Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038 |
Resumo: | O artigo tem a modesta pretensão de organizar panoramicamente a trajetória da modalidade EAD no mundo, no Brasil e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o propósito de evidenciar os ranços e avanços acerca dos conteúdos, metodologia, didática e avalia- ção da aprendizagem dos alunos, ou seja, investigar se a prática está de acordo com as teorias pedagógicas para caracterizar a práxis. Objetiva ainda divulgar os resultados para os participantes da pesquisa, como forma de incentivá-los a refletir sobre suas insatifações, demandas e fatores positivos; propor mudanças importantes para que haja maior êxito na relação ensino-aprendizagem; servir de referência para a Direção de Ensino a Distância do IFCE para que nas próximas turmas possam ratificar os pontos positivos e corrigir os erros, de modo que a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional sejam condizentes com a práxis pedagógica, e mais, que tecnologias contemporâneas de informação e de comunicabilidade no contexto educacional, principalmente Educação a Distância, sejam transformadoras, pois elas potencializam e pressupõem um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo e do empoderamento dos alunos. A priori, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e uso de questionário e a posteriori de pesquisa de campo, tendo em vista o estudo ocorrer in lócus, percebeu-se que a maioria dos participantes do estudo elucidaram algumas lacunas no curso como conteúdos insuficientes entre outras peculiaridades. |
id |
IFCE-1_1c6e66705f6a41e08cb86512bd488818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1038 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis PedagógicaO artigo tem a modesta pretensão de organizar panoramicamente a trajetória da modalidade EAD no mundo, no Brasil e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o propósito de evidenciar os ranços e avanços acerca dos conteúdos, metodologia, didática e avalia- ção da aprendizagem dos alunos, ou seja, investigar se a prática está de acordo com as teorias pedagógicas para caracterizar a práxis. Objetiva ainda divulgar os resultados para os participantes da pesquisa, como forma de incentivá-los a refletir sobre suas insatifações, demandas e fatores positivos; propor mudanças importantes para que haja maior êxito na relação ensino-aprendizagem; servir de referência para a Direção de Ensino a Distância do IFCE para que nas próximas turmas possam ratificar os pontos positivos e corrigir os erros, de modo que a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional sejam condizentes com a práxis pedagógica, e mais, que tecnologias contemporâneas de informação e de comunicabilidade no contexto educacional, principalmente Educação a Distância, sejam transformadoras, pois elas potencializam e pressupõem um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo e do empoderamento dos alunos. A priori, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e uso de questionário e a posteriori de pesquisa de campo, tendo em vista o estudo ocorrer in lócus, percebeu-se que a maioria dos participantes do estudo elucidaram algumas lacunas no curso como conteúdos insuficientes entre outras peculiaridades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Albuquerque Junior, Ailton BatistaSilva, Marta Alves2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/103810.21439/conexoes.v11i2.1038Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 36-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038/960info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1038Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:33Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica |
title |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica |
spellingShingle |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica de Albuquerque Junior, Ailton Batista |
title_short |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica |
title_full |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica |
title_fullStr |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica |
title_sort |
Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica |
author |
de Albuquerque Junior, Ailton Batista |
author_facet |
de Albuquerque Junior, Ailton Batista Silva, Marta Alves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marta Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Albuquerque Junior, Ailton Batista Silva, Marta Alves |
description |
O artigo tem a modesta pretensão de organizar panoramicamente a trajetória da modalidade EAD no mundo, no Brasil e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o propósito de evidenciar os ranços e avanços acerca dos conteúdos, metodologia, didática e avalia- ção da aprendizagem dos alunos, ou seja, investigar se a prática está de acordo com as teorias pedagógicas para caracterizar a práxis. Objetiva ainda divulgar os resultados para os participantes da pesquisa, como forma de incentivá-los a refletir sobre suas insatifações, demandas e fatores positivos; propor mudanças importantes para que haja maior êxito na relação ensino-aprendizagem; servir de referência para a Direção de Ensino a Distância do IFCE para que nas próximas turmas possam ratificar os pontos positivos e corrigir os erros, de modo que a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional sejam condizentes com a práxis pedagógica, e mais, que tecnologias contemporâneas de informação e de comunicabilidade no contexto educacional, principalmente Educação a Distância, sejam transformadoras, pois elas potencializam e pressupõem um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo e do empoderamento dos alunos. A priori, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e uso de questionário e a posteriori de pesquisa de campo, tendo em vista o estudo ocorrer in lócus, percebeu-se que a maioria dos participantes do estudo elucidaram algumas lacunas no curso como conteúdos insuficientes entre outras peculiaridades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038 10.21439/conexoes.v11i2.1038 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v11i2.1038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1038/960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 36-44 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994110714642432 |