Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/624 |
Resumo: | Avaliar o uso de metodologia ativa baseada na problematização em alunos (técnicos de enfermagem) comparado a metodologia tradicional. Estudo de intervenção, comparativo. O campo de estudo foi uma escola de saúde de uma instituição militar no Brasil. Esse estudo trabalhou com a população total composta por 145 alunos, sendo excluídos 12 por estarem com COVID-19. Em termos quantitativos, não foi identificada diferença estatisticamente significante (p= 0,761) entre os grupos que usaram metodologia ativa e metodologia tradicional, bem como no aspecto qualitativo. Porém no grupo que usou a metodologia ativa houve mais interação dos alunos e participação, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais fluido. Evidenciou-se que a metodologia ativa foi mais efetiva comparada a metodologia tradicional para facilitar a concentração, interação dos alunos e participação dos alunos. Descritores: Enfermagem, Enfermagem Militar, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino. Use of active methodology compared to traditional methodology in nursing education: intervention research Abstract: To evaluate the use of active methodology based on problematization in students (nursing technicians) compared to the traditional methodology. Intervention study, comparative. The field of study was a health school of a military institution in Brazil. This study worked with the total population of 145 students, 12 of whom were excluded because they had COVID-19. In quantitative terms, no statistically significant difference was identified (p= 0.761) between the groups that used active methodology and traditional methodology, as well as in the qualitative aspect. However, in the group that used the active methodology, there was more student interaction and participation, making the teaching-learning process more fluid. It was evidenced that the active methodology was more effective compared to the traditional methodology to facilitate concentration, student interaction and student participation. Descriptors: Nursing, Military Nursing, Education Nursing, Problem-Based Learning, Teaching. Uso de la metodología activa frente a la metodología tradicional en la educación de enfermería: investigación de intervención Resumen: Evaluar el uso de la metodología activa basada en la problematización en estudiantes (técnicos de enfermería) frente a la metodología tradicional. Estudio de intervención, comparativo. El campo de estudio fue una escuela de salud de una institución militar en Brasil. Este estudio trabajó con la población total de 145 estudiantes, de los cuales 12 fueron excluidos por tener COVID-19. En términos cuantitativos no se identificó diferencia estadísticamente significativa (p= 0,761) entre los grupos que utilizaron metodología activa y metodología tradicional, así como en el aspecto cualitativo. Sin embargo, en el grupo que utilizó la metodología activa hubo más interacción y participación de los estudiantes, haciendo más fluido el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se evidenció que la metodología activa fue más efectiva en comparación con la metodología tradicional para facilitar la concentración, la interacción de los estudiantes y la participación de los estudiantes. Descriptores: Enfermería, Enfermería Militar, Educación em Enfermeira, Aprendizaje Basado em Problemas, Enseñanza. |
id |
IE-1_9a8aee4d0c31529f099edc9c270adb07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/624 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervençãoEnfermagemEnfermagem MilitarEducação em EnfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasEnsinoAvaliar o uso de metodologia ativa baseada na problematização em alunos (técnicos de enfermagem) comparado a metodologia tradicional. Estudo de intervenção, comparativo. O campo de estudo foi uma escola de saúde de uma instituição militar no Brasil. Esse estudo trabalhou com a população total composta por 145 alunos, sendo excluídos 12 por estarem com COVID-19. Em termos quantitativos, não foi identificada diferença estatisticamente significante (p= 0,761) entre os grupos que usaram metodologia ativa e metodologia tradicional, bem como no aspecto qualitativo. Porém no grupo que usou a metodologia ativa houve mais interação dos alunos e participação, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais fluido. Evidenciou-se que a metodologia ativa foi mais efetiva comparada a metodologia tradicional para facilitar a concentração, interação dos alunos e participação dos alunos. Descritores: Enfermagem, Enfermagem Militar, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino. Use of active methodology compared to traditional methodology in nursing education: intervention research Abstract: To evaluate the use of active methodology based on problematization in students (nursing technicians) compared to the traditional methodology. Intervention study, comparative. The field of study was a health school of a military institution in Brazil. This study worked with the total population of 145 students, 12 of whom were excluded because they had COVID-19. In quantitative terms, no statistically significant difference was identified (p= 0.761) between the groups that used active methodology and traditional methodology, as well as in the qualitative aspect. However, in the group that used the active methodology, there was more student interaction and participation, making the teaching-learning process more fluid. It was evidenced that the active methodology was more effective compared to the traditional methodology to facilitate concentration, student interaction and student participation. Descriptors: Nursing, Military Nursing, Education Nursing, Problem-Based Learning, Teaching. Uso de la metodología activa frente a la metodología tradicional en la educación de enfermería: investigación de intervención Resumen: Evaluar el uso de la metodología activa basada en la problematización en estudiantes (técnicos de enfermería) frente a la metodología tradicional. Estudio de intervención, comparativo. El campo de estudio fue una escuela de salud de una institución militar en Brasil. Este estudio trabajó con la población total de 145 estudiantes, de los cuales 12 fueron excluidos por tener COVID-19. En términos cuantitativos no se identificó diferencia estadísticamente significativa (p= 0,761) entre los grupos que utilizaron metodología activa y metodología tradicional, así como en el aspecto cualitativo. Sin embargo, en el grupo que utilizó la metodología activa hubo más interacción y participación de los estudiantes, haciendo más fluido el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se evidenció que la metodología activa fue más efectiva en comparación con la metodología tradicional para facilitar la concentración, la interacción de los estudiantes y la participación de los estudiantes. Descriptores: Enfermería, Enfermería Militar, Educación em Enfermeira, Aprendizaje Basado em Problemas, Enseñanza.Instituto ENFservic2023-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/62410.24276/rrecien2023.13.41.55-65Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 13 n. 41 (2023); 55-652358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/624/741Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael Pires Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal 2023-12-28T22:57:46Zoai:ojs2.recien.com.br:article/624Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2023-12-28T22:57:46Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção |
title |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção |
spellingShingle |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção Silva, Rafael Pires Enfermagem Enfermagem Militar Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino |
title_short |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção |
title_full |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção |
title_fullStr |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção |
title_full_unstemmed |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção |
title_sort |
Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de enfermagem: pesquisa de intervenção |
author |
Silva, Rafael Pires |
author_facet |
Silva, Rafael Pires Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal |
author_role |
author |
author2 |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafael Pires Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Enfermagem Militar Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino |
topic |
Enfermagem Enfermagem Militar Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino |
description |
Avaliar o uso de metodologia ativa baseada na problematização em alunos (técnicos de enfermagem) comparado a metodologia tradicional. Estudo de intervenção, comparativo. O campo de estudo foi uma escola de saúde de uma instituição militar no Brasil. Esse estudo trabalhou com a população total composta por 145 alunos, sendo excluídos 12 por estarem com COVID-19. Em termos quantitativos, não foi identificada diferença estatisticamente significante (p= 0,761) entre os grupos que usaram metodologia ativa e metodologia tradicional, bem como no aspecto qualitativo. Porém no grupo que usou a metodologia ativa houve mais interação dos alunos e participação, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais fluido. Evidenciou-se que a metodologia ativa foi mais efetiva comparada a metodologia tradicional para facilitar a concentração, interação dos alunos e participação dos alunos. Descritores: Enfermagem, Enfermagem Militar, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino. Use of active methodology compared to traditional methodology in nursing education: intervention research Abstract: To evaluate the use of active methodology based on problematization in students (nursing technicians) compared to the traditional methodology. Intervention study, comparative. The field of study was a health school of a military institution in Brazil. This study worked with the total population of 145 students, 12 of whom were excluded because they had COVID-19. In quantitative terms, no statistically significant difference was identified (p= 0.761) between the groups that used active methodology and traditional methodology, as well as in the qualitative aspect. However, in the group that used the active methodology, there was more student interaction and participation, making the teaching-learning process more fluid. It was evidenced that the active methodology was more effective compared to the traditional methodology to facilitate concentration, student interaction and student participation. Descriptors: Nursing, Military Nursing, Education Nursing, Problem-Based Learning, Teaching. Uso de la metodología activa frente a la metodología tradicional en la educación de enfermería: investigación de intervención Resumen: Evaluar el uso de la metodología activa basada en la problematización en estudiantes (técnicos de enfermería) frente a la metodología tradicional. Estudio de intervención, comparativo. El campo de estudio fue una escuela de salud de una institución militar en Brasil. Este estudio trabajó con la población total de 145 estudiantes, de los cuales 12 fueron excluidos por tener COVID-19. En términos cuantitativos no se identificó diferencia estadísticamente significativa (p= 0,761) entre los grupos que utilizaron metodología activa y metodología tradicional, así como en el aspecto cualitativo. Sin embargo, en el grupo que utilizó la metodología activa hubo más interacción y participación de los estudiantes, haciendo más fluido el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se evidenció que la metodología activa fue más efectiva en comparación con la metodología tradicional para facilitar la concentración, la interacción de los estudiantes y la participación de los estudiantes. Descriptores: Enfermería, Enfermería Militar, Educación em Enfermeira, Aprendizaje Basado em Problemas, Enseñanza. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/624 10.24276/rrecien2023.13.41.55-65 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/624 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2023.13.41.55-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/624/741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 13 n. 41 (2023); 55-65 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812204702334976 |