Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420 |
Resumo: | The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local newspaper "Diário da Capital": its mobile site. |
id |
IFAM-1_082887f7a6fb8db74f1606d79d972ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/1420 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus CentroPublicidadeIdentidade visualDesignCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAThe printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local newspaper "Diário da Capital": its mobile site.O jornal impresso passou por transformações significativas desde o seu surgimento, no século XV. Com a popularização da internet, surgiram os websites, que possibilitaram a migração dos jornais para o ambiente digital; no entanto, há sites que não comunicam eficientemente a essência das marcas jornalísticas e apresentam problemas de usabilidade e acessibilidade. O objetivo deste TCC é desenvolver o redesign da marca “Diário da Capital”, e implementar um novo modelo para seu site mobile, analisando o impacto dessas mudanças na percepção do corpo acadêmico do curso de Publicidade do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Centro. A pesquisa adota abordagem quali-quantitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, coletando a bibliografia já tornada pública acerca do conteúdo de UX design e identidade visual, questionários online para avaliar a percepção do público acadêmico em relação à marca, e um teste de usabilidade para compreender a opinião dos usuários acerca do visual da nova interface mobile. Como resultado, foi obtido um novo Sistema de Identidade Visual, testado e aplicado no principal ponto de contato do jornal local "Diário da Capital": seu site mobile.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Produção PublicitáriaInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Produção PublicitáriaInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em Produção PublicitáriaLira, Wallacehttp://lattes.cnpq.br/7834505234728150Lira, Wallacehttp://lattes.cnpq.br/7834505234728150Salgado, Andre Wilson Archer Pintohttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395Batista, Daniel Luiz dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0809053848636996Garcia, André Vitor ProtázioSousa, Luíse Rafaela Costa de2024-02-20T14:41:08Z2024-02-202024-02-20T14:41:08Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGARCIA, André Vítor Protázio ; SOUSA, Luíse Rafaela Costa de. Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 89 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2024-02-20T16:28:00Zoai:localhost:4321/1420Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2024-02-20T16:28Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
spellingShingle |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro Garcia, André Vitor Protázio Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_full |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_fullStr |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_full_unstemmed |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_sort |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
author |
Garcia, André Vitor Protázio |
author_facet |
Garcia, André Vitor Protázio Sousa, Luíse Rafaela Costa de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Luíse Rafaela Costa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Batista, Daniel Luiz dos Santos http://lattes.cnpq.br/0809053848636996 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, André Vitor Protázio Sousa, Luíse Rafaela Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local newspaper "Diário da Capital": its mobile site. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 2024-02-20T14:41:08Z 2024-02-20 2024-02-20T14:41:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, André Vítor Protázio ; SOUSA, Luíse Rafaela Costa de. Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 89 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420 |
identifier_str_mv |
GARCIA, André Vítor Protázio ; SOUSA, Luíse Rafaela Costa de. Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 89 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022881283801088 |