A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Argi Aires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3739
Resumo: Este estudo analisa os aspectos éticos envolvidos no chamado "suicídio assistido", situação onde uma pessoa ajuda outra a morrer, seja por ações premeditadas ou por encorajamento. As motivações daqueles que ajudam podem ser criminosas, configurando um delito, considerando-se que provocar a morte de alguém é considerado homicídio em todos os sistemas jurídicos do mundo. Questiona-se, ainda, a ética médica, quando o suicídio é assistido por esse profissional. O estudo tem por objetivo abordar os fundamentos constitucionais que impedem a adoção do suicídio assistido na legislação brasileira. O estudo é relevante a partir do momento em que a Medicina apresenta limitações para curar determinadas doenças e muitas vezes apenas mantém o paciente terminal em estado vegetativo. O tema tem sido muito discutido na sociedade e no mundo médico e jurídico nas últimas décadas e ainda apresenta muitas controvérsias. O problema de pesquisa a ser respondido foi: "Quais são os fundamentos constitucionais que impedem a adoção do suicídio assistido na legislação brasileira?". Após análise do tema a resposta apresentada é que a liberação do suicídio assistido no Brasil contraria o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, onde o direito à vida é considerado como fundamental, tendo ainda como suporte o respeito à dignidade da pessoa humana, princípio que, em vez de ser respeitado, no caso de suicídio assistido seria ofendido, posição que se adequa à tradição religiosa do país e importantes correntes doutrinárias do constitucionalismo brasileiro.
id IDP-1_c5fa624d9b7953d4ba918b5322ad175d
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3739
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistidoBioéticaDignidade da pessoa humanaMorte dignaSuicídio assistidoConstituição FederalEste estudo analisa os aspectos éticos envolvidos no chamado "suicídio assistido", situação onde uma pessoa ajuda outra a morrer, seja por ações premeditadas ou por encorajamento. As motivações daqueles que ajudam podem ser criminosas, configurando um delito, considerando-se que provocar a morte de alguém é considerado homicídio em todos os sistemas jurídicos do mundo. Questiona-se, ainda, a ética médica, quando o suicídio é assistido por esse profissional. O estudo tem por objetivo abordar os fundamentos constitucionais que impedem a adoção do suicídio assistido na legislação brasileira. O estudo é relevante a partir do momento em que a Medicina apresenta limitações para curar determinadas doenças e muitas vezes apenas mantém o paciente terminal em estado vegetativo. O tema tem sido muito discutido na sociedade e no mundo médico e jurídico nas últimas décadas e ainda apresenta muitas controvérsias. O problema de pesquisa a ser respondido foi: "Quais são os fundamentos constitucionais que impedem a adoção do suicídio assistido na legislação brasileira?". Após análise do tema a resposta apresentada é que a liberação do suicídio assistido no Brasil contraria o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, onde o direito à vida é considerado como fundamental, tendo ainda como suporte o respeito à dignidade da pessoa humana, princípio que, em vez de ser respeitado, no caso de suicídio assistido seria ofendido, posição que se adequa à tradição religiosa do país e importantes correntes doutrinárias do constitucionalismo brasileiro.IDP/EABAlmeida, André Vinícius Espirito SantoCavalcante, Argi Aires2022-04-08T20:05:40Z2022-04-08T20:05:40Z20172022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Argi Aires. A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido. 2022. 72 f. Monografia em pós-graduação (Direito Penal e Processual Penal). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2017.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2022-04-28T16:24:06Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3739Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:31.253394Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
title A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
spellingShingle A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
Cavalcante, Argi Aires
Bioética
Dignidade da pessoa humana
Morte digna
Suicídio assistido
Constituição Federal
title_short A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
title_full A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
title_fullStr A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
title_full_unstemmed A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
title_sort A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido
author Cavalcante, Argi Aires
author_facet Cavalcante, Argi Aires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, André Vinícius Espirito Santo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Argi Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Dignidade da pessoa humana
Morte digna
Suicídio assistido
Constituição Federal
topic Bioética
Dignidade da pessoa humana
Morte digna
Suicídio assistido
Constituição Federal
description Este estudo analisa os aspectos éticos envolvidos no chamado "suicídio assistido", situação onde uma pessoa ajuda outra a morrer, seja por ações premeditadas ou por encorajamento. As motivações daqueles que ajudam podem ser criminosas, configurando um delito, considerando-se que provocar a morte de alguém é considerado homicídio em todos os sistemas jurídicos do mundo. Questiona-se, ainda, a ética médica, quando o suicídio é assistido por esse profissional. O estudo tem por objetivo abordar os fundamentos constitucionais que impedem a adoção do suicídio assistido na legislação brasileira. O estudo é relevante a partir do momento em que a Medicina apresenta limitações para curar determinadas doenças e muitas vezes apenas mantém o paciente terminal em estado vegetativo. O tema tem sido muito discutido na sociedade e no mundo médico e jurídico nas últimas décadas e ainda apresenta muitas controvérsias. O problema de pesquisa a ser respondido foi: "Quais são os fundamentos constitucionais que impedem a adoção do suicídio assistido na legislação brasileira?". Após análise do tema a resposta apresentada é que a liberação do suicídio assistido no Brasil contraria o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, onde o direito à vida é considerado como fundamental, tendo ainda como suporte o respeito à dignidade da pessoa humana, princípio que, em vez de ser respeitado, no caso de suicídio assistido seria ofendido, posição que se adequa à tradição religiosa do país e importantes correntes doutrinárias do constitucionalismo brasileiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-04-08T20:05:40Z
2022-04-08T20:05:40Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Argi Aires. A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido. 2022. 72 f. Monografia em pós-graduação (Direito Penal e Processual Penal). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2017.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3739
identifier_str_mv CAVALCANTE, Argi Aires. A dignidade humana no fim da vida frente ao suicídio assistido. 2022. 72 f. Monografia em pós-graduação (Direito Penal e Processual Penal). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2017.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385930309500928