A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Simone Cesario
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ROESLER, Marli Renate von Borstel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/196
Resumo: De forma geral, os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como, por exemplo: o direito à vida, à família, à alimentação, à educação, ao trabalho, à liberdade, à orientação sexual e ao meio ambiente. Assim, a busca pelo desenvolvimento perpassa pela dignidade humana, naquilo que é essencial ao humano, à alimentação. A busca pelo progresso diz respeito a uma sociedade e não a grupos ou setores privilegiados, não ocorre individualmente e sem critérios. Desta forma, se faz necessário pensar novas formas e processos produtivos que considerem a natureza como bem essencial ao humano que respeite a dignidade da pessoa humana. Assim, este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da segurança alimentar, principalmente das crianças em idade escolar da rede estadual de educação do Paraná, através do PNAE. Com o estudo, foi possível compreender que apesar das legislações vigentes, bem como tratados e acordos de dimensões nacional e internacional, o problema da fome ainda se faz mais presente; e, considerando a pandemia, este tem se agravado, assim a sociedade, bem como os Estados ainda precisam considerar a alimentação como um direito inalienável diante da existência humana.
id IBICT-1_d22acc5468a7a17fdfc202f5d33ca4d0
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/196
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemiaFood insecurity of schools in pandemic timeDesenvolvimento-humanoSegurança-alimentarPNAEEscolaPandemiaHuman-developmentFood -securitySchoolPandemicDireitos HumanosDe forma geral, os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como, por exemplo: o direito à vida, à família, à alimentação, à educação, ao trabalho, à liberdade, à orientação sexual e ao meio ambiente. Assim, a busca pelo desenvolvimento perpassa pela dignidade humana, naquilo que é essencial ao humano, à alimentação. A busca pelo progresso diz respeito a uma sociedade e não a grupos ou setores privilegiados, não ocorre individualmente e sem critérios. Desta forma, se faz necessário pensar novas formas e processos produtivos que considerem a natureza como bem essencial ao humano que respeite a dignidade da pessoa humana. Assim, este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da segurança alimentar, principalmente das crianças em idade escolar da rede estadual de educação do Paraná, através do PNAE. Com o estudo, foi possível compreender que apesar das legislações vigentes, bem como tratados e acordos de dimensões nacional e internacional, o problema da fome ainda se faz mais presente; e, considerando a pandemia, este tem se agravado, assim a sociedade, bem como os Estados ainda precisam considerar a alimentação como um direito inalienável diante da existência humana.In general, human rights can be understood as those that the individual possesses, simply because he is a human person, by the importance of his existence, such as: the right to life, to the family, to food, to education, to work, to freedom, sexual orientation and the environment. Thus the search for development passes through human dignity, in what is essential to the human person, to food. The search for progress concerns a society and not privileged groups or sectors, it does not occur individually and without criteria. Thus it is necessary to think of new forms and productive processes that consider nature as an essential good to the human person that respects the dignity of the human person. Thus, this article sought to understand the various dimensions of the concept of development, based on food security, especially for school-age children in the state education network of Paraná, through the PNAE. With the study, it was possible to understand that despite the legislation in force, as well as treaties and agreements of national and international dimensions, the problem of hunger is still more present, considering the pandemic, it has worsened, as well as society, as well as States still need to consider food as an inalienable right before human existence.Instituto Quero SaberBrasil2021-05-04T23:36:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSoares, Simone Cesario; Roesler, Marli Renate von Borstel. A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia. In: Revista Quero Saber, ISSN: 2675-570X, v.1, n.2, 2020, Toledo-PR/BRASIL.2675-570Xhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/196porRevista Quero SaberSOARES, Simone CesarioROESLER, Marli Renate von Borstelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2021-05-04T23:36:10Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/196Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582021-05-04T23:36:10Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
Food insecurity of schools in pandemic time
title A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
spellingShingle A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
SOARES, Simone Cesario
Desenvolvimento-humano
Segurança-alimentar
PNAE
Escola
Pandemia
Human-development
Food -security
School
Pandemic
Direitos Humanos
title_short A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
title_full A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
title_fullStr A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
title_full_unstemmed A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
title_sort A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
author SOARES, Simone Cesario
author_facet SOARES, Simone Cesario
ROESLER, Marli Renate von Borstel
author_role author
author2 ROESLER, Marli Renate von Borstel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Simone Cesario
ROESLER, Marli Renate von Borstel
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento-humano
Segurança-alimentar
PNAE
Escola
Pandemia
Human-development
Food -security
School
Pandemic
Direitos Humanos
topic Desenvolvimento-humano
Segurança-alimentar
PNAE
Escola
Pandemia
Human-development
Food -security
School
Pandemic
Direitos Humanos
description De forma geral, os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como, por exemplo: o direito à vida, à família, à alimentação, à educação, ao trabalho, à liberdade, à orientação sexual e ao meio ambiente. Assim, a busca pelo desenvolvimento perpassa pela dignidade humana, naquilo que é essencial ao humano, à alimentação. A busca pelo progresso diz respeito a uma sociedade e não a grupos ou setores privilegiados, não ocorre individualmente e sem critérios. Desta forma, se faz necessário pensar novas formas e processos produtivos que considerem a natureza como bem essencial ao humano que respeite a dignidade da pessoa humana. Assim, este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da segurança alimentar, principalmente das crianças em idade escolar da rede estadual de educação do Paraná, através do PNAE. Com o estudo, foi possível compreender que apesar das legislações vigentes, bem como tratados e acordos de dimensões nacional e internacional, o problema da fome ainda se faz mais presente; e, considerando a pandemia, este tem se agravado, assim a sociedade, bem como os Estados ainda precisam considerar a alimentação como um direito inalienável diante da existência humana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-04T23:36:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Soares, Simone Cesario; Roesler, Marli Renate von Borstel. A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia. In: Revista Quero Saber, ISSN: 2675-570X, v.1, n.2, 2020, Toledo-PR/BRASIL.
2675-570X
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/196
identifier_str_mv Soares, Simone Cesario; Roesler, Marli Renate von Borstel. A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia. In: Revista Quero Saber, ISSN: 2675-570X, v.1, n.2, 2020, Toledo-PR/BRASIL.
2675-570X
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Quero Saber
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Quero Saber
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto Quero Saber
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810871591043072