Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ricael Spirandeli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/412
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se recursos disponíveis no cotidiano discente. No entanto, utilizar apenas as TDIC como meras ferramentas digitais de reprodução do conhecimento não é suficiente. Nessa premissa, surge a necessidade de compreender as TDIC sob um ponto de vista integrador, que favoreça a participação ativa do sujeito e descentralize o meio e o processo tecnológico. Em outras palavras, é necessário compreender os discentes como sujeitos sócio-históricos, indo além do entendimento dos efeitos das tecnologias, a fim de alcançar um processo de superação do conhecimento sob uma visão crítica e transformadora da educação. Isso enfatiza a importância da comunicação, do diálogo e da participação ativa dos estudantes no processo educativo, promovendo a conscientização e a transformação social. Com base nesse propósito, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma as TDIC são estudadas e discutidas no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, a fim de desenvolver competências pedagógicas digitais na concepção crítica e reflexiva? Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa II: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. O objetivo geral consistiu em investigar como as TDIC estão sendo estudadas e discutidas no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, a fim de desenvolver competências digitais de forma crítica e reflexiva. Os objetivos específicos foram: realizar um estudo sobre as TDIC na educação, na perspectiva crítica e reflexiva; analisar como as TDIC são abordadas e discutidas a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura do IFTM Campus Uberaba; conhecer as perspectivas dos discentes (futuros professores) na formação inicial sobre práticas e desafios no uso das TDIC; desenvolver e apresentar um sítio eletrônico como produto educacional, com intuito de contribuir com os futuros professores no desenvolvimento de competências pedagógicas digitais no uso das TDIC. A metodologia adotada nesta pesquisa baseia-se na abordagem de pesquisa de campo, amplamente utilizada nas ciências humanas, sociais e outras áreas do conhecimento. Além disso, esta pesquisa possui natureza qualitativa, com foco está na compreensão dos significados e na construção de teorias ou modelos explicativos baseados nos dados coletados. Os resultados obtidos demonstraram a relevância de um diálogo interdisciplinar entre os professores e a necessidade de investir em formação continuada dos docentes, a fim de capacitá-los para o uso eficiente das TDIC em sala de aula. No entanto, o uso adequado e efetivo das TDIC requer uma formação inicial docente que vá além do simples conhecimento técnico, incorporando uma visão crítica, reflexiva e contextualizada do papel da tecnologia na educação. Em conclusão, fica evidente que a abordagem das TDIC no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, demanda maior atenção para o uso crítico e reflexivo. É fundamental que os futuros professores desenvolvam competências pedagógicas digitais alinhadas com as necessidades e desafios do mundo contemporâneo.
id IBICT-1_1fe5156d5220c78a0bf3c7915b277723
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/412
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus UberabaDigital Information and Communication Technologies (DICT) and the Development of Digital Pedagogical Competencies in Teacher Training in the Teaching Degree Programs at IFTM Campus UberabaTDIC. Formação Inicial Docente. Concepção Crítica e Reflexiva. Espaços Educacionais.Initial Teacher Training. Critical and Reflective Conception. Educational Spaces.EducaçãoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se recursos disponíveis no cotidiano discente. No entanto, utilizar apenas as TDIC como meras ferramentas digitais de reprodução do conhecimento não é suficiente. Nessa premissa, surge a necessidade de compreender as TDIC sob um ponto de vista integrador, que favoreça a participação ativa do sujeito e descentralize o meio e o processo tecnológico. Em outras palavras, é necessário compreender os discentes como sujeitos sócio-históricos, indo além do entendimento dos efeitos das tecnologias, a fim de alcançar um processo de superação do conhecimento sob uma visão crítica e transformadora da educação. Isso enfatiza a importância da comunicação, do diálogo e da participação ativa dos estudantes no processo educativo, promovendo a conscientização e a transformação social. Com base nesse propósito, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma as TDIC são estudadas e discutidas no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, a fim de desenvolver competências pedagógicas digitais na concepção crítica e reflexiva? Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa II: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. O objetivo geral consistiu em investigar como as TDIC estão sendo estudadas e discutidas no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, a fim de desenvolver competências digitais de forma crítica e reflexiva. Os objetivos específicos foram: realizar um estudo sobre as TDIC na educação, na perspectiva crítica e reflexiva; analisar como as TDIC são abordadas e discutidas a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura do IFTM Campus Uberaba; conhecer as perspectivas dos discentes (futuros professores) na formação inicial sobre práticas e desafios no uso das TDIC; desenvolver e apresentar um sítio eletrônico como produto educacional, com intuito de contribuir com os futuros professores no desenvolvimento de competências pedagógicas digitais no uso das TDIC. A metodologia adotada nesta pesquisa baseia-se na abordagem de pesquisa de campo, amplamente utilizada nas ciências humanas, sociais e outras áreas do conhecimento. Além disso, esta pesquisa possui natureza qualitativa, com foco está na compreensão dos significados e na construção de teorias ou modelos explicativos baseados nos dados coletados. Os resultados obtidos demonstraram a relevância de um diálogo interdisciplinar entre os professores e a necessidade de investir em formação continuada dos docentes, a fim de capacitá-los para o uso eficiente das TDIC em sala de aula. No entanto, o uso adequado e efetivo das TDIC requer uma formação inicial docente que vá além do simples conhecimento técnico, incorporando uma visão crítica, reflexiva e contextualizada do papel da tecnologia na educação. Em conclusão, fica evidente que a abordagem das TDIC no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, demanda maior atenção para o uso crítico e reflexivo. É fundamental que os futuros professores desenvolvam competências pedagógicas digitais alinhadas com as necessidades e desafios do mundo contemporâneo.Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have become available resources in the everyday lives of students. However, using TDIC solely as mere digital tools for knowledge reproduction is not sufficient. In this premise, there arises the need to comprehend TDIC from an integrative standpoint that promotes active participation of the individuals and decentralizes the means and technological processes. In other words, it is necessary to understand the students as socio-historical subjects, going beyond the understanding of the effects of technology to achieve a process of transcending knowledge through a critical and transformative vision of education. This emphasizes the importance of communication, dialogue, and active student engagement in the educational process, fostering awareness and social transformation. Based on this purpose, the following question was addressed: How are TDIC studied and discussed in the initial teacher training process of the undergraduate courses at IFTM Campus Uberaba, in the face-to-face modality, aiming to develop pedagogical digital competencies in a critical and reflective conception? This research is linked to Research Line II: Information and Communication Technologies (ICTs), Technological Innovation, and Educational Changes. The overall objective was to investigate how TDIC are being studied and discussed in the initial teacher training process of the undergraduate courses at IFTM Campus Uberaba, in the face-to-face modality, to develop digital competencies in a critical and reflective manner. The specific objectives were: to conduct a study on TDIC in education from a critical and reflective perspective; to analyze how TDIC are approached and discussed based on the Pedagogical Projects of the undergraduate courses at IFTM Campus Uberaba; to understand the perspectives of the students (future teachers) in the initial training regarding practices and challenges in the use of TDIC; and to develop and present a website as an educational product, aiming to contribute to the future teachers' development of pedagogical digital competencies in the use of TDIC. The methodology adopted in this research is based on a field research approach, widely used in the humanities, social sciences, and other areas of knowledge. Furthermore, this research has a qualitative nature, with a focus on understanding meanings and constructing explanatory theories or models based on the collected data. The obtained results demonstrated the relevance of interdisciplinary dialogue among teachers and the need to invest in continuous teacher education to equip them with the skills for efficient use of TDIC in the classroom. However, the proper and effective use of TDIC requires initial teacher training that goes beyond mere technical knowledge, incorporating a critical, reflective, and contextualized view of their role in education. In conclusion, it is evident that the approach to TDIC in the initial teacher training process of the undergraduate courses at IFTM Campus Uberaba, in the face-to-face modality, requires greater attention to critical and reflective usage. It is essential for future teachers to develop pedagogical digital competencies aligned with the needs and challenges of the contemporary world.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)BrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM)https://lattes.cnpq.br/140400977947510008184692692Nakamoto, Paula Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/6566105969072228Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rochahttp://lattes.cnpq.br/5932586465926963Junio, Niltom Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3283103593476831Rocha, Ricael Spirandeli2023-08-30T18:01:03Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-08-30T18:01:03Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/412Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-08-30T18:01:03Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the Development of Digital Pedagogical Competencies in Teacher Training in the Teaching Degree Programs at IFTM Campus Uberaba
title Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
spellingShingle Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
Rocha, Ricael Spirandeli
TDIC. Formação Inicial Docente. Concepção Crítica e Reflexiva. Espaços Educacionais.
Initial Teacher Training. Critical and Reflective Conception. Educational Spaces.
Educação
title_short Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
title_full Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
title_fullStr Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
title_sort Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Construção de Competências Pedagógicas Digitais na Formação Docente nos Cursos de Licenciatura do IFTM Campus Uberaba
author Rocha, Ricael Spirandeli
author_facet Rocha, Ricael Spirandeli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/1404009779475100
08184692692
Nakamoto, Paula Teixeira
http://lattes.cnpq.br/6566105969072228
Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha
http://lattes.cnpq.br/5932586465926963
Junio, Niltom Vieira
http://lattes.cnpq.br/3283103593476831
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ricael Spirandeli
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC. Formação Inicial Docente. Concepção Crítica e Reflexiva. Espaços Educacionais.
Initial Teacher Training. Critical and Reflective Conception. Educational Spaces.
Educação
topic TDIC. Formação Inicial Docente. Concepção Crítica e Reflexiva. Espaços Educacionais.
Initial Teacher Training. Critical and Reflective Conception. Educational Spaces.
Educação
description As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se recursos disponíveis no cotidiano discente. No entanto, utilizar apenas as TDIC como meras ferramentas digitais de reprodução do conhecimento não é suficiente. Nessa premissa, surge a necessidade de compreender as TDIC sob um ponto de vista integrador, que favoreça a participação ativa do sujeito e descentralize o meio e o processo tecnológico. Em outras palavras, é necessário compreender os discentes como sujeitos sócio-históricos, indo além do entendimento dos efeitos das tecnologias, a fim de alcançar um processo de superação do conhecimento sob uma visão crítica e transformadora da educação. Isso enfatiza a importância da comunicação, do diálogo e da participação ativa dos estudantes no processo educativo, promovendo a conscientização e a transformação social. Com base nesse propósito, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma as TDIC são estudadas e discutidas no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, a fim de desenvolver competências pedagógicas digitais na concepção crítica e reflexiva? Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa II: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. O objetivo geral consistiu em investigar como as TDIC estão sendo estudadas e discutidas no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, a fim de desenvolver competências digitais de forma crítica e reflexiva. Os objetivos específicos foram: realizar um estudo sobre as TDIC na educação, na perspectiva crítica e reflexiva; analisar como as TDIC são abordadas e discutidas a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura do IFTM Campus Uberaba; conhecer as perspectivas dos discentes (futuros professores) na formação inicial sobre práticas e desafios no uso das TDIC; desenvolver e apresentar um sítio eletrônico como produto educacional, com intuito de contribuir com os futuros professores no desenvolvimento de competências pedagógicas digitais no uso das TDIC. A metodologia adotada nesta pesquisa baseia-se na abordagem de pesquisa de campo, amplamente utilizada nas ciências humanas, sociais e outras áreas do conhecimento. Além disso, esta pesquisa possui natureza qualitativa, com foco está na compreensão dos significados e na construção de teorias ou modelos explicativos baseados nos dados coletados. Os resultados obtidos demonstraram a relevância de um diálogo interdisciplinar entre os professores e a necessidade de investir em formação continuada dos docentes, a fim de capacitá-los para o uso eficiente das TDIC em sala de aula. No entanto, o uso adequado e efetivo das TDIC requer uma formação inicial docente que vá além do simples conhecimento técnico, incorporando uma visão crítica, reflexiva e contextualizada do papel da tecnologia na educação. Em conclusão, fica evidente que a abordagem das TDIC no processo de formação inicial docente dos cursos de licenciatura do IFTM Campus Uberaba, na modalidade presencial, demanda maior atenção para o uso crítico e reflexivo. É fundamental que os futuros professores desenvolvam competências pedagógicas digitais alinhadas com as necessidades e desafios do mundo contemporâneo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30T18:01:03Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/412
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1810554515380764672