Desempenho motor de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de São Luí­s-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Larissa Cristina Baptista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miranda, Bruno Luiz Galvão de, Caldas, Ester da Silva, Silva, Diogo Matheus Barros da, Araújo, Marlon Lemos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/617
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho motor das habilidades fundamentais de locomoção e controle de objeto de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de ensino em São Luís-MA. A amostra foi composta por 50 alunos, do gênero masculino, com faixa etária entre 8 a 10 anos. Para a determinação do estado nutricional foi empregado o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo classificado conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a avaliação do desempenho das habilidades motoras utilizou-se o Test of Gross Motor Development - 2. Constatou-se que 30% da amostra possui oito anos, 40% encontra-se com nove anos e 30% possuem dez anos. O desempenho motor dos escolares apresentou baixa eficiância, com desempenho superior nas habilidades de controle de objeto, quando comparado com as habilidades locomotoras. Esses resultados vão ao encontro de diversos estudos prévios que também relacionam obesidade infantil com habilidades motoras. No qual normalmente reportam baixos ní­veis de desempenho motor. Os escolares participantes desta pesquisa apresentaram desempenho motor fraco, com dificuldades na realização de habilidades motoras fundamentais. Assim, verifica-se a necessidade de desenvolver estratégias interventivas com o intuito de oferecer oportunidades adequadas para a melhora do estado nutricional e elevar os ní­veis de desempenho motor dessas crianças.
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spelling Desempenho motor de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de São Luí­s-MAMotor performance of students with obesity at a school of the municipal education network in São Luís-MADesempeño motor de alumnos con obesidad en una escuela pública de São Luís-MADesempenho motor de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de São Luí­s-MAPrestazioni motorie di studenti obesi in una scuola pubblica a São Luís-MAChildrenNutritional statusSchoolchildrenMovementNiñosEstados nutricionalesNiños de escuelaMovimienotFigliStato nutrizionaleScolariMovimentoCriançasEstado nutricionalEscolaresMovimentoCriançasEstado nutricionalEscolaresMovimentoO presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho motor das habilidades fundamentais de locomoção e controle de objeto de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de ensino em São Luís-MA. A amostra foi composta por 50 alunos, do gênero masculino, com faixa etária entre 8 a 10 anos. Para a determinação do estado nutricional foi empregado o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo classificado conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a avaliação do desempenho das habilidades motoras utilizou-se o Test of Gross Motor Development - 2. Constatou-se que 30% da amostra possui oito anos, 40% encontra-se com nove anos e 30% possuem dez anos. O desempenho motor dos escolares apresentou baixa eficiância, com desempenho superior nas habilidades de controle de objeto, quando comparado com as habilidades locomotoras. Esses resultados vão ao encontro de diversos estudos prévios que também relacionam obesidade infantil com habilidades motoras. No qual normalmente reportam baixos ní­veis de desempenho motor. Os escolares participantes desta pesquisa apresentaram desempenho motor fraco, com dificuldades na realização de habilidades motoras fundamentais. Assim, verifica-se a necessidade de desenvolver estratégias interventivas com o intuito de oferecer oportunidades adequadas para a melhora do estado nutricional e elevar os ní­veis de desempenho motor dessas crianças.The aim of the present study was to analyze motor performance of students with obesity at a school in the city of São Luí­s. The sample consisted of 50 male students, aged between 8 and 10 years. To verify the nutritional status, the Body Mass Index (BMI) was used and classified according to the recommendations of the World Health Organization (WHO). The Motor Developmental Test 2 was used to evaluate the performance of motor skills. It was found that 30% of the sample is eight years old, 40% are nine years old and 30% are ten years old. The motor performance of the students presents low efficiency, with superior performance in the control abilities of the objects when compared with the locomotion skills. The results are similar to several studies with childhood obesity and motor skills, reporting the prevalence of low levels of motor performance. The students that participated in this research presented poor motor performance, with difficulties in the execution of the fundamental motor skills. This shows the need to develop intervention strategies that provide adequate opportunities to improve nutritional status and increase the motor performance of these children.El presente estudio tiene como objetivo analizar el desempeño motor de las habilidades fundamentales de locomoción y control de objetos de estudiantes con obesidad en una escuela pública en São Luís-MA. La muestra estuvo conformada por 50 estudiantes varones, con edades comprendidas entre los 8 y 10 años. Para determinar el estado nutricional se utilizó el Índice de Masa Corporal (IMC), clasificado según las recomendaciones de la Organización Mundial de la Salud (OMS). Para evaluar el desempeño de la motricidad se utilizó el Test de Desarrollo Motor Grueso - 2. Se encontró que el 30% de la muestra tiene ocho años, el 40% nueve años y el 30% diez años. El desempeño motor de los estudiantes mostró baja eficiencia, con un desempeño superior en las habilidades de control de objetos, en comparación con las habilidades locomotoras. Estos resultados están en línea con varios estudios previos que también relacionan la obesidad infantil con las habilidades motoras. En los que suelen reportar bajos niveles de rendimiento motor. Los estudiantes que participaron en esta investigación mostraron un desempeño motor pobre, con dificultades en el desempeño de las habilidades motrices fundamentales. Por lo tanto, existe la necesidad de desarrollar estrategias de intervención con el fin de ofrecer oportunidades adecuadas para mejorar el estado nutricional y aumentar los niveles de rendimiento motor de estos niños.O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho motor das habilidades fundamentais de locomoção e controle de objeto de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de ensino em São Luís-MA. A amostra foi composta por 50 alunos, do gênero masculino, com faixa etária entre 8 a 10 anos. Para a determinação do estado nutricional foi empregado o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo classificado conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a avaliação do desempenho das habilidades motoras utilizou-se o Test of Gross Motor Development - 2. Constatou-se que 30% da amostra possui oito anos, 40% encontra-se com nove anos e 30% possuem dez anos. O desempenho motor dos escolares apresentou baixa eficiância, com desempenho superior nas habilidades de controle de objeto, quando comparado com as habilidades locomotoras. Esses resultados vão ao encontro de diversos estudos prévios que também relacionam obesidade infantil com habilidades motoras. No qual normalmente reportam baixos ní­veis de desempenho motor. Os escolares participantes desta pesquisa apresentaram desempenho motor fraco, com dificuldades na realização de habilidades motoras fundamentais. Assim, verifica-se a necessidade de desenvolver estratégias interventivas com o intuito de oferecer oportunidades adequadas para a melhora do estado nutricional e elevar os ní­veis de desempenho motor dessas crianças.Il presente studio mira ad analizzare le prestazioni motorie delle abilità fondamentali di locomozione e controllo degli oggetti di studenti con obesità in una scuola pubblica a São Luís-MA. Il campione era composto da 50 studenti maschi, di età compresa tra gli 8 ei 10 anni. Per determinare lo stato nutrizionale è stato utilizzato il Body Mass Index (BMI), classificato secondo le raccomandazioni dell'Organizzazione Mondiale della Sanità (OMS). Per valutare le prestazioni delle capacità motorie è stato utilizzato il Test dello sviluppo motorio lordo - 2. È emerso che il 30% del campione ha otto anni, il 40% ha nove anni e il 30% ha dieci anni. Le prestazioni motorie degli studenti hanno mostrato una bassa efficienza, con prestazioni superiori nelle abilità di controllo degli oggetti, rispetto alle abilità locomotorie. Questi risultati sono in linea con diversi studi precedenti che collegano anche l'obesità infantile alle capacità motorie. In cui di solito segnalano bassi livelli di prestazioni motorie. Gli studenti partecipanti a questa ricerca hanno mostrato scarse prestazioni motorie, con difficoltà nell'espletamento delle abilità motorie fondamentali. Pertanto, è necessario sviluppare strategie di intervento al fine di offrire adeguate opportunità per migliorare lo stato nutrizionale e aumentare i livelli di prestazioni motorie di questi bambini.IBPEFEX2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/617Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 11 No. 68 (2017): Suplementar 2; 646-652Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 11 Núm. 68 (2017): Suplementar 2; 646-652Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 11 N. 68 (2017): Suplementar 2; 646-652RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 11 n. 68 (2017): Suplementar 2; 646-652Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 11 n. 68 (2017): Suplementar 2; 646-6521981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/617/487https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/617/768Reis, Larissa Cristina BaptistaMiranda, Bruno Luiz Galvão deCaldas, Ester da SilvaSilva, Diogo Matheus Barros daAraújo, Marlon Lemos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:14:48Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/617Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-05-13T14:14:48Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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