Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta: revisão e reflexão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shintaku, Milton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brito, Ronnie Fagundes de, Ferreira Jr., Rui Seabra, Barraviera, Benedito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IBICT - RIDI
Texto Completo: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1109
Resumo: As Ciências mudam e evoluem constantemente seus processos. Dentre eles, destaca-se o movimento de abertura, o qual se distingue em face da pressão maciça da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Ciência Aberta tem se mostrado a mais impactante por englobar várias iniciativas, sendo a Avaliação Aberta pelos Pares o maior desafio. O presente estudo teve por objetivos levantar e analisar a literatura disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares a fim de identificar conceitos e tendências e apoiar os editores na discussão sobre essa nova modalidade proposta. A avaliação aberta pelos pares ainda se apresenta como um desafio para todos os envolvidos na editoração científica.Apesar das vantagens teóricas,a avaliação duplo-cega reina absoluta, ainda se questionando se tanto o avaliado quanto o avaliador devem se conhecer. A abertura das ciências é um processo aparentemente irreversível, embora esteja enfrentando muita resistência pelos produtores do conhecimento científico. A implantação da avaliação aberta permitirá, em futuro breve, o acompanhamento e a avaliação deste processo, o que culminará com procedimentos transparentes e fornecerá novos subsídios tanto para os editores quanto para os avaliadores/avaliados.
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O presente estudo teve por objetivos levantar e analisar a literatura disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares a fim de identificar conceitos e tendências e apoiar os editores na discussão sobre essa nova modalidade proposta. A avaliação aberta pelos pares ainda se apresenta como um desafio para todos os envolvidos na editoração científica.Apesar das vantagens teóricas,a avaliação duplo-cega reina absoluta, ainda se questionando se tanto o avaliado quanto o avaliador devem se conhecer. A abertura das ciências é um processo aparentemente irreversível, embora esteja enfrentando muita resistência pelos produtores do conhecimento científico. A implantação da avaliação aberta permitirá, em futuro breve, o acompanhamento e a avaliação deste processo, o que culminará com procedimentos transparentes e fornecerá novos subsídios tanto para os editores quanto para os avaliadores/avaliados.Sciences constantly change e evolve their processes. Among them, theopen access movement stands out, facing the pressure of Information and Communication Technology (ICT). OpenScience has proved to be the most impactful as it encompasses several initiatives, with OpenPeer Review being the biggest challenge. This paper aims to survey and analyze the available literature on Open Peer Review, in order to identify concepts and trends and support the editorsin the discussion about this proposed new modality. Open Peer Assessment still presents it selfas a challenge for scientific publishing. Despite the theoretical advantages, double-blindevaluation is still absolute, even when questioning whether both the appraisers and theappraiser should know each other. The Open Science movement is irreversible, although it isfacing resistance by the producers of scientific knowledge. The implementation of Open PeerReview will allow the monitoring and evaluation of this process, which will culminate intransparent procedures and provide new subsidies for both editors and reviewerSubmitted by Milton Shintaku (shintaku@ibict.br) on 2021-03-02T19:18:27Z No. of bitstreams: 1 Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta revisão e reflexão.pdf: 439540 bytes, checksum: a7e6bfacb441d0036854fba67979dad2 (MD5)Approved for entry into archive by Juliana Sousa (julianasousa@ibict.br) on 2021-03-09T18:33:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta revisão e reflexão.pdf: 439540 bytes, checksum: a7e6bfacb441d0036854fba67979dad2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-09T18:33:38Z (GMT). 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