Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Juliana Evaristo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rocha, Francisco Bruno Nascimento da, Filho, José Aires de Castro, Maia, José Gilvan Rodrigues, Nascimento, Gabriel Marques do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259
Resumo: Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final.
id IFCE-1_1aa69e7eb4d88d6022d6f728c5c2aa58
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3259
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.narrativas interativasjogos digitaisaprendizagemmatemática financeiraAo longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2024-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/325910.21439/conexoes.v18i0.3259Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022007Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e0220072176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259/1669Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Juliana EvaristoRocha, Francisco Bruno Nascimento daFilho, José Aires de CastroMaia, José Gilvan RodriguesNascimento, Gabriel Marques do2024-03-22T18:37:57Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3259Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-03-22T18:37:57Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
title Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
spellingShingle Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
Costa, Juliana Evaristo
narrativas interativas
jogos digitais
aprendizagem
matemática financeira
title_short Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
title_full Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
title_fullStr Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
title_full_unstemmed Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
title_sort Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
author Costa, Juliana Evaristo
author_facet Costa, Juliana Evaristo
Rocha, Francisco Bruno Nascimento da
Filho, José Aires de Castro
Maia, José Gilvan Rodrigues
Nascimento, Gabriel Marques do
author_role author
author2 Rocha, Francisco Bruno Nascimento da
Filho, José Aires de Castro
Maia, José Gilvan Rodrigues
Nascimento, Gabriel Marques do
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Juliana Evaristo
Rocha, Francisco Bruno Nascimento da
Filho, José Aires de Castro
Maia, José Gilvan Rodrigues
Nascimento, Gabriel Marques do
dc.subject.por.fl_str_mv narrativas interativas
jogos digitais
aprendizagem
matemática financeira
topic narrativas interativas
jogos digitais
aprendizagem
matemática financeira
description Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259
10.21439/conexoes.v18i0.3259
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v18i0.3259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259/1669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022007
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e022007
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066521325568