Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitoza, Adriano Brito
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1495
Resumo: The teacher and the Libra interpreter translator must be aware of their roles in the inclusion of deaf students by using educational practices. In this way, the relationship between teacher and Libra interpreter translator will bring positive implications that benefit deaf students in the classroom. And as a consequence, it allows deaf students to cross their learning trajectory that occurs in Secondary Technological Professional Education (EPTNM) towards Polytechnic education, one of the conceptual bases of EPTNM. The general objective is to summarize which educational practices can be implemented in the relationship between teacher and Libras interpreter in the classroom. The data collection instruments correspond to interviews and questionnaires aimed at the research objects, then ATD (Discursive Textual Analysis) was used as an methodology to collect the data. The results translate into educational practices that correspond to expertise developed by Libras teachers and interpreters that favor the work of these professionals to include deaf students in the classroom. As feedback from this research as linked to the objectives of PROFEPT (Postgraduate Program in Professional and Technological Education), an Educational Product (EP) was prepared with recommendations for educational practices for teachers and translators who interpret Libras.
id IFAM-1_d5a38eba9d69bc765f76ddd01eecae1c
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1495
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)Intérprete educacional de LibrasDocenteRelação ProfissionalEPTNMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThe teacher and the Libra interpreter translator must be aware of their roles in the inclusion of deaf students by using educational practices. In this way, the relationship between teacher and Libra interpreter translator will bring positive implications that benefit deaf students in the classroom. And as a consequence, it allows deaf students to cross their learning trajectory that occurs in Secondary Technological Professional Education (EPTNM) towards Polytechnic education, one of the conceptual bases of EPTNM. The general objective is to summarize which educational practices can be implemented in the relationship between teacher and Libras interpreter in the classroom. The data collection instruments correspond to interviews and questionnaires aimed at the research objects, then ATD (Discursive Textual Analysis) was used as an methodology to collect the data. The results translate into educational practices that correspond to expertise developed by Libras teachers and interpreters that favor the work of these professionals to include deaf students in the classroom. As feedback from this research as linked to the objectives of PROFEPT (Postgraduate Program in Professional and Technological Education), an Educational Product (EP) was prepared with recommendations for educational practices for teachers and translators who interpret Libras.O docente e o tradutor intérprete de Libras devem ser conscientes de seus papéis para a inclusão de alunos surdos por lançar mão de práticas educativas. Dessa forma, a relação entre docente e tradutor intérprete de Libras trará implicações positivas que favorecem o aluno surdo em sala de aula. E como consequência permite que os alunos surdos realizem sua travessia em sua trajetória de aprendizagem que ocorre na Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) rumo a um ensino Politécnico, uma das bases conceituais da EPTNM. O objetivo geral consiste em sintetizar que práticas educativas podem ser implementadas na relação entre docente e intérprete de Libras em sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados correspondem a entrevistas e questionários direcionados aos objetos de pesquisa. Em seguida, utilizou-se a ATD (Análise Textual Discursiva) como metodologia para levantar os dados. Os resultados se traduzem em práticas educativas que correspondem às expertises desenvolvidas por docentes e intérpretes de Libras que favoreçam a atuação desses profissionais para a inclusão de alunos surdos em sala de aula. Como devolutiva desta pesquisa conforme concatenada aos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi elaborado um Produto Educacional (PE) com recomendações de práticas educativas ao docente e ao tradutor intérprete de Libras.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMLima, Maria Francisca Morais dehttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051Lima, Maria Francisca Morais dehttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051Lacerda Junior, José Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/4731128445071858Scantbelruy, Iranvith Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/9736698953197079Feitoza, Adriano Brito2024-09-03T19:57:58Z2024-09-032024-09-03T19:57:58Z2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFEITOZA, Adriano Brito. Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). 2024. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2024-09-03T19:57:58Zoai:localhost:4321/1495Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2024-09-03T19:57:58Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
spellingShingle Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
Feitoza, Adriano Brito
Intérprete educacional de Libras
Docente
Relação Profissional
EPTNM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_full Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_fullStr Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_full_unstemmed Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
title_sort Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)
author Feitoza, Adriano Brito
author_facet Feitoza, Adriano Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Maria Francisca Morais de
http://lattes.cnpq.br/5134533993186051
Lima, Maria Francisca Morais de
http://lattes.cnpq.br/5134533993186051
Lacerda Junior, José Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/4731128445071858
Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitoza, Adriano Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Intérprete educacional de Libras
Docente
Relação Profissional
EPTNM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Intérprete educacional de Libras
Docente
Relação Profissional
EPTNM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The teacher and the Libra interpreter translator must be aware of their roles in the inclusion of deaf students by using educational practices. In this way, the relationship between teacher and Libra interpreter translator will bring positive implications that benefit deaf students in the classroom. And as a consequence, it allows deaf students to cross their learning trajectory that occurs in Secondary Technological Professional Education (EPTNM) towards Polytechnic education, one of the conceptual bases of EPTNM. The general objective is to summarize which educational practices can be implemented in the relationship between teacher and Libras interpreter in the classroom. The data collection instruments correspond to interviews and questionnaires aimed at the research objects, then ATD (Discursive Textual Analysis) was used as an methodology to collect the data. The results translate into educational practices that correspond to expertise developed by Libras teachers and interpreters that favor the work of these professionals to include deaf students in the classroom. As feedback from this research as linked to the objectives of PROFEPT (Postgraduate Program in Professional and Technological Education), an Educational Product (EP) was prepared with recommendations for educational practices for teachers and translators who interpret Libras.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-03T19:57:58Z
2024-09-03
2024-09-03T19:57:58Z
2024-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOZA, Adriano Brito. Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). 2024. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1495
identifier_str_mv FEITOZA, Adriano Brito. Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). 2024. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022881526022144