Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35472 |
Resumo: | Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) orientam uma formação profissional em saúde em conformidade com os princípios do SUS e enfatizam um processo ensino-aprendizagem no qual o discente assume o protagonismo e a responsabilidade na apropriação e na produção dos conhecimentos, estimulando ações éticas, reflexivas e orientadas para mudança. As metodologias ativas estimulam o discente a refletir sobre os fenômenos sociais envolvidos na assistência à saúde, dentre elas destacamos a problematização, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em equipes. Objetivo: Verificar as oportunidades de vivência das competências do enfermeiro durante a graduação, anteriores ao estágio curricular supervisionado em Atenção Básica (AB). Metodologia: Trata-se de um recorte da pesquisa “Contribuições do estágio curricular na Atenção Básica para a formação de enfermeiros: à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e sob o olhar do discente”, com abordagem qualitativa do tipo estudo descritivo e exploratório, que teve como participantes os discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca, que haviam concluído o estágio curricular em AB no ano 2019. A coleta de dados deu-se em dois momentos: no primeiro, realizou-se uma oficina para discutir sobre o conceito de competências e acerca das competências do enfermeiro previstas pelas DCN; em um segundo momento, foram realizadas entrevistas individuais utilizando-se um roteiro semiestruturado acerca das experiências dos discentes que contribuíram para o desenvolvimento das competências durante a formação. As entrevistas foram transcritas, lidas exaustivamente e criadas nuvens de palavras para facilitar a elaboração das categorias. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, obtendo-se três categorias: 1) A importância das aulas práticas para a formação e 2) A utilização das metodologias ativas durante a graduação. Todos os cuidados éticos foram respeitados, conforme a Resolução nº 510/16. Resultados e Discussão: Percebeu-se que durante a graduação de enfermagem foram utilizadas algumas estratégias de ensino que contribuíram para a formação de enfermeiros conforme as DCN, ressaltando-se a importância de aulas práticas nos serviços de saúde para o aprendizado de procedimentos e técnicas, embora consideradas insuficientes para o desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos atitudinais. Em relação a utilização de metodologias ativas, as discentes referiram a possibilidade de buscar conhecimentos de forma autônoma, apesar de apontar a falta de conhecimentos dos discentes e o despreparo dos docentes na condução dessa metodologia de ensino. Conclusão: As metodologias ativas e aulas práticas proporcionaram o desenvolvimento de uma visão e postura crítica, reflexiva, criativa e ativa para prestação de um cuidado de saúde integral e humanizado coerente com o esperado pelas DCN. |
id |
VERACRUZ-0_5a9c8e395a0d6b2186314ecb1bf76d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35472 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nursesEnsinoAprendizagemEducação em EnfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasPesquisa em Educação de Enfermagem.Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) orientam uma formação profissional em saúde em conformidade com os princípios do SUS e enfatizam um processo ensino-aprendizagem no qual o discente assume o protagonismo e a responsabilidade na apropriação e na produção dos conhecimentos, estimulando ações éticas, reflexivas e orientadas para mudança. As metodologias ativas estimulam o discente a refletir sobre os fenômenos sociais envolvidos na assistência à saúde, dentre elas destacamos a problematização, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em equipes. Objetivo: Verificar as oportunidades de vivência das competências do enfermeiro durante a graduação, anteriores ao estágio curricular supervisionado em Atenção Básica (AB). Metodologia: Trata-se de um recorte da pesquisa “Contribuições do estágio curricular na Atenção Básica para a formação de enfermeiros: à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e sob o olhar do discente”, com abordagem qualitativa do tipo estudo descritivo e exploratório, que teve como participantes os discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca, que haviam concluído o estágio curricular em AB no ano 2019. A coleta de dados deu-se em dois momentos: no primeiro, realizou-se uma oficina para discutir sobre o conceito de competências e acerca das competências do enfermeiro previstas pelas DCN; em um segundo momento, foram realizadas entrevistas individuais utilizando-se um roteiro semiestruturado acerca das experiências dos discentes que contribuíram para o desenvolvimento das competências durante a formação. As entrevistas foram transcritas, lidas exaustivamente e criadas nuvens de palavras para facilitar a elaboração das categorias. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, obtendo-se três categorias: 1) A importância das aulas práticas para a formação e 2) A utilização das metodologias ativas durante a graduação. Todos os cuidados éticos foram respeitados, conforme a Resolução nº 510/16. Resultados e Discussão: Percebeu-se que durante a graduação de enfermagem foram utilizadas algumas estratégias de ensino que contribuíram para a formação de enfermeiros conforme as DCN, ressaltando-se a importância de aulas práticas nos serviços de saúde para o aprendizado de procedimentos e técnicas, embora consideradas insuficientes para o desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos atitudinais. Em relação a utilização de metodologias ativas, as discentes referiram a possibilidade de buscar conhecimentos de forma autônoma, apesar de apontar a falta de conhecimentos dos discentes e o despreparo dos docentes na condução dessa metodologia de ensino. Conclusão: As metodologias ativas e aulas práticas proporcionaram o desenvolvimento de uma visão e postura crítica, reflexiva, criativa e ativa para prestação de um cuidado de saúde integral e humanizado coerente com o esperado pelas DCN. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3547210.34117/bjdv7n9-061Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87189-87209Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87189-87209Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87189-872092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35472/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Barros, Rwizziane Kalley Silva PessoaLima, Lucy Vieira da SilvaFregadolli, Andrea Marques Vanderlei2022-06-02T12:31:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35472Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:30.535012Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses |
title |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses |
spellingShingle |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses de Barros, Rwizziane Kalley Silva Pessoa Ensino Aprendizagem Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Pesquisa em Educação de Enfermagem. |
title_short |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses |
title_full |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses |
title_fullStr |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses |
title_full_unstemmed |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses |
title_sort |
Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro / Contributions of active methodologies and practical classes for the training of nurses |
author |
de Barros, Rwizziane Kalley Silva Pessoa |
author_facet |
de Barros, Rwizziane Kalley Silva Pessoa Lima, Lucy Vieira da Silva Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Lucy Vieira da Silva Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Barros, Rwizziane Kalley Silva Pessoa Lima, Lucy Vieira da Silva Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Pesquisa em Educação de Enfermagem. |
topic |
Ensino Aprendizagem Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Pesquisa em Educação de Enfermagem. |
description |
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) orientam uma formação profissional em saúde em conformidade com os princípios do SUS e enfatizam um processo ensino-aprendizagem no qual o discente assume o protagonismo e a responsabilidade na apropriação e na produção dos conhecimentos, estimulando ações éticas, reflexivas e orientadas para mudança. As metodologias ativas estimulam o discente a refletir sobre os fenômenos sociais envolvidos na assistência à saúde, dentre elas destacamos a problematização, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em equipes. Objetivo: Verificar as oportunidades de vivência das competências do enfermeiro durante a graduação, anteriores ao estágio curricular supervisionado em Atenção Básica (AB). Metodologia: Trata-se de um recorte da pesquisa “Contribuições do estágio curricular na Atenção Básica para a formação de enfermeiros: à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e sob o olhar do discente”, com abordagem qualitativa do tipo estudo descritivo e exploratório, que teve como participantes os discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca, que haviam concluído o estágio curricular em AB no ano 2019. A coleta de dados deu-se em dois momentos: no primeiro, realizou-se uma oficina para discutir sobre o conceito de competências e acerca das competências do enfermeiro previstas pelas DCN; em um segundo momento, foram realizadas entrevistas individuais utilizando-se um roteiro semiestruturado acerca das experiências dos discentes que contribuíram para o desenvolvimento das competências durante a formação. As entrevistas foram transcritas, lidas exaustivamente e criadas nuvens de palavras para facilitar a elaboração das categorias. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, obtendo-se três categorias: 1) A importância das aulas práticas para a formação e 2) A utilização das metodologias ativas durante a graduação. Todos os cuidados éticos foram respeitados, conforme a Resolução nº 510/16. Resultados e Discussão: Percebeu-se que durante a graduação de enfermagem foram utilizadas algumas estratégias de ensino que contribuíram para a formação de enfermeiros conforme as DCN, ressaltando-se a importância de aulas práticas nos serviços de saúde para o aprendizado de procedimentos e técnicas, embora consideradas insuficientes para o desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos atitudinais. Em relação a utilização de metodologias ativas, as discentes referiram a possibilidade de buscar conhecimentos de forma autônoma, apesar de apontar a falta de conhecimentos dos discentes e o despreparo dos docentes na condução dessa metodologia de ensino. Conclusão: As metodologias ativas e aulas práticas proporcionaram o desenvolvimento de uma visão e postura crítica, reflexiva, criativa e ativa para prestação de um cuidado de saúde integral e humanizado coerente com o esperado pelas DCN. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35472 10.34117/bjdv7n9-061 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35472 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35472/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87189-87209 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87189-87209 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87189-87209 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645555937574912 |