Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Júnior, Caetano José
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613
Resumo: Este artigo relata a temática da análise de livro didático de química com relação à tabela periódica, no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, localizada no município de Jacuípe, Estado de Alagoas. Questões relacionadas ao livro didático no ensino médio têm sido amiúde discutidas em diversos trabalhos reportados na Literatura. Na presente pesquisa, tive como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos livros didáticos adotados e forma do repasse do conteúdo tabela periódica no ensino médio por professores de química. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentro outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do livro didático por professores atuantes na educação básica. O presente trabalho foi desenvolvido com três momentos que foram bem proveitoso onde houve o conhecimento prévio da situação atual da adoção do livro didático, como também a aplicação de questionários e uma breve palestra de exposição e explicação sobre as obras selecionadas pelo Guia de Livros Didático PNLD 2012 para uma orientação básica de uma escolha do livro e de como repassar o conteúdo tabela periódica de uma maneira fácil de compreensão para que aconteça o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tabela Periódica. Livro Didático. Análise Química. Temática. 
id GVAA-2_9f218538fef03383c22f7998206ae33e
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2613
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-ALEste artigo relata a temática da análise de livro didático de química com relação à tabela periódica, no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, localizada no município de Jacuípe, Estado de Alagoas. Questões relacionadas ao livro didático no ensino médio têm sido amiúde discutidas em diversos trabalhos reportados na Literatura. Na presente pesquisa, tive como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos livros didáticos adotados e forma do repasse do conteúdo tabela periódica no ensino médio por professores de química. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentro outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do livro didático por professores atuantes na educação básica. O presente trabalho foi desenvolvido com três momentos que foram bem proveitoso onde houve o conhecimento prévio da situação atual da adoção do livro didático, como também a aplicação de questionários e uma breve palestra de exposição e explicação sobre as obras selecionadas pelo Guia de Livros Didático PNLD 2012 para uma orientação básica de uma escolha do livro e de como repassar o conteúdo tabela periódica de uma maneira fácil de compreensão para que aconteça o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tabela Periódica. Livro Didático. Análise Química. Temática.  GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613/2024Alves Júnior, Caetano Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T14:23:56Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2613Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T14:23:56Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
title Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
spellingShingle Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
Alves Júnior, Caetano José
title_short Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
title_full Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
title_fullStr Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
title_full_unstemmed Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
title_sort Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
author Alves Júnior, Caetano José
author_facet Alves Júnior, Caetano José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Júnior, Caetano José
description Este artigo relata a temática da análise de livro didático de química com relação à tabela periódica, no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, localizada no município de Jacuípe, Estado de Alagoas. Questões relacionadas ao livro didático no ensino médio têm sido amiúde discutidas em diversos trabalhos reportados na Literatura. Na presente pesquisa, tive como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos livros didáticos adotados e forma do repasse do conteúdo tabela periódica no ensino médio por professores de química. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentro outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do livro didático por professores atuantes na educação básica. O presente trabalho foi desenvolvido com três momentos que foram bem proveitoso onde houve o conhecimento prévio da situação atual da adoção do livro didático, como também a aplicação de questionários e uma breve palestra de exposição e explicação sobre as obras selecionadas pelo Guia de Livros Didático PNLD 2012 para uma orientação básica de uma escolha do livro e de como repassar o conteúdo tabela periódica de uma maneira fácil de compreensão para que aconteça o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tabela Periódica. Livro Didático. Análise Química. Temática. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613/2024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665360576512