A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/196 |
Resumo: | De forma geral, os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como, por exemplo: o direito à vida, à família, à alimentação, à educação, ao trabalho, à liberdade, à orientação sexual e ao meio ambiente. Assim, a busca pelo desenvolvimento perpassa pela dignidade humana, naquilo que é essencial ao humano, à alimentação. A busca pelo progresso diz respeito a uma sociedade e não a grupos ou setores privilegiados, não ocorre individualmente e sem critérios. Desta forma, se faz necessário pensar novas formas e processos produtivos que considerem a natureza como bem essencial ao humano que respeite a dignidade da pessoa humana. Assim, este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da segurança alimentar, principalmente das crianças em idade escolar da rede estadual de educação do Paraná, através do PNAE. Com o estudo, foi possível compreender que apesar das legislações vigentes, bem como tratados e acordos de dimensões nacional e internacional, o problema da fome ainda se faz mais presente; e, considerando a pandemia, este tem se agravado, assim a sociedade, bem como os Estados ainda precisam considerar a alimentação como um direito inalienável diante da existência humana. |
id |
IBICT-1_d22acc5468a7a17fdfc202f5d33ca4d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/196 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemiaFood insecurity of schools in pandemic timeDesenvolvimento-humanoSegurança-alimentarPNAEEscolaPandemiaHuman-developmentFood -securitySchoolPandemicDireitos HumanosDe forma geral, os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como, por exemplo: o direito à vida, à família, à alimentação, à educação, ao trabalho, à liberdade, à orientação sexual e ao meio ambiente. Assim, a busca pelo desenvolvimento perpassa pela dignidade humana, naquilo que é essencial ao humano, à alimentação. A busca pelo progresso diz respeito a uma sociedade e não a grupos ou setores privilegiados, não ocorre individualmente e sem critérios. Desta forma, se faz necessário pensar novas formas e processos produtivos que considerem a natureza como bem essencial ao humano que respeite a dignidade da pessoa humana. Assim, este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da segurança alimentar, principalmente das crianças em idade escolar da rede estadual de educação do Paraná, através do PNAE. Com o estudo, foi possível compreender que apesar das legislações vigentes, bem como tratados e acordos de dimensões nacional e internacional, o problema da fome ainda se faz mais presente; e, considerando a pandemia, este tem se agravado, assim a sociedade, bem como os Estados ainda precisam considerar a alimentação como um direito inalienável diante da existência humana.In general, human rights can be understood as those that the individual possesses, simply because he is a human person, by the importance of his existence, such as: the right to life, to the family, to food, to education, to work, to freedom, sexual orientation and the environment. Thus the search for development passes through human dignity, in what is essential to the human person, to food. The search for progress concerns a society and not privileged groups or sectors, it does not occur individually and without criteria. Thus it is necessary to think of new forms and productive processes that consider nature as an essential good to the human person that respects the dignity of the human person. Thus, this article sought to understand the various dimensions of the concept of development, based on food security, especially for school-age children in the state education network of Paraná, through the PNAE. With the study, it was possible to understand that despite the legislation in force, as well as treaties and agreements of national and international dimensions, the problem of hunger is still more present, considering the pandemic, it has worsened, as well as society, as well as States still need to consider food as an inalienable right before human existence.Instituto Quero SaberBrasil2021-05-04T23:36:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSoares, Simone Cesario; Roesler, Marli Renate von Borstel. A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia. In: Revista Quero Saber, ISSN: 2675-570X, v.1, n.2, 2020, Toledo-PR/BRASIL.2675-570Xhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/196porRevista Quero SaberSOARES, Simone CesarioROESLER, Marli Renate von Borstelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2021-05-04T23:36:10Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/196Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582021-05-04T23:36:10Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia Food insecurity of schools in pandemic time |
title |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia |
spellingShingle |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia SOARES, Simone Cesario Desenvolvimento-humano Segurança-alimentar PNAE Escola Pandemia Human-development Food -security School Pandemic Direitos Humanos |
title_short |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia |
title_full |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia |
title_fullStr |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia |
title_sort |
A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia |
author |
SOARES, Simone Cesario |
author_facet |
SOARES, Simone Cesario ROESLER, Marli Renate von Borstel |
author_role |
author |
author2 |
ROESLER, Marli Renate von Borstel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, Simone Cesario ROESLER, Marli Renate von Borstel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento-humano Segurança-alimentar PNAE Escola Pandemia Human-development Food -security School Pandemic Direitos Humanos |
topic |
Desenvolvimento-humano Segurança-alimentar PNAE Escola Pandemia Human-development Food -security School Pandemic Direitos Humanos |
description |
De forma geral, os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como, por exemplo: o direito à vida, à família, à alimentação, à educação, ao trabalho, à liberdade, à orientação sexual e ao meio ambiente. Assim, a busca pelo desenvolvimento perpassa pela dignidade humana, naquilo que é essencial ao humano, à alimentação. A busca pelo progresso diz respeito a uma sociedade e não a grupos ou setores privilegiados, não ocorre individualmente e sem critérios. Desta forma, se faz necessário pensar novas formas e processos produtivos que considerem a natureza como bem essencial ao humano que respeite a dignidade da pessoa humana. Assim, este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da segurança alimentar, principalmente das crianças em idade escolar da rede estadual de educação do Paraná, através do PNAE. Com o estudo, foi possível compreender que apesar das legislações vigentes, bem como tratados e acordos de dimensões nacional e internacional, o problema da fome ainda se faz mais presente; e, considerando a pandemia, este tem se agravado, assim a sociedade, bem como os Estados ainda precisam considerar a alimentação como um direito inalienável diante da existência humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-04T23:36:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Soares, Simone Cesario; Roesler, Marli Renate von Borstel. A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia. In: Revista Quero Saber, ISSN: 2675-570X, v.1, n.2, 2020, Toledo-PR/BRASIL. 2675-570X https://deposita.ibict.br/handle/deposita/196 |
identifier_str_mv |
Soares, Simone Cesario; Roesler, Marli Renate von Borstel. A insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia. In: Revista Quero Saber, ISSN: 2675-570X, v.1, n.2, 2020, Toledo-PR/BRASIL. 2675-570X |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Quero Saber |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Quero Saber Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Quero Saber Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810871591043072 |