Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Julielle Nara da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1078
Resumo: This study aimed to understand the impact of the covid 19 pandemic on electronic commerce (e-commerce) sales, as well as to identify and describe the main aspects and changes in e-commerce during the period established in the research (2017 to 2022), which corresponds to before, during and after the pandemic. For this purpose, bibliographical and experimental research was used for data collection, through the content raised in the theoretical framework to expose oneself about the role, challenges and trends for the modality. Based on data analysis, a comparison of e-commerce revenues can be made in each scenario, and obstacles and opportunities can be listed. With the pandemic, they experienced new situations and problems, which required a logistical strategy from merchants who had ambitions to grow, reinvent or simply avoid losses and bankruptcy. Finally, through the study carried out and applied, it was possible to understand how the covid 19 pandemic influenced the growth of e-commerce.
id IFAM-1_00f6c947c719ef948f8151152110326f
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1078
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):E-commercePandemia da Covid 19LogísticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThis study aimed to understand the impact of the covid 19 pandemic on electronic commerce (e-commerce) sales, as well as to identify and describe the main aspects and changes in e-commerce during the period established in the research (2017 to 2022), which corresponds to before, during and after the pandemic. For this purpose, bibliographical and experimental research was used for data collection, through the content raised in the theoretical framework to expose oneself about the role, challenges and trends for the modality. Based on data analysis, a comparison of e-commerce revenues can be made in each scenario, and obstacles and opportunities can be listed. With the pandemic, they experienced new situations and problems, which required a logistical strategy from merchants who had ambitions to grow, reinvent or simply avoid losses and bankruptcy. Finally, through the study carried out and applied, it was possible to understand how the covid 19 pandemic influenced the growth of e-commerce.Este estudo objetivou compreender o impacto da pandemia da covid 19 sobre as vendas do comercio eletrônico (e-commerce), bem como identificar e descrever os principais aspectos e mudanças do e-commerce durante o período estabelecido na pesquisa (2017 a 2022), que corresponde a antes, durante e após a pandemia. Para tanto foi utilizado para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário, através do conteúdo levantado no referencial teórico expor-se sobre o papel, os desafios e as tendencias para a modalidade. A partir da análise de dados pode-se realizar um comparativo dos faturamentos para o e-commerce em cada cenário, e listar os entraves e oportunidades. Com a pandemia, surgiram novas situações e problemáticas, que exigiram estratégia logística dos comerciantes que tinham ambições de crescer, reinventar ou simplesmente evitar as perdas e falência. Enfim, por meio do estudo realizado e do questionário aplicado foi possível entender como a pandemia da covid 19 influenciou o crescimento do e-commerce.BrasilCampus Manaus DistritoInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em LogísticaInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em LogísticaInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em LogísticaSilva, Marcos Carneiro daSilva, Marcos Carneiro daRafael, Giskele LuzSilva, Jefferson Fernando daMartins, Julielle Nara da Silva2022-11-29T13:47:15Z2022-11-302022-11-29T13:47:15Z2022-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMartins, Julielle Nara da Silva. Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce): um breve mosaico da realidade brasileira. Manaus. 2022. 29 f. Monografia. (Graduação em Tecnologia em logística) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1078porAROZZI, Cristina; GULLO, Maria Carolina Rosa. Análise econômico-financeira de e-commerce durante um período de crise econômica no Brasil (2014-2019). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 8, n. 23, p. 65-83, 2021. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. Tradução Raul Rubenich. – 5ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. DA SILVA, Alexandre Costa et al. Panorama do e-commerce e a logística expressa durante a pandemia de Covid-19. Refas-Revista Fatec Zona Sul, v. 8, n. 4, p. 20-34, 2022. DO PRADO, Vaner José et al. Soluções Para a Logística de Distribuição de Encomendas na Etapa de Última Milha-Um Estudo de Caso na Empresa ALFA. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e51511528608-e51511528608, 2022. DA COSTA, Paulo Thiago Gomes Camêllo et al. E-commerce no Brasil: revisão sistemática de literatura de 2011 a 2021. Brazilian Journal of Business, v. 3, n. 4, p. 2969-2982, 2021. DE MELO CRUZ, Wander Luis. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, vol. 17, n. 1, p. 67 -88, julho 2021. BORNIA, Antonio Cezar; DONADEL, Cristian M.; LORANDI, Joisse Antonio. A logística do comércio eletrônico do B2C (business to consumer). Encontro nacional de engenharia da produção, v. 26, p. 12-22, 2006. DOI: 10.37885/201202446 LIRA, Daniela; BARBOSA, Ana Carolina; CAMERLENGO, Larissa. A GESTÃO DE ESTOQUES NO MERCADO DE E-COMMERCE. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 1, n. 1, p. e29741-e29741, 2021. CIDADE, D. A. Sustentabilidade ambiental nas entregas de produtos do e-commerce b2c e seus efeitos na logística urbana: perspectivas a partir de consumidores. Tese (Doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidade). Universidade candido Mendes – Campos/RJ. 2021. DOS SANTOS, Carlos José Giudice. Tipos De Pesquisa A Pesquisa Exploratória. P. 1-11, 2016. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. DE BARCELOS, Diego Gomes et al. Atuação do enfermeiro em pacientes vítimas do acidente vascular encefálico hemorrágico na Unidade de Terapia Intensiva. Biológicas & Saúde, v. 6, n. 22, p. 41-53, 2016. JÚNIOR, Severino Domingos da Silva; COSTA, Francisco José. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, n. 1-16, p. 61, 2014. DA SILVA MOTA, Janine. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-373, 2019. DA COSTA JÚNIOR, João Florêncio et al. A Matriz SWOT e suas subdimensões: uma proposta de inovação conceitual. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. e25710212580-e25710212580, 2021. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. VEIGA JÚNIOR, José Antônio da. Evolução do mercado de e-commerce no brasil: possíveis impactos para logística e gestão de estoque. P. 1-21, 2020. MELO, Max Yan Alves. Empreendedorismo digital: evolução do e-commerce. P. 1-19, 2021. DA SILVA, Ana Silvina Ferreira et al. Tendências do e-commerce no pré/bloqueio/pós covid-19 em análise de dados (inter) nacionais. Exacta, p. 1-21, 2022. CLIMBA. Commerce. Faturamento do E-commerce no Brasil em 2019 deve atingir R$ 61,2 bilhões. (2019). Disponível em: https://climba.com.br/. Acesso em: 10 de out. de 2022. CLIMBA. Commerce E-commerce no Brasil: Números importantes que você deveria conhecer! (2022). Disponível em: https://climba.com.br/. Acesso em: 10 de out. de 2022. SANTANA, Gabriel Moreira; DO NASCIMENTO OLIVEIRA, Stefany; DOS SANTOS LEITE, Ygor Geann. Estratégica de marketing de atração como ferramenta no aumento de visibilidade no e-commerce: Estudo de caso da empresa By Stefany. Gestão de Marketing: Construção de estratégias mercadológicas e direcionamento de objetivos institucionais. Volume 1, p. 34-46, 2022 SILVA, Luciana Pacheco da. Comércio eletrônico (e-commerce) como ferramenta de acesso a mercado para produtos da sociobiodiversidade da Amazônia brasileira: uma análise exploratória em contexto da pandemia da COVID-19. Dissertação (Mestrado em Gestão para a Competitividade), 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-11-29T13:47:15Zoai:localhost:4321/1078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-11-29T13:47:15Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
title Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
spellingShingle Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
Martins, Julielle Nara da Silva
E-commerce
Pandemia da Covid 19
Logística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
title_full Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
title_fullStr Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
title_full_unstemmed Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
title_sort Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce):
author Martins, Julielle Nara da Silva
author_facet Martins, Julielle Nara da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Carneiro da
Silva, Marcos Carneiro da
Rafael, Giskele Luz
Silva, Jefferson Fernando da
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Julielle Nara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Pandemia da Covid 19
Logística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic E-commerce
Pandemia da Covid 19
Logística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This study aimed to understand the impact of the covid 19 pandemic on electronic commerce (e-commerce) sales, as well as to identify and describe the main aspects and changes in e-commerce during the period established in the research (2017 to 2022), which corresponds to before, during and after the pandemic. For this purpose, bibliographical and experimental research was used for data collection, through the content raised in the theoretical framework to expose oneself about the role, challenges and trends for the modality. Based on data analysis, a comparison of e-commerce revenues can be made in each scenario, and obstacles and opportunities can be listed. With the pandemic, they experienced new situations and problems, which required a logistical strategy from merchants who had ambitions to grow, reinvent or simply avoid losses and bankruptcy. Finally, through the study carried out and applied, it was possible to understand how the covid 19 pandemic influenced the growth of e-commerce.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29T13:47:15Z
2022-11-30
2022-11-29T13:47:15Z
2022-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Martins, Julielle Nara da Silva. Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce): um breve mosaico da realidade brasileira. Manaus. 2022. 29 f. Monografia. (Graduação em Tecnologia em logística) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1078
identifier_str_mv Martins, Julielle Nara da Silva. Influência da pandemia da covid 19 na logística de comércio eletrônico (e-commerce): um breve mosaico da realidade brasileira. Manaus. 2022. 29 f. Monografia. (Graduação em Tecnologia em logística) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AROZZI, Cristina; GULLO, Maria Carolina Rosa. Análise econômico-financeira de e-commerce durante um período de crise econômica no Brasil (2014-2019). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 8, n. 23, p. 65-83, 2021. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. Tradução Raul Rubenich. – 5ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. DA SILVA, Alexandre Costa et al. Panorama do e-commerce e a logística expressa durante a pandemia de Covid-19. Refas-Revista Fatec Zona Sul, v. 8, n. 4, p. 20-34, 2022. DO PRADO, Vaner José et al. Soluções Para a Logística de Distribuição de Encomendas na Etapa de Última Milha-Um Estudo de Caso na Empresa ALFA. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e51511528608-e51511528608, 2022. DA COSTA, Paulo Thiago Gomes Camêllo et al. E-commerce no Brasil: revisão sistemática de literatura de 2011 a 2021. Brazilian Journal of Business, v. 3, n. 4, p. 2969-2982, 2021. DE MELO CRUZ, Wander Luis. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, vol. 17, n. 1, p. 67 -88, julho 2021. BORNIA, Antonio Cezar; DONADEL, Cristian M.; LORANDI, Joisse Antonio. A logística do comércio eletrônico do B2C (business to consumer). Encontro nacional de engenharia da produção, v. 26, p. 12-22, 2006. DOI: 10.37885/201202446 LIRA, Daniela; BARBOSA, Ana Carolina; CAMERLENGO, Larissa. A GESTÃO DE ESTOQUES NO MERCADO DE E-COMMERCE. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 1, n. 1, p. e29741-e29741, 2021. CIDADE, D. A. Sustentabilidade ambiental nas entregas de produtos do e-commerce b2c e seus efeitos na logística urbana: perspectivas a partir de consumidores. Tese (Doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidade). Universidade candido Mendes – Campos/RJ. 2021. DOS SANTOS, Carlos José Giudice. Tipos De Pesquisa A Pesquisa Exploratória. P. 1-11, 2016. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. DE BARCELOS, Diego Gomes et al. Atuação do enfermeiro em pacientes vítimas do acidente vascular encefálico hemorrágico na Unidade de Terapia Intensiva. Biológicas & Saúde, v. 6, n. 22, p. 41-53, 2016. JÚNIOR, Severino Domingos da Silva; COSTA, Francisco José. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, n. 1-16, p. 61, 2014. DA SILVA MOTA, Janine. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-373, 2019. DA COSTA JÚNIOR, João Florêncio et al. A Matriz SWOT e suas subdimensões: uma proposta de inovação conceitual. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. e25710212580-e25710212580, 2021. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. VEIGA JÚNIOR, José Antônio da. Evolução do mercado de e-commerce no brasil: possíveis impactos para logística e gestão de estoque. P. 1-21, 2020. MELO, Max Yan Alves. Empreendedorismo digital: evolução do e-commerce. P. 1-19, 2021. DA SILVA, Ana Silvina Ferreira et al. Tendências do e-commerce no pré/bloqueio/pós covid-19 em análise de dados (inter) nacionais. Exacta, p. 1-21, 2022. CLIMBA. Commerce. Faturamento do E-commerce no Brasil em 2019 deve atingir R$ 61,2 bilhões. (2019). Disponível em: https://climba.com.br/. Acesso em: 10 de out. de 2022. CLIMBA. Commerce E-commerce no Brasil: Números importantes que você deveria conhecer! (2022). Disponível em: https://climba.com.br/. Acesso em: 10 de out. de 2022. SANTANA, Gabriel Moreira; DO NASCIMENTO OLIVEIRA, Stefany; DOS SANTOS LEITE, Ygor Geann. Estratégica de marketing de atração como ferramenta no aumento de visibilidade no e-commerce: Estudo de caso da empresa By Stefany. Gestão de Marketing: Construção de estratégias mercadológicas e direcionamento de objetivos institucionais. Volume 1, p. 34-46, 2022 SILVA, Luciana Pacheco da. Comércio eletrônico (e-commerce) como ferramenta de acesso a mercado para produtos da sociobiodiversidade da Amazônia brasileira: uma análise exploratória em contexto da pandemia da COVID-19. Dissertação (Mestrado em Gestão para a Competitividade), 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Distrito
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Logística
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Logística
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Logística
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Distrito
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Logística
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Logística
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Logística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879784337408