Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150 |
Resumo: | Objetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate courseAbstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies. |
id |
GVAA-2_9ae904576789c61c1b0436ce3ce8756c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/4150 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduaçãoInstituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagemObjetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate courseAbstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/415010.18378/rebes.v6i2.4150Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 13 - 20Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 13 - 20Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 13 - 202358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/3758https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8827https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8920https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8924https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8925Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, Ana carla SilvaAmorim, Luana MendesPatriota, Nadjane Santos de PaulaBarbosa, Valquiria Farias BezerraOliveira, Valdeilson Lima deHenriques, Amanda Haissa Barros2017-12-28T17:05:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4150Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2017-12-28T17:05:35Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação |
title |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação |
spellingShingle |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação Alexandre, Ana carla Silva Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagem |
title_short |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação |
title_full |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação |
title_fullStr |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação |
title_full_unstemmed |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação |
title_sort |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação |
author |
Alexandre, Ana carla Silva |
author_facet |
Alexandre, Ana carla Silva Amorim, Luana Mendes Patriota, Nadjane Santos de Paula Barbosa, Valquiria Farias Bezerra Oliveira, Valdeilson Lima de Henriques, Amanda Haissa Barros |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Luana Mendes Patriota, Nadjane Santos de Paula Barbosa, Valquiria Farias Bezerra Oliveira, Valdeilson Lima de Henriques, Amanda Haissa Barros |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Ana carla Silva Amorim, Luana Mendes Patriota, Nadjane Santos de Paula Barbosa, Valquiria Farias Bezerra Oliveira, Valdeilson Lima de Henriques, Amanda Haissa Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagem |
topic |
Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagem |
description |
Objetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate courseAbstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150 10.18378/rebes.v6i2.4150 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v6i2.4150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/3758 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8827 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8920 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8924 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4150/8925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 13 - 20 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 13 - 20 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 13 - 20 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666306392064 |