Síndrome de Burnout em Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Wyara Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rego, Sidnéia Maia de Oliveira, Saldanha, Hamanda Gelça Araújo Costa, Flor, Maria de Fátima Pedrosa Camilo Oliveira, Maracaja, Patrício Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3651
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) é considerada um risco para o trabalhador podendo consequentemente levá-lo a deterioração física ou mental. Atualmente é considerada uma importante questão de saúde pública, para além da sua óbvia relevância no contexto exclusivo das patologias laborais. O estudo tem como finalidade identificar a presença de síndrome de burnout em professores. A presente pesquisa se trata de um ensaio teórico fundamentado em pesquisa bibliográfica com publicações datadas de 2002 à 2012. Pode-se observar, após a revisão bibliográfica dos 13 artigos científicos datados do período de 10 anos (2002-2012), que a Síndrome de Burnout em professores figura entre alguns dos problemas de saúde desses profissionais, em virtude das suas condições laborais. No trabalho docente, atualmente, estão presentes aspectos potencialmente estressores, como baixos salários, escassos recursos materiais e didáticos, classes superlotadas, tensão na relação com alunos, excesso de carga horária, inexpressiva participação nas políticas e no planejamento institucional. O estresse neste tipo de profissão ocorre porque os professores ficam muito tempo, de seu dia, fisicamente isolados de seus colegas de trabalho, não podendo expressar e dividir suas ideias com eles. Muitos professores não visualizam perspectivas em seu trabalho, não examinam seu sucesso profissional, sua competência e a satisfação que obtêm com ele, não criando um estilo de vida saudável. Os professores devem ter uma assistência maior por parte do Estado visando condições mais dignas de trabalho, para que o mesmo possa exercer a docência com o valor e esmero que ela merece. Como também, ser disponibilizado ao docente acompanhamento psicológico. 
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