Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANTEIRO, Danielle Christiane dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/386
Resumo: Provocações sobre a inclusão no olhar matemático
id IBICT-1_2503baa71b41628ab574ff5ef29b4527
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/386
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?Educação matemáticaInclusãoEducaçãoProvocações sobre a inclusão no olhar matemáticoCom a democratização do ensino, evidencia-se na sala de aula um elemento que não existia quando o ensino era para alguns e se mostrava homogeneizador: a diversidade. Ela tem seu valor à medida que fortalece o grupo e oferece a todos maiores oportunidades de aprendizagem por meio das relações em sala. Em resposta a essa diversidade a Educação Inclusiva se mostra como uma política educacional que faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva. O objetivo na inclusão escolar, em contraposição ao modelo homogeneizador, é valorizar e reconhecer na diversidade, uma condição humana favorecedora da aprendizagem. De acordo com a Declaração de Salamanca1, os alunos “que possuem necessidades educacionais especiais2 devem ter acesso à escola normal, a qual deve acomodá-las dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de atender às suas necessidades” (UNESCO, 1995). Ou seja, as limitações passam a ser consideradas como informação preciosa que não pode ser desprezada quando da elaboração dos planos de ensino, mas nosso foco vai para a identificação das possibilidades e potencialidades dos nossos alunos, nos movendo a construir alternativas que garantam condições à autonomia escolar e social, tornando o grupo de alunos iguais em direitos (Prieto, 2006). A ênfase passa da normalização do sujeito, para a mudança do meio, de modo a proporcionar a todos, melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento.With the democratization of education, an element is evident in the classroom that did not exist when education was for the few and was homogenizing: diversity. It has its value as it strengthens the group and offers everyone greater learning opportunities through the relationships in the classroom. In response to this diversity, Inclusive Education is an educational policy that is part of a broader strategy to promote an inclusive society. The goal in school inclusion, as opposed to the homogenizing model, is to value and recognize in diversity a human condition that promotes learning. According to the Salamanca Statement1, students "who have special educational needs2 should have access to mainstream schooling, which should accommodate them within a child-centered pedagogy capable of meeting their needs" (UNESCO, 1995). In other words, limitations are now considered precious information that cannot be ignored when drawing up teaching plans, but our focus is on identifying the possibilities and potentialities of our students, moving us to build alternatives that ensure conditions for school and social autonomy, making the group of students equal in rights (Prieto, 2006). The emphasis shifts from normalizing the subject to changing the environment in order to provide everyone with better conditions for learning and development.Universidade IbirapueraBrasil2023-07-10T18:03:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSANTOS, D. M. A. DE A. P. DOS. Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?. Glas education. 2022.9786584734104https://deposita.ibict.br/handle/deposita/386porEducação matemáticaCANTEIRO, Danielle Christiane dos SantosSANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2023-07-10T18:08:17Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/386Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-07-10T18:08:17Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
title Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
spellingShingle Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
CANTEIRO, Danielle Christiane dos Santos
Educação matemática
Inclusão
Educação
title_short Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
title_full Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
title_fullStr Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
title_full_unstemmed Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
title_sort Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?
author CANTEIRO, Danielle Christiane dos Santos
author_facet CANTEIRO, Danielle Christiane dos Santos
SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos
author_role author
author2 SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANTEIRO, Danielle Christiane dos Santos
SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Inclusão
Educação
topic Educação matemática
Inclusão
Educação
description Provocações sobre a inclusão no olhar matemático
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-10T18:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, D. M. A. DE A. P. DOS. Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?. Glas education. 2022.
9786584734104
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/386
identifier_str_mv SANTOS, D. M. A. DE A. P. DOS. Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?. Glas education. 2022.
9786584734104
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Ibirapuera
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Ibirapuera
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1801753547854839808