Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral,Fernanda Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Campos,Claudinei José Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028
Resumo: Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.
id USP-24_6718aeca9bd20c0752cb7d7e938f063c
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342012000100028
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativaEducação em enfermagemAprendizagemAprendizagem baseada em problemasCuidados de enfermagemEsta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000100028info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Fernanda RibeiroCampos,Claudinei José Gomespor2016-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000100028Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-08-19T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
spellingShingle Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
Sobral,Fernanda Ribeiro
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Cuidados de enfermagem
title_short Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_full Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_fullStr Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_full_unstemmed Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_sort Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
author Sobral,Fernanda Ribeiro
author_facet Sobral,Fernanda Ribeiro
Campos,Claudinei José Gomes
author_role author
author2 Campos,Claudinei José Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral,Fernanda Ribeiro
Campos,Claudinei José Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Cuidados de enfermagem
topic Educação em enfermagem
Aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Cuidados de enfermagem
description Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342012000100028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936535244275712