Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ribeiro, L. C. A.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129
Resumo: As Estações dos Saberes, experiência pedagógica desenvolvida no Complexo Integrado de Educação de Itabuna CIEI, entre os anos de 2015 e 2016, saíram da condição de uma práxis pedagógica executada dentro de uma lógica libertária da grade curricular para a condição de componente curricular e como uma Metodologia Ativa da Aprendizagem, conforme o DCRB do Ensino Médio da Bahia, no ano de 2022. O presente estudo tem como objetivo verificar se as Estações dos Saberes a partir dos métodos praticados, organização didática e epistemologias, podem ser consideradas como um componente curricular de fulcro Metodológico Ativo de Aprendizagem. A metodologia para alcançar o objetivo elencado passou por revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas e sobre as Estações dos Saberes. Análise de planejamentos pedagógicos dos professores do CIEI que tinham em sua carga horária Estações dos Saberes. Foram selecionados cinco métodos ativos de aprendizagem a partir dos estudados na especialização em Metodologias Ativas UNIVASF, 2022-2023. A análise dos documentos selecionados não deixou claro para nós, a práxis das Estações dos Saberes como uma Metodologia Ativa, antes sim, um espaço-tempo com fortes possibilidades. O próprio DCRB que elenca tal propositura não se aprofunda nessa sustentação teórica. Existem intencionalidades na sua práxis, mas, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que se possa afirmar que as Estações dos Saberes são de fato componentes curriculares estruturados e fundamentados nas Metodologias Ativas.
id UNIVASF-2_df8fec990852e6fce26bd671aeb68d64
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1129
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias AtivaSeasons of knowledge: a curricular component under construction backed by Active MethodologiesComplexo Integrado de EducaçãoAprendizagem SignificativaInterdisciplinaridadeMultisseriação7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino.As Estações dos Saberes, experiência pedagógica desenvolvida no Complexo Integrado de Educação de Itabuna CIEI, entre os anos de 2015 e 2016, saíram da condição de uma práxis pedagógica executada dentro de uma lógica libertária da grade curricular para a condição de componente curricular e como uma Metodologia Ativa da Aprendizagem, conforme o DCRB do Ensino Médio da Bahia, no ano de 2022. O presente estudo tem como objetivo verificar se as Estações dos Saberes a partir dos métodos praticados, organização didática e epistemologias, podem ser consideradas como um componente curricular de fulcro Metodológico Ativo de Aprendizagem. A metodologia para alcançar o objetivo elencado passou por revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas e sobre as Estações dos Saberes. Análise de planejamentos pedagógicos dos professores do CIEI que tinham em sua carga horária Estações dos Saberes. Foram selecionados cinco métodos ativos de aprendizagem a partir dos estudados na especialização em Metodologias Ativas UNIVASF, 2022-2023. A análise dos documentos selecionados não deixou claro para nós, a práxis das Estações dos Saberes como uma Metodologia Ativa, antes sim, um espaço-tempo com fortes possibilidades. O próprio DCRB que elenca tal propositura não se aprofunda nessa sustentação teórica. Existem intencionalidades na sua práxis, mas, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que se possa afirmar que as Estações dos Saberes são de fato componentes curriculares estruturados e fundamentados nas Metodologias Ativas.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadMetodologias Ativas da AprendizagemUNIVASFRibeiro, M. S. de S.http://lattes.cnpq.br/8566377803271737http://lattes.cnpq.br/0633589486938684Ribeiro, Luiz CarlosRibeiro, L. C. A.2024-01-27T00:16:47Z2024-01-27T00:16:47Z2024-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129porreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-18T17:58:22Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1129Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:58:22Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
Seasons of knowledge: a curricular component under construction backed by Active Methodologies
title Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
spellingShingle Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
Ribeiro, Luiz Carlos
Complexo Integrado de Educação
Aprendizagem Significativa
Interdisciplinaridade
Multisseriação
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino.
title_short Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
title_full Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
title_fullStr Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
title_full_unstemmed Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
title_sort Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
author Ribeiro, Luiz Carlos
author_facet Ribeiro, Luiz Carlos
Ribeiro, L. C. A.
author_role author
author2 Ribeiro, L. C. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, M. S. de S.
http://lattes.cnpq.br/8566377803271737
http://lattes.cnpq.br/0633589486938684
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luiz Carlos
Ribeiro, L. C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Complexo Integrado de Educação
Aprendizagem Significativa
Interdisciplinaridade
Multisseriação
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino.
topic Complexo Integrado de Educação
Aprendizagem Significativa
Interdisciplinaridade
Multisseriação
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino.
description As Estações dos Saberes, experiência pedagógica desenvolvida no Complexo Integrado de Educação de Itabuna CIEI, entre os anos de 2015 e 2016, saíram da condição de uma práxis pedagógica executada dentro de uma lógica libertária da grade curricular para a condição de componente curricular e como uma Metodologia Ativa da Aprendizagem, conforme o DCRB do Ensino Médio da Bahia, no ano de 2022. O presente estudo tem como objetivo verificar se as Estações dos Saberes a partir dos métodos praticados, organização didática e epistemologias, podem ser consideradas como um componente curricular de fulcro Metodológico Ativo de Aprendizagem. A metodologia para alcançar o objetivo elencado passou por revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas e sobre as Estações dos Saberes. Análise de planejamentos pedagógicos dos professores do CIEI que tinham em sua carga horária Estações dos Saberes. Foram selecionados cinco métodos ativos de aprendizagem a partir dos estudados na especialização em Metodologias Ativas UNIVASF, 2022-2023. A análise dos documentos selecionados não deixou claro para nós, a práxis das Estações dos Saberes como uma Metodologia Ativa, antes sim, um espaço-tempo com fortes possibilidades. O próprio DCRB que elenca tal propositura não se aprofunda nessa sustentação teórica. Existem intencionalidades na sua práxis, mas, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que se possa afirmar que as Estações dos Saberes são de fato componentes curriculares estruturados e fundamentados nas Metodologias Ativas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-27T00:16:47Z
2024-01-27T00:16:47Z
2024-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Metodologias Ativas da Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Metodologias Ativas da Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448050954240