Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028 |
Resumo: | Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto. |
id |
USP-24_6718aeca9bd20c0752cb7d7e938f063c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342012000100028 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativaEducação em enfermagemAprendizagemAprendizagem baseada em problemasCuidados de enfermagemEsta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000100028info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Fernanda RibeiroCampos,Claudinei José Gomespor2016-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000100028Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-08-19T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
spellingShingle |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa Sobral,Fernanda Ribeiro Educação em enfermagem Aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Cuidados de enfermagem |
title_short |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_full |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_fullStr |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
title_sort |
Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa |
author |
Sobral,Fernanda Ribeiro |
author_facet |
Sobral,Fernanda Ribeiro Campos,Claudinei José Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Campos,Claudinei José Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral,Fernanda Ribeiro Campos,Claudinei José Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Cuidados de enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Cuidados de enfermagem |
description |
Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936535244275712 |