IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/683 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo conhecer os impactos que o Programa Mulheres Mil provocou na vida das mulheres participantes, assim como observar qual importância da educação na transformação social. Trata-se de um estudo de campo realizado com o grupo de estudantes de um curso de qualificação profissional desenvolvido através do Programa Mulheres Mil no campus de Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa, tem-se a intenção de apreender as compreensões e elaborações das discentes ao vivenciarem uma experiência educacional que tem como foco a perspectiva da inclusão social. A pesquisa se desenvolveu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas, em que as estudantes puderam expor, através de um discurso livre, suas opiniões sobre a experiência de participar do Programa. Dessa forma, pôde-se observar que as mulheres que receberam a capacitação profissional por meio do Programa desenvolveram não apenas sua capacidade laborativa, mas também outras habilidades intelectuais e emocionais que poderão contribuir para a construção de sua autonomia e para o vislumbre de novas perspectivas de vida. |
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IMPACTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA VIDA DAS DISCENTES DO IFCE CAMPUS CANINDÉO presente trabalho tem como objetivo conhecer os impactos que o Programa Mulheres Mil provocou na vida das mulheres participantes, assim como observar qual importância da educação na transformação social. Trata-se de um estudo de campo realizado com o grupo de estudantes de um curso de qualificação profissional desenvolvido através do Programa Mulheres Mil no campus de Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa, tem-se a intenção de apreender as compreensões e elaborações das discentes ao vivenciarem uma experiência educacional que tem como foco a perspectiva da inclusão social. A pesquisa se desenvolveu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas, em que as estudantes puderam expor, através de um discurso livre, suas opiniões sobre a experiência de participar do Programa. Dessa forma, pôde-se observar que as mulheres que receberam a capacitação profissional por meio do Programa desenvolveram não apenas sua capacidade laborativa, mas também outras habilidades intelectuais e emocionais que poderão contribuir para a construção de sua autonomia e para o vislumbre de novas perspectivas de vida.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Costa, Renata Maria PaivaLiberato, Juliana Silva2014-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/68310.21439/conexoes.v8i1.683Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2014): Edição Especial sobre Gênero2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/683/416info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/683Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:05Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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