A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501 |
Resumo: | A monitoria é um momento importante no processo de formação inicial docente, pois o aluno em formação tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre teoria e prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina Metodologia Científica, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como discutir a importância da monitoria como instrumento de aperfeiçoamento da formação inicial docente. A monitoria se desenvolveu de 12 de Dezembro de 2019 a 12 de Dezembro de 2020. Logo, apresentou-se uma autoavaliação sobre as experiências vivenciadas, indicando que cada experiência foi importante para o aprimoramento da prática inicial do ser professor. Por outro lado, podem ser destacadas algumas dificuldades devido à pandemia da Covid-19, pois, alunos relataram que não conseguiam acompanhar a disciplina por falta de equipamentos tecnológicos e acesso à internet, o que dificultou o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
IFCE-1_1b52da75fd82cfc01aa7a03938d7af46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2501 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACiências Humanas - EducaçãoMonitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação.A monitoria é um momento importante no processo de formação inicial docente, pois o aluno em formação tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre teoria e prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina Metodologia Científica, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como discutir a importância da monitoria como instrumento de aperfeiçoamento da formação inicial docente. A monitoria se desenvolveu de 12 de Dezembro de 2019 a 12 de Dezembro de 2020. Logo, apresentou-se uma autoavaliação sobre as experiências vivenciadas, indicando que cada experiência foi importante para o aprimoramento da prática inicial do ser professor. Por outro lado, podem ser destacadas algumas dificuldades devido à pandemia da Covid-19, pois, alunos relataram que não conseguiam acompanhar a disciplina por falta de equipamentos tecnológicos e acesso à internet, o que dificultou o processo de ensino e aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Sousa, Janiele SantosDe Sousa, Leandro Araujo2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de Experiênciasapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/250110.21439/conexoes.v17i0.2501Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e0220032176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501/1632Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-13T14:18:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2501Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2023-06-13T14:18:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA de Sousa, Janiele Santos Ciências Humanas - Educação Monitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação. |
title_short |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
de Sousa, Janiele Santos |
author_facet |
de Sousa, Janiele Santos De Sousa, Leandro Araujo |
author_role |
author |
author2 |
De Sousa, Leandro Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Janiele Santos De Sousa, Leandro Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas - Educação Monitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação. |
topic |
Ciências Humanas - Educação Monitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação. |
description |
A monitoria é um momento importante no processo de formação inicial docente, pois o aluno em formação tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre teoria e prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina Metodologia Científica, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como discutir a importância da monitoria como instrumento de aperfeiçoamento da formação inicial docente. A monitoria se desenvolveu de 12 de Dezembro de 2019 a 12 de Dezembro de 2020. Logo, apresentou-se uma autoavaliação sobre as experiências vivenciadas, indicando que cada experiência foi importante para o aprimoramento da prática inicial do ser professor. Por outro lado, podem ser destacadas algumas dificuldades devido à pandemia da Covid-19, pois, alunos relataram que não conseguiam acompanhar a disciplina por falta de equipamentos tecnológicos e acesso à internet, o que dificultou o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de Experiências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501 10.21439/conexoes.v17i0.2501 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v17i0.2501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501/1632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022003 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1775029548807618560 |