O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonon, Thiarles Cristian Aparecido
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/655
Resumo: No âmbito educacional, existem atualmente diversas opções de software que podem desenvolver atividades voltadas para o ensino, especificamente no gerenciamento de cursos e disciplinas. O uso do Google Classroom, por exemplo, vem agregando e apoiando esse novo mundo de software educacionais. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a percepção do professor em relação ao Google Classroom a partir de um curso de formação para docentes do ensino superior. A fundamentação teórica que embasou a análise da pesquisa contemplou o uso das tecnologias no ensino, ensino híbrido, inovação, formação docente e a relação do Classroom com a pandemia de 2020. O caminho desenvolvido e inspirador para o percurso metodológico foi apoiado nos elementos da pesquisa-ação de Thiollent e análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários a professores do ensino superior, por meio de um curso de formação. Assim, interpreta-se que os resultados evidenciaram que a pesquisa contribuiu para a resolução do problema que orientou a coleta de dados, bem como ampliou a gama de conhecimento sobre o tema, visto que os docentes no início do curso sentiram dificuldades em manusear o aplicativo, porém, durante a formação, aperfeiçoaram o uso do Google Classroom como forma de metodologia ativa para suas aulas, tornando essencial auxiliar os alunos na construção do conhecimento, de maneira que eles se sentissem motivados e conseguissem superar suas dificuldades, principalmente em relação aos conteúdos. A pesquisa geral teve como produto final o Curso de Formação para Docentes do Ensino Superior.
id IBICT-1_a26958441c1c8ea7b58e88e78b26c843
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/655
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superiorFormação de professoresGoogle ClassroomAplicativos educacionaisEnsino HíbridoEnsino e TecnologiasNo âmbito educacional, existem atualmente diversas opções de software que podem desenvolver atividades voltadas para o ensino, especificamente no gerenciamento de cursos e disciplinas. O uso do Google Classroom, por exemplo, vem agregando e apoiando esse novo mundo de software educacionais. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a percepção do professor em relação ao Google Classroom a partir de um curso de formação para docentes do ensino superior. A fundamentação teórica que embasou a análise da pesquisa contemplou o uso das tecnologias no ensino, ensino híbrido, inovação, formação docente e a relação do Classroom com a pandemia de 2020. O caminho desenvolvido e inspirador para o percurso metodológico foi apoiado nos elementos da pesquisa-ação de Thiollent e análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários a professores do ensino superior, por meio de um curso de formação. Assim, interpreta-se que os resultados evidenciaram que a pesquisa contribuiu para a resolução do problema que orientou a coleta de dados, bem como ampliou a gama de conhecimento sobre o tema, visto que os docentes no início do curso sentiram dificuldades em manusear o aplicativo, porém, durante a formação, aperfeiçoaram o uso do Google Classroom como forma de metodologia ativa para suas aulas, tornando essencial auxiliar os alunos na construção do conhecimento, de maneira que eles se sentissem motivados e conseguissem superar suas dificuldades, principalmente em relação aos conteúdos. A pesquisa geral teve como produto final o Curso de Formação para Docentes do Ensino Superior.In the educational field, there are currently several software options that can develop activities aimed at teaching, specifically in the management of courses and subjects. The use of Google Classroom, for example, is adding to and supporting this new world of educational software. Thus, this research aims to understand the perception of teachers in relation to Google Classroom from a training course for higher education teachers. The theoretical foundation that supported the analysis of the research contemplated the use of technologies in teaching, hybrid teaching, innovation, teacher training and the relationship of Classroom with the 2020 pandemic. The developed and inspiring path for the methodological path was supported by the elements of the research - Thiollent action and Bardin content analysis. Data were selected from the application of two questionnaires to higher education teachers, through a training course. Thus, it is interpreted that the results showed that the research contributed to solving the problem that guided the data collection, as well as expanded the range of knowledge on the subject, since the teachers at the beginning of the course had difficulties in handling the application , however, during training, they improved the use of Google Classroom as a form of active methodology for their classes, making it essential to help students in the construction of knowledge, so that they felt motivated and could overcome their difficulties, especially in relation to content . The final product of the general research was the Training Course for Higher Education Teachers.CAPESUniversidade Pitágoras Unopar AnhangueraUniversidade Pitágoras Unopar AnhangueraBrasilMetodologia para o Ensino de Linguagens e suas TecnologiasDias, Fátima Aparecida da SilvaTonon, Thiarles Cristian Aparecido2024-09-04T18:52:10Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-09-04T18:52:10Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/655Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-09-04T18:52:10Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
title O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
spellingShingle O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
Tonon, Thiarles Cristian Aparecido
Formação de professores
Google Classroom
Aplicativos educacionais
Ensino Híbrido
Ensino e Tecnologias
title_short O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
title_full O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
title_fullStr O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
title_full_unstemmed O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
title_sort O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
author Tonon, Thiarles Cristian Aparecido
author_facet Tonon, Thiarles Cristian Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Fátima Aparecida da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonon, Thiarles Cristian Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Google Classroom
Aplicativos educacionais
Ensino Híbrido
Ensino e Tecnologias
topic Formação de professores
Google Classroom
Aplicativos educacionais
Ensino Híbrido
Ensino e Tecnologias
description No âmbito educacional, existem atualmente diversas opções de software que podem desenvolver atividades voltadas para o ensino, especificamente no gerenciamento de cursos e disciplinas. O uso do Google Classroom, por exemplo, vem agregando e apoiando esse novo mundo de software educacionais. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a percepção do professor em relação ao Google Classroom a partir de um curso de formação para docentes do ensino superior. A fundamentação teórica que embasou a análise da pesquisa contemplou o uso das tecnologias no ensino, ensino híbrido, inovação, formação docente e a relação do Classroom com a pandemia de 2020. O caminho desenvolvido e inspirador para o percurso metodológico foi apoiado nos elementos da pesquisa-ação de Thiollent e análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários a professores do ensino superior, por meio de um curso de formação. Assim, interpreta-se que os resultados evidenciaram que a pesquisa contribuiu para a resolução do problema que orientou a coleta de dados, bem como ampliou a gama de conhecimento sobre o tema, visto que os docentes no início do curso sentiram dificuldades em manusear o aplicativo, porém, durante a formação, aperfeiçoaram o uso do Google Classroom como forma de metodologia ativa para suas aulas, tornando essencial auxiliar os alunos na construção do conhecimento, de maneira que eles se sentissem motivados e conseguissem superar suas dificuldades, principalmente em relação aos conteúdos. A pesquisa geral teve como produto final o Curso de Formação para Docentes do Ensino Superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-09-04T18:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/655
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Brasil
Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Brasil
Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810879030689792