O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442
Resumo: Com o objetivo de investigar o chat como ferramenta pedagógica na formação inicial do professor, a presente pesquisa apresenta um estudo de caso da utilização do chat pelos discentes da disciplina de TICs aplicadas ao ensino do Curso de Licenciatura em Letras do IFCE - Campus Baturité, no semestre 2017.1. A pesquisa bibliográfica apresentou estudos e pesquisas como os de Xavier (2016), Kenski (2005), Lévy (2000) sobre a utilização das novas tecnologias e sua colaboração numa aprendizagem significativa. Além disso, os dados coletados juntos aos discentes da disciplina por meio de um questionário misto avaliativo da atividade de chat, possibilitou por meio da análise de conteúdo categorias fundamentais na constituição e entendimento do chat como ferramenta pedagógica, foram: a avaliação e autoavaliação da atividade do chat; as potencialidades do chat como ferramenta pedagógica e as dificuldades do chat pedagógico. Os dados analisados permitiram evidenciar que o chat possibilita uma dinamicidade e criatividade na aprendizagem dos discentes por meio da forte interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Corroborando para a democratização do ensino, quando evidencia a participação de todos na discussão bem como na construção de ideias e sugestões acerca de determinada temática. No entanto, é necessário que o chat seja planejado e orientado para que os discentes, docente e monitor saibam do papel e função no exercício do ensino por meio da atividade à distância. O chat então, é potencializador de profundas modificações na estrutura conservadora da sala de aula, proporcionando reflexão sobre e na formação inicial e continuada de professores.
id IFCE-1_1fefa6a26f1da1337b5085ca6ca28fb3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1442
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus BaturitéChat; Educação a Distância; Moodle.Com o objetivo de investigar o chat como ferramenta pedagógica na formação inicial do professor, a presente pesquisa apresenta um estudo de caso da utilização do chat pelos discentes da disciplina de TICs aplicadas ao ensino do Curso de Licenciatura em Letras do IFCE - Campus Baturité, no semestre 2017.1. A pesquisa bibliográfica apresentou estudos e pesquisas como os de Xavier (2016), Kenski (2005), Lévy (2000) sobre a utilização das novas tecnologias e sua colaboração numa aprendizagem significativa. Além disso, os dados coletados juntos aos discentes da disciplina por meio de um questionário misto avaliativo da atividade de chat, possibilitou por meio da análise de conteúdo categorias fundamentais na constituição e entendimento do chat como ferramenta pedagógica, foram: a avaliação e autoavaliação da atividade do chat; as potencialidades do chat como ferramenta pedagógica e as dificuldades do chat pedagógico. Os dados analisados permitiram evidenciar que o chat possibilita uma dinamicidade e criatividade na aprendizagem dos discentes por meio da forte interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Corroborando para a democratização do ensino, quando evidencia a participação de todos na discussão bem como na construção de ideias e sugestões acerca de determinada temática. No entanto, é necessário que o chat seja planejado e orientado para que os discentes, docente e monitor saibam do papel e função no exercício do ensino por meio da atividade à distância. O chat então, é potencializador de profundas modificações na estrutura conservadora da sala de aula, proporcionando reflexão sobre e na formação inicial e continuada de professores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Silva, Carlos Ulisses Moreira TeixeiraCarvalho, Alanna Oliveira Pereira2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/144210.21439/conexoes.v12i2.1442Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 35-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442/1230Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T15:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1442Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T15:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
title O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
spellingShingle O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira
Chat; Educação a Distância; Moodle.
title_short O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
title_full O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
title_fullStr O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
title_full_unstemmed O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
title_sort O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
author Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira
author_facet Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
author_role author
author2 Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Chat; Educação a Distância; Moodle.
topic Chat; Educação a Distância; Moodle.
description Com o objetivo de investigar o chat como ferramenta pedagógica na formação inicial do professor, a presente pesquisa apresenta um estudo de caso da utilização do chat pelos discentes da disciplina de TICs aplicadas ao ensino do Curso de Licenciatura em Letras do IFCE - Campus Baturité, no semestre 2017.1. A pesquisa bibliográfica apresentou estudos e pesquisas como os de Xavier (2016), Kenski (2005), Lévy (2000) sobre a utilização das novas tecnologias e sua colaboração numa aprendizagem significativa. Além disso, os dados coletados juntos aos discentes da disciplina por meio de um questionário misto avaliativo da atividade de chat, possibilitou por meio da análise de conteúdo categorias fundamentais na constituição e entendimento do chat como ferramenta pedagógica, foram: a avaliação e autoavaliação da atividade do chat; as potencialidades do chat como ferramenta pedagógica e as dificuldades do chat pedagógico. Os dados analisados permitiram evidenciar que o chat possibilita uma dinamicidade e criatividade na aprendizagem dos discentes por meio da forte interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Corroborando para a democratização do ensino, quando evidencia a participação de todos na discussão bem como na construção de ideias e sugestões acerca de determinada temática. No entanto, é necessário que o chat seja planejado e orientado para que os discentes, docente e monitor saibam do papel e função no exercício do ensino por meio da atividade à distância. O chat então, é potencializador de profundas modificações na estrutura conservadora da sala de aula, proporcionando reflexão sobre e na formação inicial e continuada de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442
10.21439/conexoes.v12i2.1442
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i2.1442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442/1230
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 35-44
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110726176768