A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Elziney Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALMEIDA, Josimary Pereira de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335
Resumo: This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC.
id IFAP-2_ec01768365ecea54f303ec49ffaed630
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/335
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagemTecnologia na educaçãoKhan Academy - ferramenta de ensinoKhan Academy - plataforma de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThis work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC.Este trabalho tem como objetivo analisar a plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática, Foram utilizados para o referencial teórico, as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Assim também na neurociência que vem mostrar a funcionalidade da aprendizagem cognitiva no processo da gamificação. No segundo momento do trabalho, destacamos a história de como surgiu a Khan Academy e as características e funcionalidades da plataforma. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica tendo como ênfase a abordagem de pesquisa qualitativa. Portanto, defendemos que as plataformas digitais tem uma imensa importância voltado a aprendizagens de diversos conteúdos e em específico o Ensino da matemática por tornar concretos bases teóricas dessa área do saber humano. Com isso, concluímos que a utilização da plataforma Khan Academy, além de proporcionar o entendimento e a internalização de vários conceitos matemáticos, ainda oferece um processo de ensino diferenciado como a aprendizagem dinâmica, interativa e imersivo, tornando o sujeito protagonista de seu próprio saber, que é umas das principais características e competências da BNCC.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em InformáticaIFAPFREIRE, André Luiz da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7443637990831514BARBOSA, Elziney PereiraALMEIDA, Josimary Pereira de2021-06-17T14:33:36Z2021-06-172021-06-17T14:33:36Z2021-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-18T22:23:47Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/335Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-18T22:23:47Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
BARBOSA, Elziney Pereira
Tecnologia na educação
Khan Academy - ferramenta de ensino
Khan Academy - plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_full A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_sort A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
author BARBOSA, Elziney Pereira
author_facet BARBOSA, Elziney Pereira
ALMEIDA, Josimary Pereira de
author_role author
author2 ALMEIDA, Josimary Pereira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FREIRE, André Luiz da Silva
http://lattes.cnpq.br/7443637990831514
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Elziney Pereira
ALMEIDA, Josimary Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia na educação
Khan Academy - ferramenta de ensino
Khan Academy - plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Tecnologia na educação
Khan Academy - ferramenta de ensino
Khan Academy - plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17T14:33:36Z
2021-06-17
2021-06-17T14:33:36Z
2021-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335
identifier_str_mv BARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Informática
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Informática
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981211451392