Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Adriana Lucena de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa, DIAS, Iessa da Silva, ALMEIDA, Érica Araújo de, ALVES, Alberlane da Silva
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
Resumo: Este artigo descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino de química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 a 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química.
id IFAP-2_7c7e17fefad49de75a42736bd8380044
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/472
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médioAprendizagem significativaEnsino de químicaEstágio supervisionadoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste artigo descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino de química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 a 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química.Instituto Federal do AmapáInstituto Federal do AmapáBrasilIFAP2021-11-27T00:31:13Z2021-11-262021-11-27T00:31:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartSALES, Adriana Lucena de; ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa; DIAS, Iessa da Silva; ALMEIDA, Érica Araújo de; ALVES, Alberlane da Silva. Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio. In: POLÍTICAS públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 325-335.9788593243851http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSALES, Adriana Lucena deANDRADE, Emmanuele Maria BarbosaDIAS, Iessa da SilvaALMEIDA, Érica Araújo deALVES, Alberlane da Silvareponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-11-27T00:31:13Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-11-27T00:31:13Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
title Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
spellingShingle Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
SALES, Adriana Lucena de
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Estágio supervisionado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
title_full Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
title_fullStr Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
title_full_unstemmed Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
title_sort Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
author SALES, Adriana Lucena de
author_facet SALES, Adriana Lucena de
ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa
DIAS, Iessa da Silva
ALMEIDA, Érica Araújo de
ALVES, Alberlane da Silva
author_role author
author2 ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa
DIAS, Iessa da Silva
ALMEIDA, Érica Araújo de
ALVES, Alberlane da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, Adriana Lucena de
ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa
DIAS, Iessa da Silva
ALMEIDA, Érica Araújo de
ALVES, Alberlane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Ensino de química
Estágio supervisionado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Aprendizagem significativa
Ensino de química
Estágio supervisionado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este artigo descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino de química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 a 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-11-27T00:31:13Z
2021-11-26
2021-11-27T00:31:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Adriana Lucena de; ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa; DIAS, Iessa da Silva; ALMEIDA, Érica Araújo de; ALVES, Alberlane da Silva. Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio. In: POLÍTICAS públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 325-335.
9788593243851
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
identifier_str_mv SALES, Adriana Lucena de; ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa; DIAS, Iessa da Silva; ALMEIDA, Érica Araújo de; ALVES, Alberlane da Silva. Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio. In: POLÍTICAS públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 325-335.
9788593243851
url http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981629833216