Análise do estado nutricional e da flexibilidade pelo teste de sentar e alcançar em escolares do ensino fundamental em uma escola do Alto Vale do Itajaí
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
Texto Completo: | https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2262 |
Resumo: | Introdução: A flexibilidade (FLEX) é considerada uma capacidade física tendo seu auge na infância e considerado de fundamental importância para o desempenho em atividade física e em qualquer fase da vida. Objetivo: avaliar a FLEX em escolares de 6 a 11 anos e comparar com critérios recomendados em cada faixa etária, considerando fatores como sexo, idade e estado nutricional (EN). Materiais e Métodos: estudo transversal que investigou crianças de uma escola privada no município de Rio do Sul-SC. Foram avaliadas 45 crianças de ambos os sexos. As variáveis massa e estatura foram avaliadas para se obter o índice de massa corporal (IMC). Para avaliar a FLEX, utilizou-se o teste de sentar e alcançar com o banco de Wells. Para obter a análise de dados, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Utilizou-se o teste Kolgomorov-Smirnov para análise de normalidade dos dados e da estatística descritiva. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: A amostra constituiu-se de 62,2% meninos (n=28) e 37,8% meninas (n=17). A maioria dos participantes apresentou o nível de FLEX considerado Muito Bom. Indivíduos com EN baixo peso e eutrófico, representaram 77,8%, já indivíduos com sobrepeso e obesidade, representaram 22,2% da amostra. Considerações: constatou-se que os indivíduos com o EN eutrófico, apresentaram melhores valores na classificação da FLEX em comparação com os sobrepeso e obesidade. Podemos verificar que quanto maior a idade, menor é a FLEX. Concluindo assim que o sobrepeso, a obesidade e a idade cronológica, interferem negativamente na FLEX. |
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Análise do estado nutricional e da flexibilidade pelo teste de sentar e alcançar em escolares do ensino fundamental em uma escola do Alto Vale do ItajaíAnalysis of the nutritional status and flexibility by the sit and reach test in elementary school children in a school in Alto Vale do ItajaíAnálisis del estado nutricional y de la flexibilidad mediante el test sit andreach en estudiantes de enseñanza primaria de una escuela del Alto Vale do ItajaíAnálise do estado nutricional e da flexibilidade pelo teste de sentar e alcançar em escolares do ensino fundamental em uma escola do Alto Vale do ItajaíAnalisi dello stato nutrizionale e della flessibilità utilizzando il test sit and raggiungere negli studenti delle scuole elementari di una scuola dell'Alto Vale do ItajaíFlexibilityNutritional StatusSchoolchildrenFlexibilidadEstados nutricionalesNiños de escuelaFlessibilitàStato nutrizionaleScolariFlexibilidadeEstado nutricionalEscolaresFlexibilidadeEstado nutricionalEscolaresIntrodução: A flexibilidade (FLEX) é considerada uma capacidade física tendo seu auge na infância e considerado de fundamental importância para o desempenho em atividade física e em qualquer fase da vida. Objetivo: avaliar a FLEX em escolares de 6 a 11 anos e comparar com critérios recomendados em cada faixa etária, considerando fatores como sexo, idade e estado nutricional (EN). Materiais e Métodos: estudo transversal que investigou crianças de uma escola privada no município de Rio do Sul-SC. Foram avaliadas 45 crianças de ambos os sexos. As variáveis massa e estatura foram avaliadas para se obter o índice de massa corporal (IMC). Para avaliar a FLEX, utilizou-se o teste de sentar e alcançar com o banco de Wells. Para obter a análise de dados, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Utilizou-se o teste Kolgomorov-Smirnov para análise de normalidade dos dados e da estatística descritiva. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: A amostra constituiu-se de 62,2% meninos (n=28) e 37,8% meninas (n=17). A maioria dos participantes apresentou o nível de FLEX considerado Muito Bom. Indivíduos com EN baixo peso e eutrófico, representaram 77,8%, já indivíduos com sobrepeso e obesidade, representaram 22,2% da amostra. Considerações: constatou-se que os indivíduos com o EN eutrófico, apresentaram melhores valores na classificação da FLEX em comparação com os sobrepeso e obesidade. Podemos verificar que quanto maior a idade, menor é a FLEX. Concluindo assim que o sobrepeso, a obesidade e a idade cronológica, interferem negativamente na FLEX.Introducion: Flexibility (FLEX) is considered a physical ability that peaks in childhood and is considered of fundamental importance for performance in physical activity at any stage of life. Objective: to evaluate the FLEX in schoolchildren aged 6 to 11 years and compare it with recommended criteria for each age group, considering factors such as sex, age and nutritional status (NES). Materials and Methods: cross-sectional study that investigated children from a private school in the city of Rio do Sul-SC. We evaluated 45 children of both sexes. The variables mass and height were evaluated to obtain the body mass index (BMI). To evaluate FLEX, we used the sit and reach test with the Wells bench. For data analysis, the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program was used. The Kolgomorov-Smirnov test was used to analyze the normality of the data and descriptive statistics. The significance level adopted was p<0.05. Results: The sample consisted of 62.2% boys (n=28) and 37.8% girls (n=17). Most of the participants had the FLEX level considered Very Good. Underweight and eutrophic individuals represented 77.8%, while overweight and obese individuals represented 22.2% of the sample. Considerations: it was found that individuals with eutrophic EN showed better values in the FLEX classification compared to overweight and obese individuals. We could verify that the older the age, the lower the FLEX. Thus, we concluded that overweight, obesity, and chronological age negatively interfere in the FLEX.Introducción: La flexibilidad (FLEX) es considerada una capacidad física, alcanza su punto máximo en la infancia y se considera de fundamental importancia para el desempeño de la actividad física en cualquier etapa de la vida. Objetivo: evaluar FLEX en escolares de 6 a 11 años y comparar con criterios recomendados en cada grupo etario, considerando factores como sexo, edad y estado nutricional (EN). Materiales y Métodos: estudio transversal que investigó a niños de una escuela privada de la ciudad de Rio do Sul-SC. Se evaluaron 45 niños de ambos sexos. Se evaluaron las variables masa y talla para obtener el índice de masa corporal (IMC). Para evaluar FLEX se utilizó el test de sentarse y alcanzar con el banco de Wells. Para la obtención del análisis de los datos se utilizó el programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Se utilizó la prueba de Kolgomorov-Smirnov para analizar la normalidad de los datos y la estadística descriptiva. El nivel de significancia adoptado fue p<0,05. Resultados: La muestra estuvo compuesta por 62,2% niños (n=28) y 37,8% niñas (n=17). La mayoría de los participantes tuvo un nivel FLEX considerado Muy Bueno, los individuos con bajo peso y normopeso representaron el 77,8%, mientras que los individuos con sobrepeso y obesidad representaron el 22,2% de la muestra. Consideraciones: se encontró que los individuos con EN eutrófica presentaron mejores valores en la clasificación FLEX en comparación con los individuos con sobrepeso y obesidad. Podemos ver que cuanto mayor es la edad, menor es el FLEX. Concluyendo que el sobrepeso, la obesidad y la edad cronológica impactan negativamente en FLEX.Introdução: A flexibilidade (FLEX) é considerada uma capacidade física tendo seu auge na infância e considerado de fundamental importância para o desempenho em atividade física e em qualquer fase da vida. Objetivo: avaliar a FLEX em escolares de 6 a 11 anos e comparar com critérios recomendados em cada faixa etária, considerando fatores como sexo, idade e estado nutricional (EN). Materiais e Métodos: estudo transversal que investigou crianças de uma escola privada no município de Rio do Sul-SC. Foram avaliadas 45 crianças de ambos os sexos. As variáveis massa e estatura foram avaliadas para se obter o índice de massa corporal (IMC). Para avaliar a FLEX, utilizou-se o teste de sentar e alcançar com o banco de Wells. Para obter a análise de dados, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Utilizou-se o teste Kolgomorov-Smirnov para análise de normalidade dos dados e da estatística descritiva. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: A amostra constituiu-se de 62,2% meninos (n=28) e 37,8% meninas (n=17). A maioria dos participantes apresentou o nível de FLEX considerado Muito Bom. Indivíduos com EN baixo peso e eutrófico, representaram 77,8%, já indivíduos com sobrepeso e obesidade, representaram 22,2% da amostra. Considerações: constatou-se que os indivíduos com o EN eutrófico, apresentaram melhores valores na classificação da FLEX em comparação com os sobrepeso e obesidade. Podemos verificar que quanto maior a idade, menor é a FLEX. Concluindo assim que o sobrepeso, a obesidade e a idade cronológica, interferem negativamente na FLEX.Introduzione: La flessibilità (FLEX) è considerata una capacità fisica, con un picco nell'infanzia e considerata di fondamentale importanza per la prestazione nell'attività fisica in qualsiasi fase della vita. Obiettivo: valutare FLEX negli scolari dai 6 agli 11 anni e confrontarlo con i criteri raccomandati in ciascuna fascia di età, considerando fattori quali sesso, età e stato nutrizionale (EN). Materiali e metodi: studio trasversale che ha indagato i bambini di una scuola privata nella città di Rio do Sul-SC. Sono stati valutati 45 bambini di entrambi i sessi. Le variabili massa e altezza sono state valutate per ottenere l'indice di massa corporea (BMI). Per valutare FLEX è stato utilizzato il test sit and raggiungere con la panca Wells. Per ottenere l'analisi dei dati è stato utilizzato il programma Pacchetto Statistico per le Scienze Sociali (SPSS). Il test di Kolgomorov-Smirnov è stato utilizzato per analizzare la normalità dei dati e le statistiche descrittive. Il livello di significatività adottato è stato p<0,05. Risultati: il campione era composto per il 62,2% da ragazzi (n=28) e per il 37,8% da ragazze (n=17). La maggior parte dei partecipanti aveva un livello FLEX considerato Molto Buono: gli individui con peso basso e peso normale rappresentavano il 77,8%, mentre gli individui in sovrappeso e obesi rappresentavano il 22,2% del campione. Considerazioni: è stato riscontrato che gli individui con NE eutrofica presentavano valori migliori nella classificazione FLEX rispetto agli individui in sovrappeso e obesi. Possiamo vedere che maggiore è l'età, minore è il FLEX. Concludendo che sovrappeso, obesità ed età cronologica hanno un impatto negativo su FLEX.IBPEFEX2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2262Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 17 No. 109 (2023); 420-427Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 17 Núm. 109 (2023); 420-427Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 17 N. 109 (2023); 420-427RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 17 n. 109 (2023); 420-427Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 17 n. 109 (2023); 420-4271981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2262/1377Copyright (c) 2023 Paulo Roberto Santos Lopes, Ágata Katerine Ledra, Almir João Ledra, Anelise Sonzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Paulo Roberto SantosLedra, Ágata Katerine Ledra, Almir JoãoSonza, Anelise 2024-01-26T13:38:19Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/2262Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-01-26T13:38:19Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
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Introdução: A flexibilidade (FLEX) é considerada uma capacidade física tendo seu auge na infância e considerado de fundamental importância para o desempenho em atividade física e em qualquer fase da vida. Objetivo: avaliar a FLEX em escolares de 6 a 11 anos e comparar com critérios recomendados em cada faixa etária, considerando fatores como sexo, idade e estado nutricional (EN). Materiais e Métodos: estudo transversal que investigou crianças de uma escola privada no município de Rio do Sul-SC. Foram avaliadas 45 crianças de ambos os sexos. As variáveis massa e estatura foram avaliadas para se obter o índice de massa corporal (IMC). Para avaliar a FLEX, utilizou-se o teste de sentar e alcançar com o banco de Wells. Para obter a análise de dados, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Utilizou-se o teste Kolgomorov-Smirnov para análise de normalidade dos dados e da estatística descritiva. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: A amostra constituiu-se de 62,2% meninos (n=28) e 37,8% meninas (n=17). A maioria dos participantes apresentou o nível de FLEX considerado Muito Bom. Indivíduos com EN baixo peso e eutrófico, representaram 77,8%, já indivíduos com sobrepeso e obesidade, representaram 22,2% da amostra. Considerações: constatou-se que os indivíduos com o EN eutrófico, apresentaram melhores valores na classificação da FLEX em comparação com os sobrepeso e obesidade. Podemos verificar que quanto maior a idade, menor é a FLEX. Concluindo assim que o sobrepeso, a obesidade e a idade cronológica, interferem negativamente na FLEX. |
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