A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Instituto Federal do Amapá |
Texto Completo: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335 |
Resumo: | This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC. |
id |
IFAP-2_ec01768365ecea54f303ec49ffaed630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/335 |
network_acronym_str |
IFAP-2 |
network_name_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagemTecnologia na educaçãoKhan Academy - ferramenta de ensinoKhan Academy - plataforma de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThis work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC.Este trabalho tem como objetivo analisar a plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática, Foram utilizados para o referencial teórico, as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Assim também na neurociência que vem mostrar a funcionalidade da aprendizagem cognitiva no processo da gamificação. No segundo momento do trabalho, destacamos a história de como surgiu a Khan Academy e as características e funcionalidades da plataforma. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica tendo como ênfase a abordagem de pesquisa qualitativa. Portanto, defendemos que as plataformas digitais tem uma imensa importância voltado a aprendizagens de diversos conteúdos e em específico o Ensino da matemática por tornar concretos bases teóricas dessa área do saber humano. Com isso, concluímos que a utilização da plataforma Khan Academy, além de proporcionar o entendimento e a internalização de vários conceitos matemáticos, ainda oferece um processo de ensino diferenciado como a aprendizagem dinâmica, interativa e imersivo, tornando o sujeito protagonista de seu próprio saber, que é umas das principais características e competências da BNCC.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em InformáticaIFAPFREIRE, André Luiz da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7443637990831514BARBOSA, Elziney PereiraALMEIDA, Josimary Pereira de2021-06-17T14:33:36Z2021-06-172021-06-17T14:33:36Z2021-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-18T22:23:47Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/335Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-18T22:23:47Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem BARBOSA, Elziney Pereira Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
author |
BARBOSA, Elziney Pereira |
author_facet |
BARBOSA, Elziney Pereira ALMEIDA, Josimary Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Josimary Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FREIRE, André Luiz da Silva http://lattes.cnpq.br/7443637990831514 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Elziney Pereira ALMEIDA, Josimary Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17T14:33:36Z 2021-06-17 2021-06-17T14:33:36Z 2021-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática IFAP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática IFAP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) instacron:IFAP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
instacron_str |
IFAP |
institution |
IFAP |
reponame_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
collection |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
suzana.cardoso@ifap.edu.br |
_version_ |
1798311981211451392 |