Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513 |
Resumo: | Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junto aos coletivos culturais desde a década de 1990, ao passo que discute as vicissitudes da experiência social periférica. Por fim, o ensaio sugere que a ousadia estética do filme apreende um movimento contemporâneo de ruptura – não isento de impasses – com mediações emergenciais que deram alento ao capitalismo no Brasil nos últimos anos. |
id |
IEB-1_56a7f2fb4351631acf4ff35657f3c6cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/141513 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley QueirósCulture and revenge in the social war: comments on “Branco sai, preto fica”, of Adirley QueirósAdirley QueirósCinemacultura periféricaconflitos sociaisAdirley Queiróscinemaperipheral culturesocial conflictsEste ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junto aos coletivos culturais desde a década de 1990, ao passo que discute as vicissitudes da experiência social periférica. Por fim, o ensaio sugere que a ousadia estética do filme apreende um movimento contemporâneo de ruptura – não isento de impasses – com mediações emergenciais que deram alento ao capitalismo no Brasil nos últimos anos.This essay proposes a reflection on the Brazilian film "Branco sai, preto fica" (2014), directed by Adirley Queirós, and its historical pertinence when capturing the dramatic point reached by the political and cultural dynamics of the country. The hybrid of documentary and fiction formalizes clashes with the new form of artistic production that has spread along with cultural collectives since the 1990s, while discussing the vicissitudes of the peripheral social experience. Finally, the essay suggests that its aesthetic boldness indicates a breaking motion with emergency mediations that encouraged capitalism in Brazil in recent years, but which, however, is not capable of crystallizing into a viable political alternative.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/14151310.11606/issn.2316-901X.v0i68p297Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 68 (2017); 12-31Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 68 (2017); 12-31Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 68 (2017); 12-31Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 68 (2017); 12-312316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/136529https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/147825Copyright (c) 2017 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Taiguara Belo deMaciel, Danielle Edite Ferreira2017-12-13T17:43:34Zoai:revistas.usp.br:article/141513Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2017-12-13T17:43:34Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós Culture and revenge in the social war: comments on “Branco sai, preto fica”, of Adirley Queirós |
title |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós |
spellingShingle |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós Oliveira, Taiguara Belo de Adirley Queirós Cinema cultura periférica conflitos sociais Adirley Queirós cinema peripheral culture social conflicts |
title_short |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós |
title_full |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós |
title_fullStr |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós |
title_full_unstemmed |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós |
title_sort |
Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós |
author |
Oliveira, Taiguara Belo de |
author_facet |
Oliveira, Taiguara Belo de Maciel, Danielle Edite Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Danielle Edite Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Taiguara Belo de Maciel, Danielle Edite Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adirley Queirós Cinema cultura periférica conflitos sociais Adirley Queirós cinema peripheral culture social conflicts |
topic |
Adirley Queirós Cinema cultura periférica conflitos sociais Adirley Queirós cinema peripheral culture social conflicts |
description |
Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junto aos coletivos culturais desde a década de 1990, ao passo que discute as vicissitudes da experiência social periférica. Por fim, o ensaio sugere que a ousadia estética do filme apreende um movimento contemporâneo de ruptura – não isento de impasses – com mediações emergenciais que deram alento ao capitalismo no Brasil nos últimos anos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513 10.11606/issn.2316-901X.v0i68p297 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i68p297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/136529 https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/141513/147825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 68 (2017); 12-31 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 68 (2017); 12-31 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 68 (2017); 12-31 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 68 (2017); 12-31 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949711232630784 |