Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque Junior, Ailton Batista
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Marta Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038
Resumo: O artigo tem a modesta pretensão de organizar panoramicamente a trajetória da modalidade EAD no mundo, no Brasil e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o propósito de evidenciar os ranços e avanços acerca dos conteúdos, metodologia, didática e avalia- ção da aprendizagem dos alunos, ou seja, investigar se a prática está de acordo com as teorias pedagógicas para caracterizar a práxis. Objetiva ainda divulgar os resultados para os participantes da pesquisa, como forma de incentivá-los a refletir sobre suas insatifações, demandas e fatores positivos; propor mudanças importantes para que haja maior êxito na relação ensino-aprendizagem; servir de referência para a Direção de Ensino a Distância do IFCE para que nas próximas turmas possam ratificar os pontos positivos e corrigir os erros, de modo que a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional sejam condizentes com a práxis pedagógica, e mais, que tecnologias contemporâneas de informação e de comunicabilidade no contexto educacional, principalmente Educação a Distância, sejam transformadoras, pois elas potencializam e pressupõem um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo e do empoderamento dos alunos. A priori, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e uso de questionário e a posteriori de pesquisa de campo, tendo em vista o estudo ocorrer in lócus, percebeu-se que a maioria dos participantes do estudo elucidaram algumas lacunas no curso como conteúdos insuficientes entre outras peculiaridades.
id IFCE-1_1c6e66705f6a41e08cb86512bd488818
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1038
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis PedagógicaO artigo tem a modesta pretensão de organizar panoramicamente a trajetória da modalidade EAD no mundo, no Brasil e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o propósito de evidenciar os ranços e avanços acerca dos conteúdos, metodologia, didática e avalia- ção da aprendizagem dos alunos, ou seja, investigar se a prática está de acordo com as teorias pedagógicas para caracterizar a práxis. Objetiva ainda divulgar os resultados para os participantes da pesquisa, como forma de incentivá-los a refletir sobre suas insatifações, demandas e fatores positivos; propor mudanças importantes para que haja maior êxito na relação ensino-aprendizagem; servir de referência para a Direção de Ensino a Distância do IFCE para que nas próximas turmas possam ratificar os pontos positivos e corrigir os erros, de modo que a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional sejam condizentes com a práxis pedagógica, e mais, que tecnologias contemporâneas de informação e de comunicabilidade no contexto educacional, principalmente Educação a Distância, sejam transformadoras, pois elas potencializam e pressupõem um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo e do empoderamento dos alunos. A priori, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e uso de questionário e a posteriori de pesquisa de campo, tendo em vista o estudo ocorrer in lócus, percebeu-se que a maioria dos participantes do estudo elucidaram algumas lacunas no curso como conteúdos insuficientes entre outras peculiaridades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Albuquerque Junior, Ailton BatistaSilva, Marta Alves2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/103810.21439/conexoes.v11i2.1038Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 36-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038/960info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1038Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:33Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
title Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
spellingShingle Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
de Albuquerque Junior, Ailton Batista
title_short Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
title_full Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
title_fullStr Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
title_full_unstemmed Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
title_sort Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
author de Albuquerque Junior, Ailton Batista
author_facet de Albuquerque Junior, Ailton Batista
Silva, Marta Alves
author_role author
author2 Silva, Marta Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Albuquerque Junior, Ailton Batista
Silva, Marta Alves
description O artigo tem a modesta pretensão de organizar panoramicamente a trajetória da modalidade EAD no mundo, no Brasil e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o propósito de evidenciar os ranços e avanços acerca dos conteúdos, metodologia, didática e avalia- ção da aprendizagem dos alunos, ou seja, investigar se a prática está de acordo com as teorias pedagógicas para caracterizar a práxis. Objetiva ainda divulgar os resultados para os participantes da pesquisa, como forma de incentivá-los a refletir sobre suas insatifações, demandas e fatores positivos; propor mudanças importantes para que haja maior êxito na relação ensino-aprendizagem; servir de referência para a Direção de Ensino a Distância do IFCE para que nas próximas turmas possam ratificar os pontos positivos e corrigir os erros, de modo que a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional sejam condizentes com a práxis pedagógica, e mais, que tecnologias contemporâneas de informação e de comunicabilidade no contexto educacional, principalmente Educação a Distância, sejam transformadoras, pois elas potencializam e pressupõem um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo e do empoderamento dos alunos. A priori, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e uso de questionário e a posteriori de pesquisa de campo, tendo em vista o estudo ocorrer in lócus, percebeu-se que a maioria dos participantes do estudo elucidaram algumas lacunas no curso como conteúdos insuficientes entre outras peculiaridades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038
10.21439/conexoes.v11i2.1038
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i2.1038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038/960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 36-44
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110714642432