Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Ana carla Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorim, Luana Mendes, Patriota, Nadjane Santos de Paula, Barbosa, Valquiria Farias Bezerra, Oliveira, Valdeilson Lima de, Henriques, Amanda Haissa Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150
Resumo: Objetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate courseAbstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies. 
id GVAA-2_9ae904576789c61c1b0436ce3ce8756c
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4150
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduaçãoInstituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagemObjetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate courseAbstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/415010.18378/rebes.v6i2.4150Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 13 - 20Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 13 - 20Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 13 - 202358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/3758https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8827https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8920https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8924https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8925Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, Ana carla SilvaAmorim, Luana MendesPatriota, Nadjane Santos de PaulaBarbosa, Valquiria Farias BezerraOliveira, Valdeilson Lima deHenriques, Amanda Haissa Barros2017-12-28T17:05:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4150Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2017-12-28T17:05:35Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
title Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
spellingShingle Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
Alexandre, Ana carla Silva
Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagem
title_short Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
title_full Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
title_fullStr Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
title_full_unstemmed Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
title_sort Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
author Alexandre, Ana carla Silva
author_facet Alexandre, Ana carla Silva
Amorim, Luana Mendes
Patriota, Nadjane Santos de Paula
Barbosa, Valquiria Farias Bezerra
Oliveira, Valdeilson Lima de
Henriques, Amanda Haissa Barros
author_role author
author2 Amorim, Luana Mendes
Patriota, Nadjane Santos de Paula
Barbosa, Valquiria Farias Bezerra
Oliveira, Valdeilson Lima de
Henriques, Amanda Haissa Barros
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Ana carla Silva
Amorim, Luana Mendes
Patriota, Nadjane Santos de Paula
Barbosa, Valquiria Farias Bezerra
Oliveira, Valdeilson Lima de
Henriques, Amanda Haissa Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagem
topic Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagem
description Objetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate courseAbstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150
10.18378/rebes.v6i2.4150
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v6i2.4150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/3758
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8827
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8920
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8924
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 13 - 20
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 13 - 20
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 13 - 20
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666306392064