Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Ana Paula Cavalcanti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4489
Resumo: A presente pesquisa de Direito analisará o instituto da coisa julgada em todos os seus aspectos, especialmente a sua eficácia preclusiva, que vira foco de uma polêmica questão quando nos deparamos com a inconstitucionalidade da res iudicata. Bem a propósito, é de suma importância verificar as hipóteses de surgimento da coisa julgada inconstitucional. A ausência de uma teoria uniforme a respeito do assunto fomenta vários argumentos tanto no sentido da “relativização” da coisa julgada, quanto no sentido da coisa julgada como sendo o maior expoente da segurança jurídica, sendo, assim, um valor absoluto. Analisar profundamente os dois posicionamentos é a única maneira de encontrar soluções para o problema, buscando, nos mais renomados doutrinadores e estudiosos do direito, uma forma eficaz de lidar com decisões judiciais eivadas pelo vício da inconstitucionalidade.
id IDP-1_03002f4dace11f75ac83721a5b75ed23
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4489
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucionalCoisa julgadaCoisa julgada inconstitucionalSegurança jurídicaA presente pesquisa de Direito analisará o instituto da coisa julgada em todos os seus aspectos, especialmente a sua eficácia preclusiva, que vira foco de uma polêmica questão quando nos deparamos com a inconstitucionalidade da res iudicata. Bem a propósito, é de suma importância verificar as hipóteses de surgimento da coisa julgada inconstitucional. A ausência de uma teoria uniforme a respeito do assunto fomenta vários argumentos tanto no sentido da “relativização” da coisa julgada, quanto no sentido da coisa julgada como sendo o maior expoente da segurança jurídica, sendo, assim, um valor absoluto. Analisar profundamente os dois posicionamentos é a única maneira de encontrar soluções para o problema, buscando, nos mais renomados doutrinadores e estudiosos do direito, uma forma eficaz de lidar com decisões judiciais eivadas pelo vício da inconstitucionalidade.Instituto Brasiliense de Direito PúblicoBinder, CésarFurtado, Ana Paula Cavalcanti2023-06-30T15:10:40Z2023-06-30T15:10:40Z20122023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFURTADO, Ana Paula Cavalcanti. Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional. 2023. 49 f. Monografia (Especialização em Direito Processual) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2012.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-06-30T15:16:20Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4489Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:25:55.615456Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
title Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
spellingShingle Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
Furtado, Ana Paula Cavalcanti
Coisa julgada
Coisa julgada inconstitucional
Segurança jurídica
title_short Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
title_full Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
title_fullStr Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
title_full_unstemmed Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
title_sort Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
author Furtado, Ana Paula Cavalcanti
author_facet Furtado, Ana Paula Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Binder, César
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Ana Paula Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Coisa julgada
Coisa julgada inconstitucional
Segurança jurídica
topic Coisa julgada
Coisa julgada inconstitucional
Segurança jurídica
description A presente pesquisa de Direito analisará o instituto da coisa julgada em todos os seus aspectos, especialmente a sua eficácia preclusiva, que vira foco de uma polêmica questão quando nos deparamos com a inconstitucionalidade da res iudicata. Bem a propósito, é de suma importância verificar as hipóteses de surgimento da coisa julgada inconstitucional. A ausência de uma teoria uniforme a respeito do assunto fomenta vários argumentos tanto no sentido da “relativização” da coisa julgada, quanto no sentido da coisa julgada como sendo o maior expoente da segurança jurídica, sendo, assim, um valor absoluto. Analisar profundamente os dois posicionamentos é a única maneira de encontrar soluções para o problema, buscando, nos mais renomados doutrinadores e estudiosos do direito, uma forma eficaz de lidar com decisões judiciais eivadas pelo vício da inconstitucionalidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2023-06-30T15:10:40Z
2023-06-30T15:10:40Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FURTADO, Ana Paula Cavalcanti. Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional. 2023. 49 f. Monografia (Especialização em Direito Processual) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2012.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4489
identifier_str_mv FURTADO, Ana Paula Cavalcanti. Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional. 2023. 49 f. Monografia (Especialização em Direito Processual) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2012.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasiliense de Direito Público
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasiliense de Direito Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385915848589312