Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Taiguara Belo de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maciel, Danielle Edite Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513
Resumo: Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junto aos coletivos culturais desde a década de 1990, ao passo que discute as vicissitudes da experiência social periférica. Por fim, o ensaio sugere que a ousadia estética do filme apreende um movimento contemporâneo de ruptura – não isento de impasses – com mediações emergenciais que deram alento ao capitalismo no Brasil nos últimos anos.
id IEB-1_56a7f2fb4351631acf4ff35657f3c6cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141513
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley QueirósCulture and revenge in the social war: comments on “Branco sai, preto fica”, of Adirley QueirósAdirley QueirósCinemacultura periféricaconflitos sociaisAdirley Queiróscinemaperipheral culturesocial conflictsEste ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junto aos coletivos culturais desde a década de 1990, ao passo que discute as vicissitudes da experiência social periférica. Por fim, o ensaio sugere que a ousadia estética do filme apreende um movimento contemporâneo de ruptura – não isento de impasses – com mediações emergenciais que deram alento ao capitalismo no Brasil nos últimos anos.This essay proposes a reflection on the Brazilian film "Branco sai, preto fica" (2014), directed by Adirley Queirós, and its historical pertinence when capturing the dramatic point reached by the political and cultural dynamics of the country. The hybrid of documentary and fiction formalizes clashes with the new form of artistic production that has spread along with cultural collectives since the 1990s, while discussing the vicissitudes of the peripheral social experience. Finally, the essay suggests that its aesthetic boldness indicates a breaking motion with emergency mediations that encouraged capitalism in Brazil in recent years, but which, however, is not capable of crystallizing into a viable political alternative.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/14151310.11606/issn.2316-901X.v0i68p297Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 68 (2017); 12-31Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 68 (2017); 12-31Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 68 (2017); 12-31Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 68 (2017); 12-312316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/136529https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/147825Copyright (c) 2017 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Taiguara Belo deMaciel, Danielle Edite Ferreira2017-12-13T17:43:34Zoai:revistas.usp.br:article/141513Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2017-12-13T17:43:34Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
Culture and revenge in the social war: comments on “Branco sai, preto fica”, of Adirley Queirós
title Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
spellingShingle Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
Oliveira, Taiguara Belo de
Adirley Queirós
Cinema
cultura periférica
conflitos sociais
Adirley Queirós
cinema
peripheral culture
social conflicts
title_short Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
title_full Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
title_fullStr Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
title_full_unstemmed Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
title_sort Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
author Oliveira, Taiguara Belo de
author_facet Oliveira, Taiguara Belo de
Maciel, Danielle Edite Ferreira
author_role author
author2 Maciel, Danielle Edite Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Taiguara Belo de
Maciel, Danielle Edite Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Adirley Queirós
Cinema
cultura periférica
conflitos sociais
Adirley Queirós
cinema
peripheral culture
social conflicts
topic Adirley Queirós
Cinema
cultura periférica
conflitos sociais
Adirley Queirós
cinema
peripheral culture
social conflicts
description Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junto aos coletivos culturais desde a década de 1990, ao passo que discute as vicissitudes da experiência social periférica. Por fim, o ensaio sugere que a ousadia estética do filme apreende um movimento contemporâneo de ruptura – não isento de impasses – com mediações emergenciais que deram alento ao capitalismo no Brasil nos últimos anos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513
10.11606/issn.2316-901X.v0i68p297
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i68p297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/136529
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/147825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 68 (2017); 12-31
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 68 (2017); 12-31
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 68 (2017); 12-31
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 68 (2017); 12-31
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711232630784