado desde cedo. O professor deve estar sempre direcionando a leitura e, principalmente, não dando respostas, mas fazendo o aluno questionar, refletir e interpretar.Palavras-chave: Desenvolvimento da leitura. Literatura Infantil. Utilização. |
id |
GVAA-2_93bc12846642d99f1f324870b5053af1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3264 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da literatura infantil na formação do leitorO desenvolvimento de estratégias é fundamental no processo de aquisição da leitura, que também pode ser facilitado com a utilização da literatura infantil. Para promover a leitura em sala de aula, deve-se fazer uma seleção dos textos a serem trabalhados, para que se tornem se atrativos. Uma seleção variada favorece ao aluno o direito de escolher o que lhe propicia atratividade, pois uma leitura pode ser bem interpretada quando se tem o direito da livre escolha, pois motiva o leitor ao despertar a curiosidade. Há vários recursos para despertar o interesse das crianças e, sem dúvida, o mais cativante entre todos é o modo de brincar com as palavras, usando toda ludicidade verbal, sonora e musical, atraindo a criança para um divertido momento entre o ato de ler, o que se sente ao ler e o conhecimento que a leitura produz ou oferece. No que tange à linguagem, os autores voltados para o público infantil utilizam as rimas de maneira simples e com palavras que sejam utilizadas no cotidiano das crianças, bem como a repetição, que ajuda na fixação das idéias e uma compreensão muito melhor. O bom educador deverá estimular a leitura de muitos e variados livros de alta qualidade literária; deixar o educando livre para escolher o seu tipo de leitura e não se preocupar com atividades sistemáticas de avaliação cognitiva. O melhor meio é pela biblioteca de classe e atividades nela desenvolvidas: folhear, imaginar o texto, ler, contar, recriar, expressar por códigos diversificados, apreciar as ilustrações. A motivação à leitura deve estar presente não só na vida do professor, mas em seus alunos. Se o educador não a tem jamais conseguirá que o discente possa ter. Na escola, o hábito de ler deve ser cultivado desde cedo. O professor deve estar sempre direcionando a leitura e, principalmente, não dando respostas, mas fazendo o aluno questionar, refletir e interpretar.Palavras-chave: Desenvolvimento da leitura. Literatura Infantil. Utilização.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-492358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264/2790Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Iluskhanney Gomes de MedeirosAndrade, José Rivamar de2016-01-12T15:06:36Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3264Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T15:06:36Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da literatura infantil na formação do leitor |
title |
A importância da literatura infantil na formação do leitor |
spellingShingle |
A importância da literatura infantil na formação do leitor Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros |
title_short |
A importância da literatura infantil na formação do leitor |
title_full |
A importância da literatura infantil na formação do leitor |
title_fullStr |
A importância da literatura infantil na formação do leitor |
title_full_unstemmed |
A importância da literatura infantil na formação do leitor |
title_sort |
A importância da literatura infantil na formação do leitor |
author |
Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros |
author_facet |
Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros Andrade, José Rivamar de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, José Rivamar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros Andrade, José Rivamar de |
description |
O desenvolvimento de estratégias é fundamental no processo de aquisição da leitura, que também pode ser facilitado com a utilização da literatura infantil. Para promover a leitura em sala de aula, deve-se fazer uma seleção dos textos a serem trabalhados, para que se tornem se atrativos. Uma seleção variada favorece ao aluno o direito de escolher o que lhe propicia atratividade, pois uma leitura pode ser bem interpretada quando se tem o direito da livre escolha, pois motiva o leitor ao despertar a curiosidade. Há vários recursos para despertar o interesse das crianças e, sem dúvida, o mais cativante entre todos é o modo de brincar com as palavras, usando toda ludicidade verbal, sonora e musical, atraindo a criança para um divertido momento entre o ato de ler, o que se sente ao ler e o conhecimento que a leitura produz ou oferece. No que tange à linguagem, os autores voltados para o público infantil utilizam as rimas de maneira simples e com palavras que sejam utilizadas no cotidiano das crianças, bem como a repetição, que ajuda na fixação das idéias e uma compreensão muito melhor. O bom educador deverá estimular a leitura de muitos e variados livros de alta qualidade literária; deixar o educando livre para escolher o seu tipo de leitura e não se preocupar com atividades sistemáticas de avaliação cognitiva. O melhor meio é pela biblioteca de classe e atividades nela desenvolvidas: folhear, imaginar o texto, ler, contar, recriar, expressar por códigos diversificados, apreciar as ilustrações. A motivação à leitura deve estar presente não só na vida do professor, mas em seus alunos. Se o educador não a tem jamais conseguirá que o discente possa ter. Na escola, o hábito de ler deve ser cultivado desde cedo. O professor deve estar sempre direcionando a leitura e, principalmente, não dando respostas, mas fazendo o aluno questionar, refletir e interpretar.Palavras-chave: Desenvolvimento da leitura. Literatura Infantil. Utilização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264/2790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665759035392 |