Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final. |
id |
IFCE-1_1aa69e7eb4d88d6022d6f728c5c2aa58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3259 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.narrativas interativasjogos digitaisaprendizagemmatemática financeiraAo longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2024-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/325910.21439/conexoes.v18i0.3259Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022007Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e0220072176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259/1669Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Juliana EvaristoRocha, Francisco Bruno Nascimento daFilho, José Aires de CastroMaia, José Gilvan RodriguesNascimento, Gabriel Marques do2024-03-22T18:37:57Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3259Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-03-22T18:37:57Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. |
title |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. |
spellingShingle |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. Costa, Juliana Evaristo narrativas interativas jogos digitais aprendizagem matemática financeira |
title_short |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. |
title_full |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. |
title_fullStr |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. |
title_full_unstemmed |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. |
title_sort |
Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. |
author |
Costa, Juliana Evaristo |
author_facet |
Costa, Juliana Evaristo Rocha, Francisco Bruno Nascimento da Filho, José Aires de Castro Maia, José Gilvan Rodrigues Nascimento, Gabriel Marques do |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Francisco Bruno Nascimento da Filho, José Aires de Castro Maia, José Gilvan Rodrigues Nascimento, Gabriel Marques do |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Juliana Evaristo Rocha, Francisco Bruno Nascimento da Filho, José Aires de Castro Maia, José Gilvan Rodrigues Nascimento, Gabriel Marques do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
narrativas interativas jogos digitais aprendizagem matemática financeira |
topic |
narrativas interativas jogos digitais aprendizagem matemática financeira |
description |
Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259 10.21439/conexoes.v18i0.3259 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v18i0.3259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3259/1669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022007 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022007 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022007 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022007 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e022007 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066521325568 |