OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313 |
Resumo: | A presente pesquisa faz parte do trabalho de dissertação do Programa de Ensino de Ciências e Matemática que buscou analisar o cenário educacional ao qual estavam inseridos estudantes de Química durante o período do ensino remoto emergencial. Este artigo em específico possui como objetivo compreender e identificar os principais desafios para o ensino de Química durante o novo formato de ensino, ocasionado pela pandemia da COVID-19 e viabilizado pelo uso das tecnologias digitais. Realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) de publicações relacionadas ao tema em duas plataformas de pesquisas, utilizando-se de descritores específicos e de um recorte temporal. A partir disso, foi possível concluir que as tecnologias que antes possuíam uma função auxiliar, passaram a ser as principais viabilizadoras do conhecimento e que elas cumprem satisfatoriamente suas funções, porém diversos fatores que envolvem o seu acesso acabaram por impactar sua efetividade e que entre os docentes a principal dificuldade foi adaptar as metodologias e os materiais pedagógicos para o novo formato. |
id |
IFCE-1_4c4c0874fe2448983ef147b55c87a551 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2313 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19A presente pesquisa faz parte do trabalho de dissertação do Programa de Ensino de Ciências e Matemática que buscou analisar o cenário educacional ao qual estavam inseridos estudantes de Química durante o período do ensino remoto emergencial. Este artigo em específico possui como objetivo compreender e identificar os principais desafios para o ensino de Química durante o novo formato de ensino, ocasionado pela pandemia da COVID-19 e viabilizado pelo uso das tecnologias digitais. Realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) de publicações relacionadas ao tema em duas plataformas de pesquisas, utilizando-se de descritores específicos e de um recorte temporal. A partir disso, foi possível concluir que as tecnologias que antes possuíam uma função auxiliar, passaram a ser as principais viabilizadoras do conhecimento e que elas cumprem satisfatoriamente suas funções, porém diversos fatores que envolvem o seu acesso acabaram por impactar sua efetividade e que entre os docentes a principal dificuldade foi adaptar as metodologias e os materiais pedagógicos para o novo formato.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/231310.21439/conexoes.v16i0.2313Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022026Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022026Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022026Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022026Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022026Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313/1620Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Nágila MenezesVasconcelos, Ana Karine PortelaSampaio, Caroline de Goes2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2313Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 |
title |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 Rocha, Nágila Menezes |
title_short |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_sort |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 |
author |
Rocha, Nágila Menezes |
author_facet |
Rocha, Nágila Menezes Vasconcelos, Ana Karine Portela Sampaio, Caroline de Goes |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Ana Karine Portela Sampaio, Caroline de Goes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Nágila Menezes Vasconcelos, Ana Karine Portela Sampaio, Caroline de Goes |
description |
A presente pesquisa faz parte do trabalho de dissertação do Programa de Ensino de Ciências e Matemática que buscou analisar o cenário educacional ao qual estavam inseridos estudantes de Química durante o período do ensino remoto emergencial. Este artigo em específico possui como objetivo compreender e identificar os principais desafios para o ensino de Química durante o novo formato de ensino, ocasionado pela pandemia da COVID-19 e viabilizado pelo uso das tecnologias digitais. Realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) de publicações relacionadas ao tema em duas plataformas de pesquisas, utilizando-se de descritores específicos e de um recorte temporal. A partir disso, foi possível concluir que as tecnologias que antes possuíam uma função auxiliar, passaram a ser as principais viabilizadoras do conhecimento e que elas cumprem satisfatoriamente suas funções, porém diversos fatores que envolvem o seu acesso acabaram por impactar sua efetividade e que entre os docentes a principal dificuldade foi adaptar as metodologias e os materiais pedagógicos para o novo formato. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313 10.21439/conexoes.v16i0.2313 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2313/1620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022026 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022026 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022026 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022026 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022026 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022026 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066453168128 |