Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350 |
Resumo: | Resumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policies |
id |
IBICT-2_cb51b636ad4f01b0be5c965a9a0b63ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3350 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensionsinclusão digitalinternetrede sociotécnicajovenspolíticas públicasResumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policiesInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2012-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/335010.18617/liinc.v8i1.470Liinc em Revista; Vol. 8 No. 1 (2012): Science, Technology, and Social InnovationLiinc em Revista; Vol. 8 Núm. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação socialLiinc em Revista; v. 8 n. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350/2956Alves, Daniela Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3350Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:49.06Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions |
title |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions |
spellingShingle |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions Alves, Daniela Alves de inclusão digital internet rede sociotécnica jovens políticas públicas |
title_short |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions |
title_full |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions |
title_fullStr |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions |
title_sort |
Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions |
author |
Alves, Daniela Alves de |
author_facet |
Alves, Daniela Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Daniela Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão digital internet rede sociotécnica jovens políticas públicas |
topic |
inclusão digital internet rede sociotécnica jovens políticas públicas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policies |
description |
Resumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policies |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350 10.18617/liinc.v8i1.470 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v8i1.470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350/2956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 8 No. 1 (2012): Science, Technology, and Social Innovation Liinc em Revista; Vol. 8 Núm. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social Liinc em Revista; v. 8 n. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
inclusão digital internet rede sociotécnica jovens políticas públicas |
_version_ |
1700924324900241408 |