O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Kélisson Gondim da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que incluiu observações e entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio, bem como a análise bibliográfica das publicações referenciadas de pesquisadores na área da Linguística Aplicada. Nossos resultados indicam a dificuldade do trabalho com a gramática, tanto em relação ao interesse dos alunos quanto em relação à dificuldade de planejamento dos docentes da área. Por fim, sistematizamos uma proposta de trabalho com a gramática contextualizada, a partir do gênero “notícia”, valendo se da teoria dos gêneros discursivos.
id IBICT-1_b4bf783e15e4da44c578d277507622cd
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/713
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notíciaGramática contextualizadaGêneros discursivosAnálise linguísticaNotíciaLinguística, Letras e ArtesLinguística AplicadaO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que incluiu observações e entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio, bem como a análise bibliográfica das publicações referenciadas de pesquisadores na área da Linguística Aplicada. Nossos resultados indicam a dificuldade do trabalho com a gramática, tanto em relação ao interesse dos alunos quanto em relação à dificuldade de planejamento dos docentes da área. Por fim, sistematizamos uma proposta de trabalho com a gramática contextualizada, a partir do gênero “notícia”, valendo se da teoria dos gêneros discursivos.This article presents the results of a qualitative research that included observations and interviews with high school students and teachers, as well as a bibliographic analysis of referenced publications by researchers in the field of Applied Linguistics. Our results indicate a difficulty in working with grammar, both in relation to students' interest and in relation to the difficulty of planning for teachers in the area. Finally, we systematize a work proposal with contextualized grammar, based on the “news” genre, using the theory of discursive genres.Universidade Norte do ParanáBrasil2024-12-09T13:53:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2447-8733https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713porRevista de Ensino, Educação e Ciências HumanasSilva, Antonio Kélisson Gondim daSilveira, Ana Paula Pinheiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-12-09T13:53:58Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/713Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-12-09T13:53:58Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
title O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
spellingShingle O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
Silva, Antonio Kélisson Gondim da
Gramática contextualizada
Gêneros discursivos
Análise linguística
Notícia
Linguística, Letras e Artes
Linguística Aplicada
title_short O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
title_full O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
title_fullStr O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
title_full_unstemmed O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
title_sort O Ensino de gramática contextualizada no ensino médio: trabalhando uma proposta com o gênero notícia
author Silva, Antonio Kélisson Gondim da
author_facet Silva, Antonio Kélisson Gondim da
Silveira, Ana Paula Pinheiro da
author_role author
author2 Silveira, Ana Paula Pinheiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Kélisson Gondim da
Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática contextualizada
Gêneros discursivos
Análise linguística
Notícia
Linguística, Letras e Artes
Linguística Aplicada
topic Gramática contextualizada
Gêneros discursivos
Análise linguística
Notícia
Linguística, Letras e Artes
Linguística Aplicada
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que incluiu observações e entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio, bem como a análise bibliográfica das publicações referenciadas de pesquisadores na área da Linguística Aplicada. Nossos resultados indicam a dificuldade do trabalho com a gramática, tanto em relação ao interesse dos alunos quanto em relação à dificuldade de planejamento dos docentes da área. Por fim, sistematizamos uma proposta de trabalho com a gramática contextualizada, a partir do gênero “notícia”, valendo se da teoria dos gêneros discursivos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2024-12-09T13:53:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2447-8733
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713
identifier_str_mv 2447-8733
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Norte do Paraná
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Norte do Paraná
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1821139547265695744