METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Arliene Stephanie Menezes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Antonio Júnior Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342
Resumo: As metodologias ativas vêm ganhando destaque nos processos de ensino-aprendizagem, pois buscam estabelecer uma relação entre os estudantes e o aprendizado, diferente das técnicas de ensino tradicionais, colocando os discentes no centro do processo e promovendo seu engajamento e participação ativa. A metodologia Peer Instruction, ganha destaque entre as metodologias ativas existentes, dada a sua dinâmica e adaptabilidade às disciplinas de diversas áreas. Este texto apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia Peer Instruction na disciplina de Mecânica dos Solos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram que a aplicação da metodologia contribuiu para a melhoria e para a homogeneidade do aprendizado na disciplina, bem como para uma maior interação entre os estudantes, melhorando assim, o relacionamento da turma.
id IFCE-1_466df06a061663a03e31f23d19086577
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2342
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTIONEnsino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction.As metodologias ativas vêm ganhando destaque nos processos de ensino-aprendizagem, pois buscam estabelecer uma relação entre os estudantes e o aprendizado, diferente das técnicas de ensino tradicionais, colocando os discentes no centro do processo e promovendo seu engajamento e participação ativa. A metodologia Peer Instruction, ganha destaque entre as metodologias ativas existentes, dada a sua dinâmica e adaptabilidade às disciplinas de diversas áreas. Este texto apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia Peer Instruction na disciplina de Mecânica dos Solos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram que a aplicação da metodologia contribuiu para a melhoria e para a homogeneidade do aprendizado na disciplina, bem como para uma maior interação entre os estudantes, melhorando assim, o relacionamento da turma.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/234210.21439/conexoes.v17i0.2342Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022008Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220082176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342/1639Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Arliene Stephanie MenezesRibeiro, Antonio Júnior Alves2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2342Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
title METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
Pereira, Arliene Stephanie Menezes
Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction.
title_short METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
title_full METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
author Pereira, Arliene Stephanie Menezes
author_facet Pereira, Arliene Stephanie Menezes
Ribeiro, Antonio Júnior Alves
author_role author
author2 Ribeiro, Antonio Júnior Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Arliene Stephanie Menezes
Ribeiro, Antonio Júnior Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction.
topic Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction.
description As metodologias ativas vêm ganhando destaque nos processos de ensino-aprendizagem, pois buscam estabelecer uma relação entre os estudantes e o aprendizado, diferente das técnicas de ensino tradicionais, colocando os discentes no centro do processo e promovendo seu engajamento e participação ativa. A metodologia Peer Instruction, ganha destaque entre as metodologias ativas existentes, dada a sua dinâmica e adaptabilidade às disciplinas de diversas áreas. Este texto apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia Peer Instruction na disciplina de Mecânica dos Solos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram que a aplicação da metodologia contribuiu para a melhoria e para a homogeneidade do aprendizado na disciplina, bem como para uma maior interação entre os estudantes, melhorando assim, o relacionamento da turma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342
10.21439/conexoes.v17i0.2342
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342/1639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022008
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022008
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066460508160