Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Neto, David
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Teixeira, Elizabeth, Vale, Euclea Gomes, Cunha, Fátima Scarparo, Xavier, Iara de Moraes, Fernandes, Josicléia Dumêt, Shiratori, Kaneji, Reibnitz, Kenia Schmidt, Sordi, Mara Regina Lemes de, Barbieri, Márcia, Bocardi, Maria Inês Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27136
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007
Resumo: A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
id UNB_0277e9a1c763b0d89f02d7eda8fc32b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27136
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em EnfermagemAn overview of the evaluation of Nursing Graduation CoursesUna mirada sobre las evaluaciones de los Cursos de Graduación en EnfermeríaEducação em enfermagemAvaliação educacionalEnfermagemA investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.This study aimed, starting from the index of adherence of the Pedagogical Projects of the Undergraduate Nursing Courses to the National Curriculum Rules for these Courses, to analyze qualitatively potentialities and weak points of the courses. It is a descriptive, comparative study, between the present data in the PP/UNC and the proposed in the NCR/UNC, having as basis the reports of the evaluation processes conducted by the INEP/MEC. The sample was composed by the reports used for approval and reapproval, conducted in the period from 2002 through 2006, concerning 12 undergraduate courses. One analyzed 8 courses located in the superior part and 4 in the inferior. The study revealed strong and weak points of the courses in the three dimensions of the evaluation reports, and shows needs in the colleges/courses to search for a better use of the epistemologic bases present in the NCR/UNC and proposed in the PP/UNC.Ésta investigación tuvo como objetivo, a partir del índice de adhesión de los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Graduación en Enfermería a las Directrices Curriculares Nacionales para esos cursos, analizar cualitativamente potencialidades y fragilidades de los cursos estudiados. Se trata de un estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos em las DCN/ENF, basado en los realatorios de los procesos evaluativos conduccidos por lo INEP/MEC. La amuestra fue compuesta por los relatorios con énfasis en el reconocimiento y renovación de reconocimiento, realizados en el período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduación. Fueron analizados 8 cursos localizados en los quartis superior y 4 en el inferior. La investigación señaló puntos fuertes y además flacos de los cursos en las tres dimensiones de los relatorios de evaluación, y apunta la necesidad de las escuelas/ cursos en la busqueda de mejor vinculación entre la adopción de las bases epistemiológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas em los PPC/ENF.Em processamentoAssociação Brasileira de Enfermagem2017-12-07T04:49:16Z2017-12-07T04:49:16Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRev. bras. enferm.,v.61,n.1,p.46-53,2008http://repositorio.unb.br/handle/10482/27136https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007porLopes Neto, DavidTeixeira, ElizabethVale, Euclea GomesCunha, Fátima ScarparoXavier, Iara de MoraesFernandes, Josicléia DumêtShiratori, KanejiReibnitz, Kenia SchmidtSordi, Mara Regina Lemes deBarbieri, MárciaBocardi, Maria Inês Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:27:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/27136Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:27:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
An overview of the evaluation of Nursing Graduation Courses
Una mirada sobre las evaluaciones de los Cursos de Graduación en Enfermería
title Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
spellingShingle Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
Lopes Neto, David
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
Enfermagem
title_short Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_full Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_fullStr Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_full_unstemmed Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_sort Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
author Lopes Neto, David
author_facet Lopes Neto, David
Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara de Moraes
Fernandes, Josicléia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenia Schmidt
Sordi, Mara Regina Lemes de
Barbieri, Márcia
Bocardi, Maria Inês Brandão
author_role author
author2 Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara de Moraes
Fernandes, Josicléia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenia Schmidt
Sordi, Mara Regina Lemes de
Barbieri, Márcia
Bocardi, Maria Inês Brandão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Neto, David
Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara de Moraes
Fernandes, Josicléia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenia Schmidt
Sordi, Mara Regina Lemes de
Barbieri, Márcia
Bocardi, Maria Inês Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Avaliação educacional
Enfermagem
topic Educação em enfermagem
Avaliação educacional
Enfermagem
description A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2017-12-07T04:49:16Z
2017-12-07T04:49:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rev. bras. enferm.,v.61,n.1,p.46-53,2008
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27136
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007
identifier_str_mv Rev. bras. enferm.,v.61,n.1,p.46-53,2008
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27136
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580764530573312