Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613 |
Resumo: | Este artigo relata a temática da análise de livro didático de química com relação à tabela periódica, no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, localizada no município de Jacuípe, Estado de Alagoas. Questões relacionadas ao livro didático no ensino médio têm sido amiúde discutidas em diversos trabalhos reportados na Literatura. Na presente pesquisa, tive como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos livros didáticos adotados e forma do repasse do conteúdo tabela periódica no ensino médio por professores de química. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentro outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do livro didático por professores atuantes na educação básica. O presente trabalho foi desenvolvido com três momentos que foram bem proveitoso onde houve o conhecimento prévio da situação atual da adoção do livro didático, como também a aplicação de questionários e uma breve palestra de exposição e explicação sobre as obras selecionadas pelo Guia de Livros Didático PNLD 2012 para uma orientação básica de uma escolha do livro e de como repassar o conteúdo tabela periódica de uma maneira fácil de compreensão para que aconteça o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tabela Periódica. Livro Didático. Análise Química. Temática. |
id |
GVAA-2_9f218538fef03383c22f7998206ae33e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2613 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-ALEste artigo relata a temática da análise de livro didático de química com relação à tabela periódica, no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, localizada no município de Jacuípe, Estado de Alagoas. Questões relacionadas ao livro didático no ensino médio têm sido amiúde discutidas em diversos trabalhos reportados na Literatura. Na presente pesquisa, tive como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos livros didáticos adotados e forma do repasse do conteúdo tabela periódica no ensino médio por professores de química. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentro outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do livro didático por professores atuantes na educação básica. O presente trabalho foi desenvolvido com três momentos que foram bem proveitoso onde houve o conhecimento prévio da situação atual da adoção do livro didático, como também a aplicação de questionários e uma breve palestra de exposição e explicação sobre as obras selecionadas pelo Guia de Livros Didático PNLD 2012 para uma orientação básica de uma escolha do livro e de como repassar o conteúdo tabela periódica de uma maneira fácil de compreensão para que aconteça o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tabela Periódica. Livro Didático. Análise Química. Temática. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613/2024Alves Júnior, Caetano Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T14:23:56Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2613Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T14:23:56Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL |
title |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL |
spellingShingle |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL Alves Júnior, Caetano José |
title_short |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL |
title_full |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL |
title_fullStr |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL |
title_full_unstemmed |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL |
title_sort |
Análise de livro didático de química com relação ao enfoque tabela periódica no 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, Jacuípe-AL |
author |
Alves Júnior, Caetano José |
author_facet |
Alves Júnior, Caetano José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Júnior, Caetano José |
description |
Este artigo relata a temática da análise de livro didático de química com relação à tabela periódica, no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, localizada no município de Jacuípe, Estado de Alagoas. Questões relacionadas ao livro didático no ensino médio têm sido amiúde discutidas em diversos trabalhos reportados na Literatura. Na presente pesquisa, tive como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos livros didáticos adotados e forma do repasse do conteúdo tabela periódica no ensino médio por professores de química. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentro outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do livro didático por professores atuantes na educação básica. O presente trabalho foi desenvolvido com três momentos que foram bem proveitoso onde houve o conhecimento prévio da situação atual da adoção do livro didático, como também a aplicação de questionários e uma breve palestra de exposição e explicação sobre as obras selecionadas pelo Guia de Livros Didático PNLD 2012 para uma orientação básica de uma escolha do livro e de como repassar o conteúdo tabela periódica de uma maneira fácil de compreensão para que aconteça o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tabela Periódica. Livro Didático. Análise Química. Temática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2613/2024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665360576512 |