Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Jader Luís da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/318
Resumo: A disciplina de Biologia é uma disciplina indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos alunos aliando teoria e prática. A teoria é indispensável contudo, se for complementada por aulas práticas a qualidade do ensino aumenta e sua fixação de conteúdo também. A aula prática faz com que o aluno participe diretamente de cada processo, contribuindo para a construção da disciplina, além de estreitar laços entre aluno e professor permitindo um ensino que sai do convencional buscando novas alternativas. Assim, desenvolvendo com os alunos, a capacidade de trabalhar em grupos, com isso obtendo um maior aproveitamento para ambos. O objetivo desta obra é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento das suas aulas e na busca da construção de um processo de ensino-aprendizagem de forma coletiva e colaborativa, valorizando as experiências e vivências. Assim, espera-se que o aluno seja de fato, o protagonista de seu aprendizado.
id IBICT-1_ab850125e2423e7540f86c5f2f1b0e53
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/318
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e InovadorasDocênciaPráticasBiologiaInovaçãoEducaçãoA disciplina de Biologia é uma disciplina indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos alunos aliando teoria e prática. A teoria é indispensável contudo, se for complementada por aulas práticas a qualidade do ensino aumenta e sua fixação de conteúdo também. A aula prática faz com que o aluno participe diretamente de cada processo, contribuindo para a construção da disciplina, além de estreitar laços entre aluno e professor permitindo um ensino que sai do convencional buscando novas alternativas. Assim, desenvolvendo com os alunos, a capacidade de trabalhar em grupos, com isso obtendo um maior aproveitamento para ambos. O objetivo desta obra é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento das suas aulas e na busca da construção de um processo de ensino-aprendizagem de forma coletiva e colaborativa, valorizando as experiências e vivências. Assim, espera-se que o aluno seja de fato, o protagonista de seu aprendizado.The discipline of Biology is an indispensable discipline for learning. It is endowed with theories and a complex vocabulary. For better use and absorption, it is necessary to make use of several different and fun ways to involve and increase the interest of students, combining theory and practice. Theory is indispensable, however, if it is complemented by practical classes, the quality of teaching increases and its content fixation as well. The practical class makes the student participate directly in each process, contributing to the construction of the discipline, in addition to strengthening ties between student and teacher, allowing for teaching that goes beyond the conventional, looking for new alternatives. Thus, developing with the students, the ability to work in groups, thus obtaining greater benefit for both. The objective of this work is to help teachers and students in the development of their classes and in the search for the construction of a teaching-learning process in a collective and collaborative way, valuing experiences and experiences. Thus, it is expected that the student is, in fact, the protagonist of their learning.Editora UniesmeroBrasil2023-05-31T14:51:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-995233-0-4https://deposita.ibict.br/handle/deposita/318porSilveira, Jader Luís dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-05-31T14:51:54Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/318Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-05-31T14:51:54Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
title Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
spellingShingle Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
Silveira, Jader Luís da
Docência
Práticas
Biologia
Inovação
Educação
title_short Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
title_full Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
title_fullStr Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
title_full_unstemmed Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
title_sort Práticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras
author Silveira, Jader Luís da
author_facet Silveira, Jader Luís da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Jader Luís da
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Práticas
Biologia
Inovação
Educação
topic Docência
Práticas
Biologia
Inovação
Educação
description A disciplina de Biologia é uma disciplina indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos alunos aliando teoria e prática. A teoria é indispensável contudo, se for complementada por aulas práticas a qualidade do ensino aumenta e sua fixação de conteúdo também. A aula prática faz com que o aluno participe diretamente de cada processo, contribuindo para a construção da disciplina, além de estreitar laços entre aluno e professor permitindo um ensino que sai do convencional buscando novas alternativas. Assim, desenvolvendo com os alunos, a capacidade de trabalhar em grupos, com isso obtendo um maior aproveitamento para ambos. O objetivo desta obra é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento das suas aulas e na busca da construção de um processo de ensino-aprendizagem de forma coletiva e colaborativa, valorizando as experiências e vivências. Assim, espera-se que o aluno seja de fato, o protagonista de seu aprendizado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-05-31T14:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-995233-0-4
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/318
identifier_str_mv 978-65-995233-0-4
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uniesmero
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Editora Uniesmero
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810873244647424