O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que incluiu observações e entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio, bem como a análise bibliográfica das publicações referenciadas de pesquisadores na área da Linguística Aplicada. Nossos resultados indicam a dificuldade do trabalho com a gramática, tanto em relação ao interesse dos alunos quanto em relação à dificuldade de planejamento dos docentes da área. Por fim, sistematizamos uma proposta de trabalho com a gramática contextualizada, a partir do gênero “notícia”, valendo se da teoria dos gêneros discursivos. |
id |
IBICT-1_b4bf783e15e4da44c578d277507622cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/713 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notíciaGramática contextualizadaGêneros discursivosAnálise linguísticaNotíciaLinguística, Letras e ArtesLinguística AplicadaO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que incluiu observações e entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio, bem como a análise bibliográfica das publicações referenciadas de pesquisadores na área da Linguística Aplicada. Nossos resultados indicam a dificuldade do trabalho com a gramática, tanto em relação ao interesse dos alunos quanto em relação à dificuldade de planejamento dos docentes da área. Por fim, sistematizamos uma proposta de trabalho com a gramática contextualizada, a partir do gênero “notícia”, valendo se da teoria dos gêneros discursivos.This article presents the results of a qualitative research that included observations and interviews with high school students and teachers, as well as a bibliographic analysis of referenced publications by researchers in the field of Applied Linguistics. Our results indicate a difficulty in working with grammar, both in relation to students' interest and in relation to the difficulty of planning for teachers in the area. Finally, we systematize a work proposal with contextualized grammar, based on the “news” genre, using the theory of discursive genres.Universidade Norte do ParanáBrasil2024-12-09T13:53:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2447-8733https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713porRevista de Ensino, Educação e Ciências HumanasSilva, Antonio Kélisson Gondim daSilveira, Ana Paula Pinheiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-12-09T13:53:58Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/713Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-12-09T13:53:58Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia |
title |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia |
spellingShingle |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia Silva, Antonio Kélisson Gondim da Gramática contextualizada Gêneros discursivos Análise linguística Notícia Linguística, Letras e Artes Linguística Aplicada |
title_short |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia |
title_full |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia |
title_fullStr |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia |
title_full_unstemmed |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia |
title_sort |
O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia |
author |
Silva, Antonio Kélisson Gondim da |
author_facet |
Silva, Antonio Kélisson Gondim da Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Kélisson Gondim da Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática contextualizada Gêneros discursivos Análise linguística Notícia Linguística, Letras e Artes Linguística Aplicada |
topic |
Gramática contextualizada Gêneros discursivos Análise linguística Notícia Linguística, Letras e Artes Linguística Aplicada |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que incluiu observações e entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio, bem como a análise bibliográfica das publicações referenciadas de pesquisadores na área da Linguística Aplicada. Nossos resultados indicam a dificuldade do trabalho com a gramática, tanto em relação ao interesse dos alunos quanto em relação à dificuldade de planejamento dos docentes da área. Por fim, sistematizamos uma proposta de trabalho com a gramática contextualizada, a partir do gênero “notícia”, valendo se da teoria dos gêneros discursivos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2024-12-09T13:53:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2447-8733 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713 |
identifier_str_mv |
2447-8733 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Norte do Paraná Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Norte do Paraná Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1821139547265695744 |