Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Caio Sérgio Monteiro Brasil
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4270
Resumo: Este estudo aborda o tema da alfabetização financeira para crianças e jovens que cursam o ensino técnico do Instituto Federal do Pará – campus Marabá Industrial (IFPA-CMI). O termo alfabetização financeira é sintetizada como a posse de conhecimentos básicos ou competências que um cidadão possui de gerir o seu próprio dinheiro. Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos discentes do IFPA - CMI, com o intuito de descobrir se este público possui alfabetização financeira necessária para gerir o auxílio financeiro recebidos através de programas do Governo Brasileiro. Para isso foi realizada uma pesquisa quali-quanti através da análise dos artigos acadêmicos brasileiros que tratam sobre Educação Financeira para crianças e jovens e a aplicação do indicador de nível de alfabetização em crianças e jovens que cursam, em 2022, o ensino técnico no IFPA em Marabá/PA. Sobre a análise da literatura, foram levantados os dados através de uma busca ampla e estruturada e selecionou-se 28 estudos. Com relação a aplicação do indicador, a seleção da amostra dos 145 entrevistados se deu por uma amostragem bola de neve, onde estes responderam um questionário com questões tipo likert e objetivas, que envolvem: atitude, comportamento e conhecimentos financeiros. Concluiu-se que aproximadamente 60% dos estudantes do nível técnico possuem um alto nível de alfabetização financeira para gerir sua os recursos provenientes do auxílio estudantil recebidos pelo governo. Por fim, espera-se que o desenvolvimento dessa pesquisa possa vir a dar insumos para estudos futuros da Educação Financeira para crianças e jovens do Brasil.
id IDP-1_0ed7f54e79ea7f948c30defe2ad7df79
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4270
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá IndustrialEducação Financeira para crianças e jovensIndicador de alfabetização financeiraAssistência EstudantilEste estudo aborda o tema da alfabetização financeira para crianças e jovens que cursam o ensino técnico do Instituto Federal do Pará – campus Marabá Industrial (IFPA-CMI). O termo alfabetização financeira é sintetizada como a posse de conhecimentos básicos ou competências que um cidadão possui de gerir o seu próprio dinheiro. Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos discentes do IFPA - CMI, com o intuito de descobrir se este público possui alfabetização financeira necessária para gerir o auxílio financeiro recebidos através de programas do Governo Brasileiro. Para isso foi realizada uma pesquisa quali-quanti através da análise dos artigos acadêmicos brasileiros que tratam sobre Educação Financeira para crianças e jovens e a aplicação do indicador de nível de alfabetização em crianças e jovens que cursam, em 2022, o ensino técnico no IFPA em Marabá/PA. Sobre a análise da literatura, foram levantados os dados através de uma busca ampla e estruturada e selecionou-se 28 estudos. Com relação a aplicação do indicador, a seleção da amostra dos 145 entrevistados se deu por uma amostragem bola de neve, onde estes responderam um questionário com questões tipo likert e objetivas, que envolvem: atitude, comportamento e conhecimentos financeiros. Concluiu-se que aproximadamente 60% dos estudantes do nível técnico possuem um alto nível de alfabetização financeira para gerir sua os recursos provenientes do auxílio estudantil recebidos pelo governo. Por fim, espera-se que o desenvolvimento dessa pesquisa possa vir a dar insumos para estudos futuros da Educação Financeira para crianças e jovens do Brasil.This study addresses the issue of financial literacy for children and young people who attend technical education at the Federal Institute of Pará – Marabá Industrial campus (IFPA-CMI). The term financial literacy is summarized as the possession of basic knowledge or skills that a citizen has to manage their own money. This study aimed to analyze the level of financial literacy of IFPA - CMI students, in order to find out if this public has the necessary financial literacy to manage the financial aid received through Brazilian Government programs. For this, a quali-quanti research was carried out through the analysis of Brazilian academic articles dealing with Financial Education for children and young people and the application of the literacy level indicator in children and young people who attend, in 2022, technical education at IFPA in Maraba/PA. Regarding the literature review, data were collected through a broad and structured search and 28 studies were selected. Regarding the application of the indicator, the selection of the sample of the 145 interviewees was carried out through a snowball sampling, where they answered a questionnaire with likert and objective questions, involving: attitude, behavior and financial knowledge. It was concluded that approximately 60% of technical level students have a high level of financial literacy to manage their student aid resources received by the government. Finally, it is expected that the development of this research may provide inputs for future studies of Financial Education for children and young people in Brazil.Wichmann, Roberta MoreiraBorges, Caio Sérgio Monteiro Brasil2023-02-23T16:37:50Z2023-02-23T16:37:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Caio Sérgio Monteiro Brasil. Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2022.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-02-23T16:40:55Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4270Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:28.935639Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
title Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
spellingShingle Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
Borges, Caio Sérgio Monteiro Brasil
Educação Financeira para crianças e jovens
Indicador de alfabetização financeira
Assistência Estudantil
title_short Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
title_full Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
title_fullStr Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
title_full_unstemmed Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
title_sort Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
author Borges, Caio Sérgio Monteiro Brasil
author_facet Borges, Caio Sérgio Monteiro Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wichmann, Roberta Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Caio Sérgio Monteiro Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira para crianças e jovens
Indicador de alfabetização financeira
Assistência Estudantil
topic Educação Financeira para crianças e jovens
Indicador de alfabetização financeira
Assistência Estudantil
description Este estudo aborda o tema da alfabetização financeira para crianças e jovens que cursam o ensino técnico do Instituto Federal do Pará – campus Marabá Industrial (IFPA-CMI). O termo alfabetização financeira é sintetizada como a posse de conhecimentos básicos ou competências que um cidadão possui de gerir o seu próprio dinheiro. Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos discentes do IFPA - CMI, com o intuito de descobrir se este público possui alfabetização financeira necessária para gerir o auxílio financeiro recebidos através de programas do Governo Brasileiro. Para isso foi realizada uma pesquisa quali-quanti através da análise dos artigos acadêmicos brasileiros que tratam sobre Educação Financeira para crianças e jovens e a aplicação do indicador de nível de alfabetização em crianças e jovens que cursam, em 2022, o ensino técnico no IFPA em Marabá/PA. Sobre a análise da literatura, foram levantados os dados através de uma busca ampla e estruturada e selecionou-se 28 estudos. Com relação a aplicação do indicador, a seleção da amostra dos 145 entrevistados se deu por uma amostragem bola de neve, onde estes responderam um questionário com questões tipo likert e objetivas, que envolvem: atitude, comportamento e conhecimentos financeiros. Concluiu-se que aproximadamente 60% dos estudantes do nível técnico possuem um alto nível de alfabetização financeira para gerir sua os recursos provenientes do auxílio estudantil recebidos pelo governo. Por fim, espera-se que o desenvolvimento dessa pesquisa possa vir a dar insumos para estudos futuros da Educação Financeira para crianças e jovens do Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-23T16:37:50Z
2023-02-23T16:37:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Caio Sérgio Monteiro Brasil. Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2022.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4270
identifier_str_mv BORGES, Caio Sérgio Monteiro Brasil. Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385918979637248