A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
Resumo: This article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement of indigenous school education of the Kokama people. This action seeks to promote the continuing education of indigenous school education teachers, especially those who work in the initial series of basic education in indigenous schools. This project offers didactic and pedagogical resources that meet the specificities of the community organization. The present text expresses the process of re - signification, of reorientation that this action provided in the pedagogical practice of teachers towards intercultural education, especially to the context of the Kokama community - New Hope. In this way, according to the research, it was evidenced that the implementation of this public policy was important since it provided an advance in the production of materials, supports and in the pedagogical practices, effecting as a policy of recognition in this indigenous community.
id IFAM-1_f1582fb4e9ce7f6700788497c5ba4274
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1251
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova EsperançaPovo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação interculturalKokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICAThis article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement of indigenous school education of the Kokama people. This action seeks to promote the continuing education of indigenous school education teachers, especially those who work in the initial series of basic education in indigenous schools. This project offers didactic and pedagogical resources that meet the specificities of the community organization. The present text expresses the process of re - signification, of reorientation that this action provided in the pedagogical practice of teachers towards intercultural education, especially to the context of the Kokama community - New Hope. In this way, according to the research, it was evidenced that the implementation of this public policy was important since it provided an advance in the production of materials, supports and in the pedagogical practices, effecting as a policy of recognition in this indigenous community.Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o papel da política pública Saberes Indígenas na Escola (SIE), tendo por base a perspectiva de uma professora Kokama que atua na comunidade Nova Esperança na cidade de Manaus-AM. O objetivo deste trabalho foi de verificar a contribuição dos SIE na melhoria da educação escolar indígena do povo Kokama. Esta ação busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica nas escolas indígenas. O referido projeto oferece recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária. O presente texto expressa o processo de ressignificação, de reorientação que esta ação proporcionou na prática pedagógica dos professores rumo a educação intercultural, em especial ao contexto da comunidade kokama - Nova esperança. Desta forma, de acordo com a pesquisa realizada, evidenciou-se que a implementação dessa política pública foi importante visto que proporcionou um avanço na produção de materiais, suportes e nas práticas pedagógicas efetivando-se como uma política de reconhecimento nesta comunidade indígena.BrasilCampus Manaus Zona LesteInstituto Federal do AmazonasIFAMOutroInstituto Federal do AmazonasIFAMOutroInstituto Federal do AmazonasIFAMOutroPereira, Denis da SilvaPereira, Denis da SilvaSilva, Ricardo Lima daMaximiano, Claudina AzevedoCarvalho, Luiz Rodrigues Menezes de2023-05-12T19:55:06Z2023-05-122023-05-12T19:55:06Z2018-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-05-25T21:01:12Zoai:localhost:4321/1251Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-05-25T21:01:12Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
spellingShingle A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural
Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
title_short A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_full A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_fullStr A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_full_unstemmed A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_sort A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
author Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
author_facet Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Denis da Silva
Pereira, Denis da Silva
Silva, Ricardo Lima da
Maximiano, Claudina Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
dc.subject.por.fl_str_mv Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural
Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
topic Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural
Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
description This article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement of indigenous school education of the Kokama people. This action seeks to promote the continuing education of indigenous school education teachers, especially those who work in the initial series of basic education in indigenous schools. This project offers didactic and pedagogical resources that meet the specificities of the community organization. The present text expresses the process of re - signification, of reorientation that this action provided in the pedagogical practice of teachers towards intercultural education, especially to the context of the Kokama community - New Hope. In this way, according to the research, it was evidenced that the implementation of this public policy was important since it provided an advance in the production of materials, supports and in the pedagogical practices, effecting as a policy of recognition in this indigenous community.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-05
2023-05-12T19:55:06Z
2023-05-12
2023-05-12T19:55:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Zona Leste
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Zona Leste
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022880531972096