O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442 |
Resumo: | Com o objetivo de investigar o chat como ferramenta pedagógica na formação inicial do professor, a presente pesquisa apresenta um estudo de caso da utilização do chat pelos discentes da disciplina de TICs aplicadas ao ensino do Curso de Licenciatura em Letras do IFCE - Campus Baturité, no semestre 2017.1. A pesquisa bibliográfica apresentou estudos e pesquisas como os de Xavier (2016), Kenski (2005), Lévy (2000) sobre a utilização das novas tecnologias e sua colaboração numa aprendizagem significativa. Além disso, os dados coletados juntos aos discentes da disciplina por meio de um questionário misto avaliativo da atividade de chat, possibilitou por meio da análise de conteúdo categorias fundamentais na constituição e entendimento do chat como ferramenta pedagógica, foram: a avaliação e autoavaliação da atividade do chat; as potencialidades do chat como ferramenta pedagógica e as dificuldades do chat pedagógico. Os dados analisados permitiram evidenciar que o chat possibilita uma dinamicidade e criatividade na aprendizagem dos discentes por meio da forte interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Corroborando para a democratização do ensino, quando evidencia a participação de todos na discussão bem como na construção de ideias e sugestões acerca de determinada temática. No entanto, é necessário que o chat seja planejado e orientado para que os discentes, docente e monitor saibam do papel e função no exercício do ensino por meio da atividade à distância. O chat então, é potencializador de profundas modificações na estrutura conservadora da sala de aula, proporcionando reflexão sobre e na formação inicial e continuada de professores. |
id |
IFCE-1_1fefa6a26f1da1337b5085ca6ca28fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1442 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus BaturitéChat; Educação a Distância; Moodle.Com o objetivo de investigar o chat como ferramenta pedagógica na formação inicial do professor, a presente pesquisa apresenta um estudo de caso da utilização do chat pelos discentes da disciplina de TICs aplicadas ao ensino do Curso de Licenciatura em Letras do IFCE - Campus Baturité, no semestre 2017.1. A pesquisa bibliográfica apresentou estudos e pesquisas como os de Xavier (2016), Kenski (2005), Lévy (2000) sobre a utilização das novas tecnologias e sua colaboração numa aprendizagem significativa. Além disso, os dados coletados juntos aos discentes da disciplina por meio de um questionário misto avaliativo da atividade de chat, possibilitou por meio da análise de conteúdo categorias fundamentais na constituição e entendimento do chat como ferramenta pedagógica, foram: a avaliação e autoavaliação da atividade do chat; as potencialidades do chat como ferramenta pedagógica e as dificuldades do chat pedagógico. Os dados analisados permitiram evidenciar que o chat possibilita uma dinamicidade e criatividade na aprendizagem dos discentes por meio da forte interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Corroborando para a democratização do ensino, quando evidencia a participação de todos na discussão bem como na construção de ideias e sugestões acerca de determinada temática. No entanto, é necessário que o chat seja planejado e orientado para que os discentes, docente e monitor saibam do papel e função no exercício do ensino por meio da atividade à distância. O chat então, é potencializador de profundas modificações na estrutura conservadora da sala de aula, proporcionando reflexão sobre e na formação inicial e continuada de professores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Silva, Carlos Ulisses Moreira TeixeiraCarvalho, Alanna Oliveira Pereira2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/144210.21439/conexoes.v12i2.1442Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 35-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442/1230Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T15:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1442Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T15:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité |
title |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité |
spellingShingle |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira Chat; Educação a Distância; Moodle. |
title_short |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité |
title_full |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité |
title_fullStr |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité |
title_full_unstemmed |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité |
title_sort |
O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité |
author |
Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira |
author_facet |
Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Ulisses Moreira Teixeira Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chat; Educação a Distância; Moodle. |
topic |
Chat; Educação a Distância; Moodle. |
description |
Com o objetivo de investigar o chat como ferramenta pedagógica na formação inicial do professor, a presente pesquisa apresenta um estudo de caso da utilização do chat pelos discentes da disciplina de TICs aplicadas ao ensino do Curso de Licenciatura em Letras do IFCE - Campus Baturité, no semestre 2017.1. A pesquisa bibliográfica apresentou estudos e pesquisas como os de Xavier (2016), Kenski (2005), Lévy (2000) sobre a utilização das novas tecnologias e sua colaboração numa aprendizagem significativa. Além disso, os dados coletados juntos aos discentes da disciplina por meio de um questionário misto avaliativo da atividade de chat, possibilitou por meio da análise de conteúdo categorias fundamentais na constituição e entendimento do chat como ferramenta pedagógica, foram: a avaliação e autoavaliação da atividade do chat; as potencialidades do chat como ferramenta pedagógica e as dificuldades do chat pedagógico. Os dados analisados permitiram evidenciar que o chat possibilita uma dinamicidade e criatividade na aprendizagem dos discentes por meio da forte interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Corroborando para a democratização do ensino, quando evidencia a participação de todos na discussão bem como na construção de ideias e sugestões acerca de determinada temática. No entanto, é necessário que o chat seja planejado e orientado para que os discentes, docente e monitor saibam do papel e função no exercício do ensino por meio da atividade à distância. O chat então, é potencializador de profundas modificações na estrutura conservadora da sala de aula, proporcionando reflexão sobre e na formação inicial e continuada de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442 10.21439/conexoes.v12i2.1442 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i2.1442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1442/1230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 35-44 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994110726176768 |