A importância da literatura infantil na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Andrade, José Rivamar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264
Resumo: O desenvolvimento de estratégias é fundamental no processo de aquisição da leitura, que também pode ser facilitado com a utilização da literatura infantil. Para promover a leitura em sala de aula, deve-se fazer uma seleção dos textos a serem trabalhados, para que se tornem se atrativos. Uma seleção variada favorece ao aluno o direito de escolher o que lhe propicia atratividade, pois uma leitura pode ser bem interpretada quando se tem o direito da livre escolha, pois motiva o leitor ao despertar a curiosidade. Há vários recursos para despertar o interesse das crianças e, sem dúvida, o mais cativante entre todos é o modo de brincar com as palavras, usando toda ludicidade verbal, sonora e musical, atraindo a criança para um divertido momento entre o ato de ler, o que se sente ao ler e o conhecimento que a leitura produz ou oferece. No que tange à linguagem, os autores voltados para o público infantil utilizam as rimas de maneira simples e com palavras que sejam utilizadas no cotidiano das crianças, bem como a repetição, que ajuda na fixação das idéias e uma compreensão muito melhor. O bom educador deverá estimular a leitura de muitos e variados livros de alta qualidade literária; deixar o educando livre para escolher o seu tipo de leitura e não se preocupar com atividades sistemáticas de avaliação cognitiva. O melhor meio é pela biblioteca de classe e atividades nela desenvolvidas: folhear, imaginar o texto, ler, contar, recriar, expressar por códigos diversificados, apreciar as ilustrações. A motivação à leitura deve estar presente não só na vida do professor, mas em seus alunos. Se o educador não a tem jamais conseguirá que o discente possa ter. Na escola, o hábito de ler deve ser cultivado desde cedo. O professor deve estar sempre direcionando a leitura e, principalmente, não dando respostas, mas fazendo o aluno questionar, refletir e interpretar.Palavras-chave: Desenvolvimento da leitura. Literatura Infantil. Utilização.
id GVAA-2_93bc12846642d99f1f324870b5053af1
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3264
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A importância da literatura infantil na formação do leitorO desenvolvimento de estratégias é fundamental no processo de aquisição da leitura, que também pode ser facilitado com a utilização da literatura infantil. Para promover a leitura em sala de aula, deve-se fazer uma seleção dos textos a serem trabalhados, para que se tornem se atrativos. Uma seleção variada favorece ao aluno o direito de escolher o que lhe propicia atratividade, pois uma leitura pode ser bem interpretada quando se tem o direito da livre escolha, pois motiva o leitor ao despertar a curiosidade. Há vários recursos para despertar o interesse das crianças e, sem dúvida, o mais cativante entre todos é o modo de brincar com as palavras, usando toda ludicidade verbal, sonora e musical, atraindo a criança para um divertido momento entre o ato de ler, o que se sente ao ler e o conhecimento que a leitura produz ou oferece. No que tange à linguagem, os autores voltados para o público infantil utilizam as rimas de maneira simples e com palavras que sejam utilizadas no cotidiano das crianças, bem como a repetição, que ajuda na fixação das idéias e uma compreensão muito melhor. O bom educador deverá estimular a leitura de muitos e variados livros de alta qualidade literária; deixar o educando livre para escolher o seu tipo de leitura e não se preocupar com atividades sistemáticas de avaliação cognitiva. O melhor meio é pela biblioteca de classe e atividades nela desenvolvidas: folhear, imaginar o texto, ler, contar, recriar, expressar por códigos diversificados, apreciar as ilustrações. A motivação à leitura deve estar presente não só na vida do professor, mas em seus alunos. Se o educador não a tem jamais conseguirá que o discente possa ter. Na escola, o hábito de ler deve ser cultivado desde cedo. O professor deve estar sempre direcionando a leitura e, principalmente, não dando respostas, mas fazendo o aluno questionar, refletir e interpretar.Palavras-chave: Desenvolvimento da leitura. Literatura Infantil. Utilização.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-492358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264/2790Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Iluskhanney Gomes de MedeirosAndrade, José Rivamar de2016-01-12T15:06:36Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3264Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T15:06:36Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da literatura infantil na formação do leitor
title A importância da literatura infantil na formação do leitor
spellingShingle A importância da literatura infantil na formação do leitor
Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros
title_short A importância da literatura infantil na formação do leitor
title_full A importância da literatura infantil na formação do leitor
title_fullStr A importância da literatura infantil na formação do leitor
title_full_unstemmed A importância da literatura infantil na formação do leitor
title_sort A importância da literatura infantil na formação do leitor
author Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros
author_facet Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros
Andrade, José Rivamar de
author_role author
author2 Andrade, José Rivamar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros
Andrade, José Rivamar de
description O desenvolvimento de estratégias é fundamental no processo de aquisição da leitura, que também pode ser facilitado com a utilização da literatura infantil. Para promover a leitura em sala de aula, deve-se fazer uma seleção dos textos a serem trabalhados, para que se tornem se atrativos. Uma seleção variada favorece ao aluno o direito de escolher o que lhe propicia atratividade, pois uma leitura pode ser bem interpretada quando se tem o direito da livre escolha, pois motiva o leitor ao despertar a curiosidade. Há vários recursos para despertar o interesse das crianças e, sem dúvida, o mais cativante entre todos é o modo de brincar com as palavras, usando toda ludicidade verbal, sonora e musical, atraindo a criança para um divertido momento entre o ato de ler, o que se sente ao ler e o conhecimento que a leitura produz ou oferece. No que tange à linguagem, os autores voltados para o público infantil utilizam as rimas de maneira simples e com palavras que sejam utilizadas no cotidiano das crianças, bem como a repetição, que ajuda na fixação das idéias e uma compreensão muito melhor. O bom educador deverá estimular a leitura de muitos e variados livros de alta qualidade literária; deixar o educando livre para escolher o seu tipo de leitura e não se preocupar com atividades sistemáticas de avaliação cognitiva. O melhor meio é pela biblioteca de classe e atividades nela desenvolvidas: folhear, imaginar o texto, ler, contar, recriar, expressar por códigos diversificados, apreciar as ilustrações. A motivação à leitura deve estar presente não só na vida do professor, mas em seus alunos. Se o educador não a tem jamais conseguirá que o discente possa ter. Na escola, o hábito de ler deve ser cultivado desde cedo. O professor deve estar sempre direcionando a leitura e, principalmente, não dando respostas, mas fazendo o aluno questionar, refletir e interpretar.Palavras-chave: Desenvolvimento da leitura. Literatura Infantil. Utilização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264/2790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 43-49
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665759035392